segunda-feira, 31 de maio de 2010

Êxodo 16:13-31

Êxodo 16:13-31

13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.
14 E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.
15 E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.
16 Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
17 E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos.
18 Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.
19 E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
21 Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
22 E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
23 E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
24 E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
25 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
28 Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
29 Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
30 Assim repousou o povo no sétimo dia.
31 E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel.


Êxodo 16:13-31
"Nossos pais comeram o maná no deserto…", disse a multidão ao Senhor Jesus. Mas Jesus lhes responde que Ele mesmo é "o verdadeiro pão… que desce do céu" (João 6:31-33). Cristo é o alimento do crente; Ele lhe dá a vida eterna e o sustenta. O nosso capítulo fornece muitas instruções práticas de grande importância acerca desse tema: 1. A quantidade de maná colhido dependia do apetite das pessoas (v. 18). Desfrutamos Cristo na medida exata em que O desejamos. E nunca podemos desejá-lo mais que a nossa medida! (Salmo 81:10). 2. O maná só satisfaz as necessidades de hoje, não as de amanhã. Cristo deve ser meu alimento, meu sustento e minha força a cada instante. Se, por exemplo, tenho uma necessidade especial de paciência para hoje, devo encontrá-la meditando na perfeita paciência de Jesus. 3. Por último, os filhos de Israel tinham de colher a sua porção de maná a cada manhã antes que ele derretesse no calor do dia. Alimentemo-nos da Palavra de Deus cedo de manhã, antes que venha a agitação do dia e nos roube a oportunidade de fazê-lo. Não deixamos passar um dia sem alimentarmos o nosso corpo. Assim, nunca privemos a nossa alma do único alimento que pode torná-la viva e próspera: Jesus, o Pão da vida.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário