segunda-feira, 31 de maio de 2010

Salmo 13.1

1 de Junho

"Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o teu rosto?" Salmo 13.1

Aqui é o Espírito Santo que, pela boca de Davi, exprime o desejo e a saudade ansiosa da verdadeira Igreja de Jesus que se encontra sobre a terra esperando pelo Senhor. Por isso, a ansiosa pergunta e este clamor da alma que espera pelo Senhor: "Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre?" Já há muito esperamos o arrebatamento, e muitos se fazem a pergunta: será que o Senhor se esqueceu de nós? Será que Ele não se importa conosco? Na antigüidade, quando Israel se encontrava em aflição e também fez essa pergunta, o Senhor respondeu: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti."

E então a segunda pergunta: "Até quando ocultarás de mim o teu rosto?" Quando, afinal, verei a tua face, conforme prometeste: "...seremos semelhantes a ele, porque havemos de vê-lo como ele é"? Quando acontecerá isso? Resposta: por ocasião do arrebatamento, e este está à porta! Por isso: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." Eu lhe asseguro: Deus deseja muito nos buscar!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 3:23

Como Ser um Cristão
A mensagem deste programa traz um novo sentido à vida em um mundo onde entrou o pecado e ficou fora de sintonia com o universo. Esse mundo é habitado por pecadores. É o que a Bíblia fala em Romanos 3:23: "Todos pecaram e precisam da gloria de Deus." Mas justamente na hora mais amarga Deus veio em socorro do ser humano para resgatá-lo da morte, oferecendo-lhe outra vez a vida através de Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Santíssima Trintade. Deus havia dito que o homem morreria se pecasse, mas o que Ele não contou é que Ele mesmo morreria para restituir a vida ao transgressor.

"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece daqueles que O temem, porque conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó." Salmo 103:13,14

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna." S. João 3:16

Ele veio para morrer a morte que todos nos merecíamos e nos dar a vida que só Ele merece. Ele disse, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim". (João 14:6)

"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12

Mesmo, antes do nascimento de Cristo, todos que viveram, nos tempos do Velho Testamento, dependiam de Cristo para serem salvos. Quando nos rituais antigos matavam um cordeiro, uma inocente criatura, para perdão dos pecados, o cordeiro era um símbolo dAquele que viria salvar a humanidade - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1:29). E daquela forma confessavam sua fé no Salvador que viria.

Se pudessem ser salvos com o sacrifício em si, Cristo não precisaria ter morrido em sacrifício. Ele é pois o único meio de salvação para o ser humano em todos os tempos. "Aquele que nos ama, e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados." Apocalipse 1:5

Para alguém ser cristão deve primeiro reconhecer os seus pecados e crer em Jesus Cristo como seu Salvador. A fé sempre tem que estar presente para que as bençãos transformadoras de Deus aconteçam em nossa vida. Certo homem disse a um missionário cristão: Não creio em nada que eu não possa ver. Então o missionário disse: Lamento mas não posso agora falar mais com você. Mas porque não?, disse o homem surpreso. É porque só gosto de conversar com pessoas inteligentes. Aí esse sujeito ficou nervoso: O que você quer dizer com isso? O missionário respondeu: Calma, eu gosto de falar com uma pessoa que tenha cerébro, e você não acredita que tenha cerébro, porque você nunca o viu.

Sempre temos que ter um mínimo de fé nas pessoas. No comandante do avião, no motorista, no cirurgião que está operando sua filhinha de 4 anos, no engenheiro que calculou o concreto o prédio do seu apartamento. O nosso grande problema é que não queremos crer quando se fala de religião e cristianismo.

Nem sempre ver as coisas são garantia suficiente. O peregrino no deserto do Sahara está vagueando, morrendo de sede. Desce do camelo, e corre para beber a água que viu. Quando chega mais perto percebe desolado que estava apenas vendo uma miragem.

Antes de tornar-se um cristão, a pessoa precisa crer em Cristo como a essência da Vida. O carcereiro que presenciou um terremoto na prisão onde o apóstolo Paulo estava, perguntou-lhe: Que devo fazer para ser salvo? A resposta foi claríssima: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa". Atos 16:31

Devemos orar ao Senhor e invocar o Seu Nome: "Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10:13

Devemos arrepender-nos e converter-nos. "Arrependei-vos e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados." Atos 3:19

Outro passo importante: confessar os nossos pecados. "O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Provérbios 18:13

Ser batizado: "Aquele que crer e for batizado será salvo." S.Marcos 16:16

Perdoar os outros. "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14,15.

Manter uma amizade constante com o Senhor Jesus Cristo. Deixar que Ele seja o nosso Amigo, Conselheiro, Senhor e Salvador das nossas vidas. Apocalipse 3:20: "Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo."

A vida cristã é como um experimento no laboratório. Quando você segue exatamente uma mesma fórmula, você sempre consegue o mesmo resultado. Se você lê a Bíblia, conversa com Deus através da oração, e passa aos outros a alegria, a paz e a verdadeira felicidade que vem do Senhor, você experimenta também o mesmo clima de serenidade, de confiança, que são sentimentos próprios do vencedor. A Presença do Espírito Santo santifica sua vida e você se torna um verdadeiro cristão.

Os olhos do jardineiro se fixaram em um arbusto da beira da estrada. Não tinha nenhuma beleza especial. Ao contrário, seus pequenos galhos se confundiam com os espinhos. Mas a intuição do jardineiro percebeu algo de valor na planta bruta. Começou a cortar algumas partes desproporcionais. Rapidamente cavou ao redor, tirou-a pela raiz e levou-a para casa. Plantou-a numa das esquinas de um canteiro e deu a ela toda a atenção que precisava. Em pouco tempo começou a dar sinais de vida. Depois pegou um lindo galho da melhor roseira e cuidadosamente enxertou no arbusto.

Semanas se passaram. Uma seiva rica subindo raiz acima fazia nutrir todos os galhos e a planta começou a crescer a olhos vistos. Novos brotos estouravam viçosamente cada dia. Finalmente, para alegria do jardineiro floresceram botões e rosas quase resplandescentes.

Da mesma forma amigos, Deus recebe caracteres imperfeitos, e trabalha as nossas fragilidades, implantando em nós novos ideais e princípios. Através do Espírito Santo Ele traz vida ao nosso coração, uma seiva poderosa que produz em nós flores e frutos de justica, rosas inigualáveis da graça divina.

Lembre-se meu filho. Jesus está vivo. Ele é a própria Vida. Ele não nos deixou só. Está conosco sempre, até o final dos séculos. (Mateus 28:20) Sinta a alegria de ser um cristão genuíno. E sua vida não será mais um por-de-sol, mas uma Alvorada Esplendorosa (brilhante).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 33.17

31 de Maio

"Os teus olhos verão o rei na sua formosura." Isaías 33.17

Quando perguntamos: "Senhor, quanto tempo ainda vai demorar a Tua volta?" será que o nosso coração não nos responde: "Até que você esteja realmente preparado para recebê-lO"? Lembremos de Apocalipse 19.7: "...cuja esposa a si mesma já se ataviou." O Espírito Santo faz os últimos preparativos para preparar a esposa do Cordeiro, para que ela de fato esteja pronta para se encontrar com seu noivo celestial. A pergunta é: será que estamos permitindo que o Espírito Santo esteja nos preparando realmente, por meio da Palavra de Deus, para podermos vê-lO como Ele é? O Senhor não é como você O imagina ou como você O experimentou em sua vida. Sua glória, Sua misericórdia, Sua beleza são infinitamente maiores e mais magníficas! Quando O virmos, nos prostraremos diante dEle, e, como a rainha de Sabá, diremos admirados: "Eis que não me contaram a metade..." E aqui inevitavelmente chega aos nossos ouvidos a Sua ordem: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Pare por um momento, e pergunte a si mesmo: do jeito como sou agora, neste instante, será que tenho condições de ver a Jesus como Ele é?

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 4:12-25

Mateus 4.12-25

12 Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia;
13 e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali;
14 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:
15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios!
16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.
17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.
21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.
22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.
23 Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.
24 E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou.
25 E da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam.


Mateus 4:12-25

O versículo 16 cita o profeta Isaías (capítulo 9, versículos 1 e 2), porém com uma pequena variação. Nos tempos do profeta, o povo "andava" em trevas. Agora se lê que "está assentado", ou seja, jaz firmemente numa condição distante da luz de Deus, tendo perdido todo o ânimo e toda a esperança. Porém, este é o momento ideal para que Deus intervenha. Aquele que é a Luz aparece trazendo libertação. À Sua chamada, atraídos por Seu amor, alguns discípulos unem-se a Ele e O seguem - dois aqui, dois ali: Simão e André; Tiago e João. Foi o momento decisivo na vida destes homens, um momento que mudaria toda a vida deles e do qual jamais esqueceriam (cap. 19:27). Sim, imediatamente, no mesmo instante, deixam seu pai, seu barco e as redes. Deixam tudo para seguir a um Mestre como nunca houve, e para executar uma nova tarefa: a de serem pescadores de homens. No momento devido, o Senhor fará deles evangelistas e apóstolos.

Nem todos os cristãos são chamados a abandonar seu trabalho ou renunciar os laços familiares, mas todos ouviram algum dia, em seu coração, uma voz que dizia: "Segue-me". Você atendeu ao chamado?

Os versículos 23 e 24 resumem de modo admirável toda a atitude do amor do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 16:13-31

Êxodo 16:13-31

13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.
14 E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
16 Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
17 E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos.
18 Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.
19 E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
21 Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
22 E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
23 E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
24 E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
25 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
28 Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
29 Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
30 Assim repousou o povo no sétimo dia.
31 E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.


Êxodo 16:13-31
"Nossos pais comeram o maná no deserto…", disse a multidão ao Senhor Jesus. Mas Jesus lhes responde que Ele mesmo é "o verdadeiro pão… que desce do céu" (João 6:31-33). Cristo é o alimento do crente; Ele lhe dá a vida eterna e o sustenta. O nosso capítulo fornece muitas instruções práticas de grande importância acerca desse tema: 1. A quantidade de maná colhido dependia do apetite das pessoas (v. 18). Desfrutamos Cristo na medida exata em que O desejamos. E nunca podemos desejá-lo mais que a nossa medida! (Salmo 81:10). 2. O maná só satisfaz as necessidades de hoje, não as de amanhã. Cristo deve ser meu alimento, meu sustento e minha força a cada instante. Se, por exemplo, tenho uma necessidade especial de paciência para hoje, devo encontrá-la meditando na perfeita paciência de Jesus. 3. Por último, os filhos de Israel tinham de colher a sua porção de maná a cada manhã antes que ele derretesse no calor do dia. Alimentemo-nos da Palavra de Deus cedo de manhã, antes que venha a agitação do dia e nos roube a oportunidade de fazê-lo. Não deixamos passar um dia sem alimentarmos o nosso corpo. Assim, nunca privemos a nossa alma do único alimento que pode torná-la viva e próspera: Jesus, o Pão da vida.

Que DEUS abençoe a todos.