domingo, 28 de novembro de 2010

Mateus 3:17; 17:5

Domingo 28 Novembro

Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o (Mateus 3:17; 17:5).

“Meu filho amado”

Durante a vida do Senhor Jesus na terra, Deus declarou duas vezes: “Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo.” A primeira vez foi às margens do rio Jordão, quando João batizou o Senhor Jesus, e a segunda no monte onde Ele foi transfigurado. Deus vê tudo o que acontece neste mundo. E, desde o começo da história da humanidade, tem diante de Seus santos olhos o terrível espetáculo do pecado, o qual imprime seu odioso selo por toda parte.

Somente o Senhor Jesus, o único homem que esteve sujeito à vontade de Deus até o ponto de dar Sua vida, recebeu esse sinal da divina aprovação: “Em quem me comprazo”. A plena satisfação de Deus pôde se expressar dessa maneira pela primeira vez em relação a um homem. Assim se cumpriu o que os anjos proclamaram quando o Senhor Jesus nasceu: “Boa vontade para com os homens” (Lucas 2:14).

O Amado de Deus em Seu divino poder “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7). Foi verdadeiramente homem, mas sem deixar de ser o Filho de Deus.

Inclinemo-nos diante do inspirado testemunho do amor divino que se manifestou nessa Pessoa única: o Amado de Deus que veio ao mundo para nos salvar, porque Deus nos ama. Escutemos Sua voz!

“Ó Pai! Teu gozo é sem medida ao contemplar o Filho amado, pois Ele é todo o Teu prazer. Já desde toda a eternidade, também quando Ele Se fez homem, e no Teu trono Se assentou. Teus atributos nEle vemos, é a imagem certa do Teu Ser, da Tua glória é o espelho; Ele é Quem cumpre Teu querer!”

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.22

28 de Novembro

"...E aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável." 1 João 3.22

A disposição para obter

Não devemos simplesmente só obter. João acrescenta mais alguma coisa: "...guardamos os seus mandamentos." Com essas palavras, ele não diz outra coisa do que obedecer. Pedimos muito, mas não obtemos. Por que não temos poder para obter? Será que Deus se tornou tão duro, e Seu braço curto demais para ajudar? Claro que não! Mas você não faz o que Ele diz! Você não quer obedecer, não quer chegar à completa verdade, não quer perdoar, e por isso não pode estar firme na fé.

Estes vários aspectos estão intimamente ligados; na verdade, eles são um todo: disposição para receber, disposição para a verdade, disposição para crer, disposição para ser corrigido, disposição para perdoar. Dessa maneira, também haverá a disposição para obter o que se pede, quando se faz o que o Senhor quer. A vida de uma pessoa que é obediente e ora se torna indizivelmente rica, podendo exclamar como Davi: "...o meu cálice transborda"; e como Paulo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 14:22-29 – 15:1-6

Deuteronômio 14:22-29

22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.


Deuteronômio 15:1-6

1 AO fim dos sete anos farás remissão.
2 Este, pois, é o modo da remissão: todo o credor remitirá o que emprestou ao seu próximo; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão do Senhor é apregoada.
3 Do estrangeiro o exigirás; mas o que tiveres em poder de teu irmão a tua mão o remitirá.
4 Exceto quando não houver entre ti pobre algum; pois o Senhor abundantemente te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dará por herança, para possuí-la.
5 Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno;
6 Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.


Deuteronômio 14:22-29 – 15:1-6
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai”, como dito por Tiago (1:27), tem dois aspectos: “visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” e “a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. No sábado passado, consideramos o lado pessoal: manter-se puro. O outro lado está diante de nós hoje: o serviço de amor para com os que atravessam tribulações e necessidades: os órfãos e as viúvas (v. 29), e também o levita, o estranho e o pobre. “Dai esmola”, disse o Senhor Jesus; “fazei para vós outros bolsas que não desgastem…” (Lucas 12:33). Sem dúvida Deus não tem necessidade de coisa alguma; Ele pode fartar “de pão… os seus pobres” (Salmo 132:15), sem a nossa ajuda. Se Ele nos pede para compartilhar o que temos, não é por causa da necessidade da provisão, mas antes para nos ensinar a dar. Ele sabe que o nosso coração é egoísta por natureza, profundamente interessado em nossas próprias necessidades e pouquíssimo sensível às necessidades dos outros. E agrada ao Deus de amor ver em Seu próprio povo esse primeiro fruto da vida divina, o amor em suas múltiplas formas. Sim, Seu coração paterno regozija-se ao perceber em Seus filhos alguma semelhança ao Seu Filho amado, Aquele que por amor deu tudo por eles (2 Coríntios 8:9).

Que DEUS abençoe a todos.