domingo, 28 de novembro de 2010

Deuteronômio 14:22-29 – 15:1-6

Deuteronômio 14:22-29

22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.


Deuteronômio 15:1-6

1 AO fim dos sete anos farás remissão.
2 Este, pois, é o modo da remissão: todo o credor remitirá o que emprestou ao seu próximo; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a remissão do Senhor é apregoada.
3 Do estrangeiro o exigirás; mas o que tiveres em poder de teu irmão a tua mão o remitirá.
4 Exceto quando não houver entre ti pobre algum; pois o Senhor abundantemente te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dará por herança, para possuí-la.
5 Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno;
6 Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.


Deuteronômio 14:22-29 – 15:1-6
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai”, como dito por Tiago (1:27), tem dois aspectos: “visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” e “a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. No sábado passado, consideramos o lado pessoal: manter-se puro. O outro lado está diante de nós hoje: o serviço de amor para com os que atravessam tribulações e necessidades: os órfãos e as viúvas (v. 29), e também o levita, o estranho e o pobre. “Dai esmola”, disse o Senhor Jesus; “fazei para vós outros bolsas que não desgastem…” (Lucas 12:33). Sem dúvida Deus não tem necessidade de coisa alguma; Ele pode fartar “de pão… os seus pobres” (Salmo 132:15), sem a nossa ajuda. Se Ele nos pede para compartilhar o que temos, não é por causa da necessidade da provisão, mas antes para nos ensinar a dar. Ele sabe que o nosso coração é egoísta por natureza, profundamente interessado em nossas próprias necessidades e pouquíssimo sensível às necessidades dos outros. E agrada ao Deus de amor ver em Seu próprio povo esse primeiro fruto da vida divina, o amor em suas múltiplas formas. Sim, Seu coração paterno regozija-se ao perceber em Seus filhos alguma semelhança ao Seu Filho amado, Aquele que por amor deu tudo por eles (2 Coríntios 8:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário