domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hebreus 2:10-18

Hebreus 2.10-18

10 Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.
11 Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu.
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.
17 Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.


Hebreus 2:10-18

Convinha a Deus aperfeiçoar "por meio de sofrimentos, o Autor da salvação". "Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar", registra Isaías 53:10. E com que propósito? Para trazer muitos filhos à glória. "Quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade", acrescenta o profeta. Estes filhos que Deus deu a Cristo a fim de que sejam Seus companheiros na glória são os amados redimidos. "Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos" (v. 11). Mas para que pudesse tratar das causas destes, Ele mesmo teve de se tornar semelhante a eles, assumindo a forma de Homem (v. 14). O capítulo 2 nos dá algumas razões inestimáveis para esse grande mistério:

(1) O Senhor Jesus entrou em nossa natureza para glorificar a Deus e permitir-lhe cumprir todos os Seus propósitos em relação à humanidade.

(2)Ele se encarnou para que pudesse morrer e assim triunfar sobre o príncipe da morte na própria fortaleza do inimigo.

(3) Jesus revestiu-se da nossa humanidade a fim de penetrar nas aflições e compreendê-las do ponto de vista do coração humano. Sua própria experiência do sofrimento permite-lhe simpatizar totalmente com nossas provações como fiel e misericordioso Sumo Sacerdote que é. Que grande consolo para os aflitos!

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 14:13-24

Gênesis 14:13-24

13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
24 Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.


Gênesis 14:13-24
Até agora Abrão tem evitado intervir e tomar parte num conflito que não lhe diz respeito (Provérbios 26:17). Mas assim que ele ouve que seu sobrinho foi feito prisioneiro, nada mais o detém para ir ajudá-lo. Ele poderia ter inventado uma desculpa para permanecer neutro, argumentado que seus recursos eram deficientes diante de uma confederação de reis vitoriosos, ou simplesmente mencionado que Ló merecia tudo o que estava acontecendo. Mas este não é o caso. O amor por seu “irmão”, sua fé e perseverança alcançam a vitória e libertam o cativo. Mas agora ele enfrenta um adversário ainda mais perigoso que os quatro reis, embora esse tal tivesse sido derrotado. Trata-se do rei de Sodoma. Ele chega com presentes a Abrão, tentando fazê-lo dever-lhe favores. Mas Deus vela Abrão e, com o fim de fortalecer o Seu servo, Ele lhe envia, justamente antes desse encontro, um misterioso visitante – Melquisedeque. Também este é rei e, ao mesmo tempo, sacerdote — um tipo do Senhor Jesus (Hebreus 7:1-10) Alimentado e abençoado por Melquisedeque, Abrão rejeita firmemente a oferta do rei de Sodoma. Um coração saciado de Cristo é o segredo para se resistir às ofertas de Satanás. Ló, por outro lado, não aprende nada desta lição divina. Ele volta a viver em Sodoma e ali ainda terá de passar por outras experiências trágicas.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 53:11-12

Domingo 28 Fevereiro

As iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo (Isaías 53:11-12).

Com Ele, todas as coisas

Essas repetidas referências proféticas da obra expiatória de Cristo não indicam quão preciosa Sua morte é aos olhos de Deus, e como Sua intercessão pelos transgressores estava de acordo com os próprios pensamentos de Deus? Deus foi perfeitamente glorificado do modo mais elevado possível; isto nos capacita a entender a promessa: “Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo”. Depois de o Justo ter atingido a glória através do sofrimento e da vergonha, Ele recebe a recompensa do trabalho da sua alma.

O versículo doze chama a nossa atenção para o futuro. Vemos o Senhor como o Leão da Tribo de Judá, um poderoso Conquis­tador de Seus inimigos. Aqui nos são descritos acontecimentos como os que ocorrem após uma vitória na batalha. Do mesmo modo como Deus uma vez fez grande o nome de Davi, “como o nome dos grandes que estão na terra” (1 Crônicas 17:8), o Senhor, igualmente, um dia repartirá os despojos como fazem os grandes e poderosos vencedores.

Que DEUS abençoe a todos.

Eclesiastes 12.5

28 de Fevereiro

"...Porque vais à casa paterna." (Eclesiastes 12.5)

Todos nós, cristãos, seguimos em direção a um alvo que é o próprio Senhor. O que significa ir ao encontro do Senhor? Significa progressiva santificação, e isso não quer dizer outra coisa do que ser cada vez mais orientado exclusiva e concretamente pela pessoa de Jesus Cristo. Nesse sentido, Paulo é para nós um exemplo brilhante, pois seguia em direção a esse alvo. Mas, ao mesmo tempo, ele era tão unido a Jesus que ambos eram praticamente inseparáveis. Por isso, Paulo tinha condições de afirmar: "...para mim o viver é Cristo." Em outro texto, ele testifica: "Estou crucificado com Cristo." Nisso residia seu extraordinário poder. Ele de fato era um com Cristo, indo ao Seu encontro. O progresso da santificação não pode ser separado desse seguir em direção ao encontro do Senhor.

A trágica tensão em que vivem muitos crentes consiste justamente no fato de quererem separar esses dois fatores que são inseparáveis. Porém, quem procede dessa maneira se torna vítima de um terrível engano. Você segue ao encontro do Senhor com o passar do tempo quer queira quer não, pois você vai ficando cada vez mais velho e mais próximo da morte, e interiormente você fica para trás. Examine-se até que ponto você tenta separar ou consegue juntar as duas coisas: chegar mais perto do fim da vida e ao mesmo tempo chegar mais perto de Jesus a cada dia que passa!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 2:1-9

Hebreus 2.1-9

1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.
2 Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
3 como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
5 Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando;
6 antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites?
7 Fizeste -o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos.
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
9 vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.


Hebreus 2:1-9

"Deus... nos falou pelo Filho..." "Por esta razão" - inicia o capítulo 2 - "importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas." Anteriormente, no monte santo, uma voz celestial ordenou solenemente que os três discípulos não ouvissem a Moisés e a Elias, mas sim ao Filho Amado. "Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus" (Mateus 17:5-8).

Nós também, pela fé, "vemos... Jesus" (v. 9). O capítulo 1 nos apresenta Jesus como Criador e Primogênito. Aqui Ele aparece como o Homem glorificado e o Conquistador da morte. No capítulo 1, os anjos de Deus O adoram; no capítulo 2, o Senhor Jesus foi feito um pouco menor que eles pelo infinitamente amargo sofrimento da morte que Ele experimentou (fim do v. 9). Porém, o Salmo 8 citado aqui nos revela todo o propósito de Deus em relação a "Jesus Cristo homem". Uma coroa de honra e glória está sobre Sua cabeça; o domínio universal Lhe pertence por direito; e em breve todos se prostrarão debaixo de Sua lei. Mas a posição que o "Autor da salvação" presentemente ocupa, proclama a excelência da salvação. E como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? (10:29). Preste atenção: adiar é negligenciar. Corramos com urgência para tomar posse desta "tão grande salvação".

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 14:1-12

Gênesis 14:1-12

1 E ACONTECEU nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,
2 Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).
3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).
4 Doze anos haviam servido a Quedorlaomer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.
5 E ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,
6 E aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã que está junto ao deserto.
7 Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.
8 Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,
9 Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.
10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.
11 E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.
12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.


Gênesis 14:1-12
Em contraste com Abrão, o homem da fé, Ló é o exemplo de um crente que se apóia nas coisas visíveis. Por um longo período ele tinha seguido seu tio, imitando o procedimento dele — assim como fazem muitos jovens que se apóiam na fé de seus pais.

Mas agora, colocado à prova, Ló mostra o que estava em seu coração. Depois de se aproximar cada vez mais de Sodoma (13:12) , ele passa a viver ali (v. 12). Uma vez que enveredamos, conscientemente, por um caminho escorregadio, já não somos capazes de parar por nós mesmos. Como conseqüência de estar num lugar errado, Ló logo se vê enredado numa guerra com a qual nada tem a ver, e é feito prisioneiro juntamente com os habitantes de Sodoma. O relacionamento com pessoas que não temem a Deus expõe o filho de Deus à perda de sua liberdade e, ainda mais, essa companhia sempre será um motivo de dificuldades e angústia para sua alma. 2 Pedro 2:8 chama nossa atenção para esses tormentos de consciência que, para Ló e qualquer outro crente mundano, inevitavelmente o obrigam a levar uma vida dupla. Sendo presa desses conflitos, tanto interna como externamente, tal pessoa só pode ser infeliz. Por outro lado, Abrão está no monte e não tem conhecimento dessas complicações. As coisas deste mundo e todas as suas angústias não lhe dizem respeito. Assemelhamo-nos a Ló ou a Abrão?

Que DEUS abençoe a todos.