domingo, 18 de setembro de 2011

Zacarias 4.6

18 de Setembro

"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4.6

Toda a Bíblia está repleta de testemunhos de pessoas que se humilharam, que deixaram de lado a sua glória e seguiram o caminho da renúncia. Se você quer continuar ardente em seu amor a Jesus, então renuncie à sua glória própria! "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." O fogo do Espírito Santo começa a iluminar, a aquecer e a queimar assim que um pecador se humilha como Jesus se humilhou e se esvaziou de si mesmo. Sansão, um personagem do Antigo Testamento, é um exemplo disso. Ele se humilhou diante dos seus inimigos, e, em Juízes 16.28, escutamos irromper seu grito que brotava de um coração arrependido: "Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez." Nessas escassas palavras, Sansão se humilha da sua incapacidade, do seu fracasso e do seu pecado. E eis que, naquele momento, é revelado o Cordeiro que morreu e que venceu a morte. A vitória do Senhor por meio de Sansão se tornou a mais gloriosa, quando, em arrependimento, ele se despiu da sua última glória. Essa obediência de se esvaziar de si mesmo, que se manifestou profeticamente em Sansão na presença do poder do inimigo, faz arder o fogo do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Rute 2:12

Sábado 18 Setembro

O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar

(Rute 2:12).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE RUTE (Leia Rute 2:4-16)
Há pouco tempo, Rute tinha falado com os servos de Boaz. Agora ela conhece pessoalmente esse “homem valente e poderoso” (v. 1), um símbolo particularmente belo do Senhor Jesus. Boaz nos faz lembrar nosso melhor Amigo, compassivo e poderoso, sobre quem Deus disse no Salmo 89:19: “A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido”.

Vemos Boaz da cidade de Belém (onde o Salvador nasceria), abençoando seus servos e dizendo-lhes o que fazer, observando tudo e, ao notar a presença da pobre respigadora, tratando-a de forma tão graciosa e delicada que a deixou inteiramente à vontade. Ele a convidou para se aproximar; ele falou ao coração dela e a confortou.

Cada um de nós pode ter a mesma experiência de Rute. Não basta conhecer apenas os servos do Senhor, os pastores, e mestres ou evangelistas e aprender com eles as lições tiradas da Palavra de Deus. Cada um de nós tem de lidar pessoalmente com o Senhor Jesus. Então Ele mesmo irá falar ao nosso coração. Ele nos fará entender que veio ao mundo para sofrer e morrer por nós (os “grãos tostados de cereais” do versículo 14). E Ele irá nos satisfazer abundantemente com Seus tesouros.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 6:3

Domingo 18 Setembro
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

(Romanos 6:3).

O BATISMO (1) – Leia Romanos 6:1-7
A imensa abundância da graça que Deus nos mostrou em Cristo nos enche de espanto. Quanto maior é o pecado, tanto mais a graça abunda. Mas isso não significa que se pode continuar vivendo em pecado. Se alguém pensa assim, não compreende nada da obra de Cristo nem do que Deus pensa acerca do pecado. Em Cristo, Ele julgou o pecado, ou seja, a fonte, a raiz que produz as obras más. A Bíblia afirma o seguinte: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado” (v. 6). Tão certo como Cristo morreu, nós também, como crentes, somos associados à Sua morte, morremos para o pecado. Assim, para quem de fato crê é impossível continuar no pecado.

Para reforçar esse argumento tão simples, Paulo se vale do batismo. Aquele que foi batizado reconhece e declara de maneira pública que a morte era a única solução que Deus tinha para o pecado. A única coisa que Deus pode fazer com alguém que vive em pecado é condenar tal pessoa à morte. Ao sermos batizados, reconhecemos isso e, em um sentido simbólico, nos deixamos sepultar com Cristo. O mesmo sucede na vida diária. Se alguém morre tem de ser sepultado o mais rápido possível. Portanto, se fomos batizados, a vida pecaminosa de antes acabou definitivamente e a vida a partir de então se torna nova em todos os sentidos.

Que DEUS abençoe a todos.
17 de Setembro

"Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Lucas 12.49

Quem é Jesus? Ele é o Cordeiro de Deus, o holocausto perfeito, o bom Pastor. Ele é a porta, o caminho para o Pai.

Como foi Jesus? Pedro disse que Ele era puro, imaculado e inocente; Paulo testifica que Jesus não conheceu pecado. Mas o anseio íntimo pelo fogo que deveria arder não foi despertado unicamente pela pureza e inocência de Jesus. Muitos sabem que foram purificados pelo sangue do Salvador e justificados pelo nome do Senhor Jesus. Mas este fato não acende o fogo do Espírito Santo – e assim chegamos a uma outra pergunta importante:

Como viveu Jesus? Em obediência! "...A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz." Aqui já nos aproximamos do mistério do fogo que arde sempre, a revelação da Sua missão: "Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder." Ele conhece o caminho para isso e diz: "Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize." Jesus se despiu da Sua glória legítima para que por meio dEle pudesse ser aceso o fogo sobre a terra!


Que DEUS abençoe a todos.