domingo, 28 de fevereiro de 2010

Gênesis 14:13-24

Gênesis 14:13-24

13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.
14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.
16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.
17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,
23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
24 Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.


Gênesis 14:13-24
Até agora Abrão tem evitado intervir e tomar parte num conflito que não lhe diz respeito (Provérbios 26:17). Mas assim que ele ouve que seu sobrinho foi feito prisioneiro, nada mais o detém para ir ajudá-lo. Ele poderia ter inventado uma desculpa para permanecer neutro, argumentado que seus recursos eram deficientes diante de uma confederação de reis vitoriosos, ou simplesmente mencionado que Ló merecia tudo o que estava acontecendo. Mas este não é o caso. O amor por seu “irmão”, sua fé e perseverança alcançam a vitória e libertam o cativo. Mas agora ele enfrenta um adversário ainda mais perigoso que os quatro reis, embora esse tal tivesse sido derrotado. Trata-se do rei de Sodoma. Ele chega com presentes a Abrão, tentando fazê-lo dever-lhe favores. Mas Deus vela Abrão e, com o fim de fortalecer o Seu servo, Ele lhe envia, justamente antes desse encontro, um misterioso visitante – Melquisedeque. Também este é rei e, ao mesmo tempo, sacerdote — um tipo do Senhor Jesus (Hebreus 7:1-10) Alimentado e abençoado por Melquisedeque, Abrão rejeita firmemente a oferta do rei de Sodoma. Um coração saciado de Cristo é o segredo para se resistir às ofertas de Satanás. Ló, por outro lado, não aprende nada desta lição divina. Ele volta a viver em Sodoma e ali ainda terá de passar por outras experiências trágicas.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário