Gênesis 14:1-12
1 E ACONTECEU nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,
2 Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).
3 Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).
4 Doze anos haviam servido a Quedorlaomer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.
5 E ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,
6 E aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã que está junto ao deserto.
7 Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.
8 Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,
9 Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.
10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.
11 E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.
12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.
Gênesis 14:1-12
Em contraste com Abrão, o homem da fé, Ló é o exemplo de um crente que se apóia nas coisas visíveis. Por um longo período ele tinha seguido seu tio, imitando o procedimento dele — assim como fazem muitos jovens que se apóiam na fé de seus pais.
Mas agora, colocado à prova, Ló mostra o que estava em seu coração. Depois de se aproximar cada vez mais de Sodoma (13:12) , ele passa a viver ali (v. 12). Uma vez que enveredamos, conscientemente, por um caminho escorregadio, já não somos capazes de parar por nós mesmos. Como conseqüência de estar num lugar errado, Ló logo se vê enredado numa guerra com a qual nada tem a ver, e é feito prisioneiro juntamente com os habitantes de Sodoma. O relacionamento com pessoas que não temem a Deus expõe o filho de Deus à perda de sua liberdade e, ainda mais, essa companhia sempre será um motivo de dificuldades e angústia para sua alma. 2 Pedro 2:8 chama nossa atenção para esses tormentos de consciência que, para Ló e qualquer outro crente mundano, inevitavelmente o obrigam a levar uma vida dupla. Sendo presa desses conflitos, tanto interna como externamente, tal pessoa só pode ser infeliz. Por outro lado, Abrão está no monte e não tem conhecimento dessas complicações. As coisas deste mundo e todas as suas angústias não lhe dizem respeito. Assemelhamo-nos a Ló ou a Abrão?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário