quinta-feira, 10 de junho de 2010

Hebreus 10:19,22

Quinta-feira 10 Junho

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus… cheguemo-nos (Hebreus 10:19,22).

Caminho desimpedido

Nos tempos do Antigo Testamento, o santuário era a parte mais interior do tabernáculo nas peregrinações pelo deserto e mais tarde do templo em Israel, onde Deus habitava em meio ao Seu povo. O sumo sacerdote podia entrar somente uma única vez por ano nesse aposento. Vamos imaginar o que aconteceria se após terminar seu serviço ali, o sumo sacerdote saísse e dissesse ao povo: “Cheguemo-nos”! Todos os que fizessem isso morreriam fulminados instanta­neamente. No entanto, é essa mesma exortação que nos é feita: “Cheguemo-nos” ao santuário, à presença do “Deus de toda a terra” (Isaías 54:5)!

Em primeiro lugar, os céus estão abertos. O véu que separava os seres humanos de Deus foi rasgado de alto a baixo quando o Senhor Jesus nos abriu o caminho por meio de Sua morte.

Em segundo lugar, pelo novo nascimento nos tornamos filhos de Deus e, portanto, perfeitamente aptos a entrar com ousadia no santuário, onde está nosso Deus e Pai.

Nada mais separa o crente de Deus. Podemos nos aproximar dEle; basta querermos! Cheguemo-nos a Ele com sacrifícios de louvor, adorando-O por nos ter dado Seu amado Filho, o “cordeiro imaculado e incontaminado” (1 Pedro 1:19). O que estava proibido aos homens, o Senhor Jesus tornou acessível. O caminho para Deus está completamente aberto; percorra esse caminho!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.28

10 de Junho

"Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28

Você só consegue dar graças a Deus sempre e por tudo se de fato você crê que o Senhor tem intenções muito boas a seu respeito. Deus, o Senhor, faz com que você seja dono de uma história de vida bem particular, só que Ele nunca se repete. O Senhor rejeita cada uma das comparações que você faz com outras pessoas e com a maneira do Senhor dirigir a vida dos outros, pois cada vez que você faz isso, o Senhor considera essa atitude uma rejeição explícita da maneira como Ele dirige e faz acontecer sua vida. Justamente esta comparação, esta pergunta "Senhor, por que eu?" revela que você está resistindo e rejeitando o caminho bem pessoal que Deus quer para sua vida. Através desse tipo de questionamento, seu caráter não é transformado para melhor, mas é marcado cada vez mais por demonstrações de decadência espiritual como a auto-compaixão e a inveja. Do ciúme e da inveja nasce a desconfiança, e da desconfiança o distanciamento, e do distanciamento nasce o ódio – e o diabo se alegra com isso. Portanto, comece agora a agradecer ao Senhor pelo caminho pelo qual Ele o conduz, pois este é o melhor caminho para você! Você estará acima das circunstâncias e se tornará alegre e feliz!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 9:1-17

Mateus 9.1-17

1 Entrando Jesus num barco, passou para o outro lado e foi para a sua própria cidade.
2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.
3 Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema.
4 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?
5 Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?
6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados--disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
7 E, levantando-se, partiu para sua casa.
8 Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.
9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
10 E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.
11 Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
12 Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.
13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.
14 Vieram, depois, os discípulos de João e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus muitas vezes, e teus discípulos não jejuam?
15 Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar.
16 Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura.
17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.


Mateus 9:1-17

As diferentes enfermidades que o Senhor encontra e cura mostram a triste condição na qual se encontram Suas criaturas. A lepra ressalta a corrupção do pecado; a febre, a incessante agitação do homem deste mundo. Há uns, como o endemoniado, que estão diretamente sob o poder de Satanás, enquanto outros, como o surdo, o mudo, e o cego (v. 27, 32; 11:5) têm os sentidos bloqueados para a chamada do Senhor, não sabendo como orar. Por último, temos o paralítico que foi trazido ao Senhor Jesus. Nele está demonstrada a total incapacidade do homem para aproximar-se de Deus (João 5:17). O enfermo nada diz... somente espera. Mas o divino Médico (v. 12) sabe que há outra enfermidade, muito mais grave, que está consumindo a alma desse paralítico, e por isso começa por curá-lo espiritualmente: "Estão perdoados os teus pecados". O que deveria preocupar-nos mais, quer seja em relação a nós, quer aos outros: a enfermidade ou o pecado?

Segue-se o chamado de Mateus, relato feito por ele mesmo. Ele era um desses pecadores para os quais Cristo tinha vindo.

Por fim, temos a pergunta dos discípulos de João, e esta dá ocasião a um novo ensinamento: os odres velhos da religião judaica já não serviam mais para conterem do vinho novo do Evangelho.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 8:18-34

Mateus 8.18-34

18 Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem.
19 Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.
20 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
21 E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
22 Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.
23 Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.
25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!
26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.
27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
28 Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho.
29 E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?
30 Ora, andava pastando, não longe deles, uma grande manada de porcos.
31 Então, os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada de porcos.
32 Pois ide, ordenou-lhes Jesus. E eles, saindo, passaram para os porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e nas águas pereceram.
33 Fugiram os porqueiros e, chegando à cidade, contaram todas estas coisas e o que acontecera aos endemoninhados.
34 Então, a cidade toda saiu para encontrar-se com Jesus; e, vendo -o, lhe rogaram que se retirasse da terra deles.


Mateus 8:18-34

Ao escriba que deseja segui-LO por onde quer que fosse, o Senhor não omite que esse Seu caminho exige completa renúncia. Até as aves do céu, das quais o Pai celestial cuida (cap. 6:26), têm uma sorte melhor que a de seu Criador neste mundo. Que humilhação a Sua! Ele não tinha um lugar na Terra onde recostar Sua cabeça para descansar. Foi somente na cruz, depois que Sua obra havia sido completada, que Ele pôde finalmente repousar - inclinar - Sua cabeça (trata-se do mesmo verbo grego usado em João 19:30).

No versículo 21, outra pessoa responde ao Seu convite com uma desculpa aparentemente justificável. O que poderia ser mais legítimo do que comparecer ao enterro do seu pai? Contudo, por mais urgente que pareça ser o dever, nenhuma "prioridade" deve interpor-se ao que o Senhor ordenou que buscássemos em "primeiro lugar" (cap. 6:33). A Bíblia não nos diz qual acabou sendo a decisão desses homens. O importante é que saibamos se nós temos respondido ao chamado do Senhor Jesus.

A tão conhecida cena da travessia do mar durante a tempestade ilustra a viagem do crente neste mundo. Ele passa por várias tempestades, porém o seu Salvador, que é também o Senhor dos elementos da natureza, está com ele (Salmo 23:4). Ele comanda o mar e as ondas, a enfermidade e a morte, e até mesmo as potestades satânicas, como é demonstrado na libertação dos dois endemoniados na terra dos gadarenos.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 8:1-17

Mateus 8.1-17

1 Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram.
2 E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou -o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.
3 E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.
4 Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.
5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:
6 Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.
7 Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.
8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.
10 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.
12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
13 Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.
14 Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre.
15 Mas Jesus tomou -a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo.
16 Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;
17 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.


Mateus 8:1-17

Aos ensinos do Senhor segue-se agora o Seu serviço de amor e de justiça. Assistimos primeiramente a três curas. O leproso, no v. 2, conhece o poder de Jesus, porém duvida de Seu amor e diz: "Senhor, se quiseres, podes...". Jesus quer e o cura.

O centurião de Cafarnaum aproxima-se consciente da autoridade soberana do Senhor, mas, por outro lado, de sua própria indignidade. "Apenas manda com uma palavra..." Essa fé excepcional maravilhou e alegrou o Senhor Jesus. Ele a coloca como um exemplo aos que O seguem. (E não é assim que ela nos envergonha também?).

Finalmente, é necessário que o Mestre atue também na família dos Seus. Ele cura a sogra de Seu discípulo Pedro.

O Senhor Jesus não Se ocupa com os enfermos da mesma maneira que um médico, que examina o paciente, faz um diagnóstico, passa uma receita e vai embora. Ele não Se satisfez em curá-los apenas. Ele mesmo "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores" voltando-Se para a fonte delas: o pecado. Sentiu todo o seu peso, toda a sua amargura, chorou diante da tumba de Lázaro (João 11:35). Tal empatia é muito mais preciosa que a cura em si mesma, conforme atesta a experiência de muitos cristãos enfermos.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 22:21-31 — 23:1-5

Êxodo 22:21-31

21 O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás ; pois estrangeiros fostes na terra do Egito.
22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis.
23 Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor.
24 E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.
25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.
26 Se tomares em penhor a roupa do teu próximo, lho restituirás antes do pôr do sol,
27 Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria? Será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
28 A Deus não amaldiçoarás, e o príncipe dentre o teu povo não maldirás.
29 As tuas primícias, e os teus licores não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás.
30 Assim farás dos teus bois e das tuas ovelhas: sete dias estarão com sua mãe, e ao oitavo dia mos darás.
31 E ser-me-eis homens santos; portanto não comereis carne despedaçada no campo; aos cães a lançareis.


Êxodo 23:1-5

1 NÃO admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.
2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.
3 Nem ao pobre favorecerás na sua demanda.
4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.
5 Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo.


Êxodo 22:21-31 — 23:1-5
As ordenanças que complementam a lei vão do capítulo 21 ao final do 23. Em Sua perfeita sabedoria, o Senhor antevê tudo que pode acontecer e penetra nas mais ordinárias circunstâncias da vida de Seus filhos: o penhor de um pobre, o encontro com um boi desgarrado … Nós O vemos incumbindo-se da defesa do fraco, colocando-os sob Sua proteção.

Para nós, cristãos, lado a lado com as verdades fundamentais relativas ao nosso Salvador e à nossa salvação, temos também na inesgotável Palavra de Deus instruções para o nosso dia-a-dia. Mas, em claro contraste com os filhos de Israel, foi-nos dado o Espírito Santo. Ele habita no crente e nos faz conhecer a perfeita vontade de Deus em todos os detalhes práticos da vida diária. Ele abre nosso entendimento e mostra o que devemos fazer e o que devemos deixar de fazer. A Bíblia é algo completamente diferente de um conjunto de regras, uma longa lista de "faça" e "não faça". Ela revela um Deus de amor, um Pai cujo caráter somos convidados a reproduzir. "Sou misericordioso", diz Ele de Si mesmo no final do versículo 27. "Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai", é o que o Senhor Jesus nos ensina em Lucas 6:36.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 21:7-36

Êxodo 21:7-36

7 E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos.
8 Se ela não agradar ao seu senhor, e ele não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, agindo deslealmente com ela.
9 Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme ao direito das filhas.
10 Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital.
11 E se lhe não fizer estas três coisas, sairá de graça, sem dar dinheiro.
12 Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.
13 Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.
14 Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.
15 O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.
16 E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.
17 E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.
18 E se dois homens pelejarem, ferindo-se um ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama,
19 Se ele tornar a levantar-se e andar fora, sobre o seu bordão, então aquele que o feriu será absolvido; somente lhe pagará o tempo que perdera e o fará curar totalmente.
20 Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
21 Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu.
22 Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.
23 Mas se houver morte, então darás vida por vida,
24 Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,
25 Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.
26 E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
27 E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.
28 E se algum boi escornear homem ou mulher, que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o dono do boi será absolvido.
29 Mas se o boi dantes era escorneador, e o seu dono foi conhecedor disso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi será apedrejado, e também o seu dono morrerá.
30 Se lhe for imposto resgate, então dará por resgate da sua vida tudo quanto lhe for imposto,
31 Quer tenha escorneado um filho, quer tenha escorneado uma filha; conforme a este estatuto lhe será feito.
32 Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.
33 Se alguém abrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento,
34 O dono da cova o pagará; pagará em dinheiro ao seu dono, mas o animal morto será seu.
35 Se o boi de alguém ferir o boi do seu próximo, e morrer, então se venderá o boi vivo, e o dinheiro dele se repartirá igualmente, e também repartirão entre si o boi morto.
36 Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu.


Êxodo 21:7-36
Se compararmos esses versículos com o capítulo cinco de Mateus (v. 17 em diante), compreenderemos que o Servo fiel do Senhor não veio apenas para cumprir a lei, mas também para introduzir aquilo que vai além da lei. Enquanto a lei ordenava: "Não matarás", Jesus declara que, se alguém tão-somente chamar de "tolo" a seu irmão, estará sujeito ao inferno de fogo (Mateus 5:22). Pois o Senhor queria que entendêssemos mais plenamente a amplidão do mal em nosso coração. E Ele queria que conhecêssemos o Seu coração, o qual foi infinitamente além do que a lei exigia, e a qual dizia: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo" (Mateus 5:43-44; veja Romanos 5:7-8, 10; compare também 22:1… com Salmo 69:4). Onde estaríamos se a inflexibilidade da lei "olho por olho, dente por dente" fosse aplicada a nós? Deus teria de eliminar da terra toda a humanidade, culpada de crucificar o Seu Filho. Mas em vez disso, mesmo na cruz, Jesus pôs em prática perfeitamente o que Ele ensina nesses versículos: "Pai, perdoa-lhes", diz Ele, "porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). E o versículo 32 fixa o preço do escravo — o mesmo preço pelo qual o Filho de Deus foi avaliado (Mateus 26:15).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 20:18-26 — 21:1-6

Êxodo 20:18-26

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
21 E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.


Êxodo 21:1-6

1 ESTES são os estatutos que lhes proporás.
2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
5 Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
6 Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.


Êxodo 20:18-26 — 21:1-6
Esta cena (vv. 18-21) é lembrada em Hebreus 12:19 para mostrar a diferença na posição do crente debaixo da graça. Para ele, já não se ordena mais fazer isto ou aquilo, mas tão-somente crer em Jesus, que tudo fez. O final do capítulo, além do mais, não nos mostra o homem no papel de alguém que faz boas obras, mas na posição de um adorador. Fica claro que o Sinai não é o lugar onde Deus e o pecador podem se encontrar (v. 24). O versículo 25 nos ensina que as obras e os rituais humanos não tem lugar na adoração adequada a Deus. Finalmente, segundo o versículo 26, ninguém deve se elevar acima de seus irmãos: a carne seria exposta para sua vergonha.

Na descrição do servo hebreu (vv. 1-6), reconhecemos o Senhor Jesus (veja Zacarias 13:5-6). Este Homem obediente — o Único que guardou a lei — e Servo perfeito poderia ter saído livre e ascender novamente ao céu sem passar pela morte. Mas Ele estaria ali sozinho. Em Seu infinito amor, Cristo desejou ter o companheirismo de uma Noiva. Deste modo, então, Ele pagou o preço que era necessário. Seu sangue derramado e Suas feridas são marcas que demonstrarão por toda a eternidade a humilhação voluntária dAquele que assumiu "a forma de servo" (Filipenses 2:7) e que, mesmo em aflição, Se satisfaz em servir os Seus (Lucas 12:37).

Que DEUS abençoe a todos.