quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Efésios 2:17; Mateus 5:9

Quarta-feira 30 Novembro

E, vindo, ele evangelizou a paz.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus

(Efésios 2:17; Mateus 5:9).

ARTESÃOS DA PAZ
“Glória a Deus nas alturas, Paz na terra”! Tal era o louvor dos anjos, quando o Senhor Jesus nasceu (Lucas 2:14). Porém o Senhor Jesus, o Príncipe da paz, foi rejeitado. E essa paz, que vem de Deus, não pôde ser estabelecida no mundo. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus voltar. Porém essa volta será precedida pelo juízo sobre todos os que rejeitaram a Deus.

Hoje em dia Deus oferece Sua paz a todos. É urgente estar reconciliado com Deus (2 Coríntios 5:20). Cristo fez a paz pagando um preço altíssimo: Sua própria morte na cruz. Agora nos convida a nos aproximarmos dEle, tal como somos, com nossas dificuldades, amarguras e medos, para desfrutar a paz com Deus em nossa consciência e coração.

Dessa forma, podemos ser artesãos da paz ao falar do Senhor Jesus e nos esforçando ao máximo para manter bons relacionamentos com os que nos rodeiam. Isso às vezes é uma tarefa dificílima, porque é necessário nos humilharmos diante dos outros.

Ser um artesão da paz também é ajudar a reconciliação de pessoas que estão aprisionadas pela hostilidade ou amargura. Peçamos ao Senhor Sua ajuda para que saibamos escutar, compreender e amar uns aos outros.

Queridos leitores, vocês, que se dizem cristãos, são de fato reconhecidos como pacificadores (Tiago 3:18)?

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 3.7

30 de Novembro

"Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo." Filipenses 3.7

O que Paulo escreve posteriormente aos filipenses sobre si mesmo explica porque ele, logo após sua conversão, já orou com tal convicção. Várias vezes, Paulo repete que considera tudo como perda para ganhar a Cristo. Com essa disposição, ele podia orar com todo o poder. Como pessoa e como religioso, ele havia fracassado totalmente. O céu reage e entra em movimento quando pessoas se dirigem ao Deus verdadeiro. O Senhor diz especificamente a Ananias ao enviá-lo a Paulo: "...pois ele está orando". Qual foi o aspecto especial da oração de Paulo que o levou a ser ouvido? Resposta: sua oração foi de todo o coração! "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele." Isto quer dizer, na prática, que os olhos de Deus vêem todos aqueles que oram, procurando os que O buscam de todo o coração: "...quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós..."

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1:21-22

Terça-feira 29 Novembro

Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos

(Tiago 1:21-22).

“UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR”
Para ilustrar Sua mensagem, frequentemente o Senhor recorria às parábolas. Assim, atingia todos, tanto os simples quanto os mais instruídos. Apliquemo-nos a compreender Seus ensinos e a vivê-los na prática.

A parábola do semeador (Lucas 8:4-15) mostra claramente que escutar ou ler a Palavra de Deus nem sempre conduz à fé.

O primeiro terreno à beira do caminho por onde as pessoas passam é a imagem daquele que ouve a Palavra mas não se interessa por ela. Endurecido pelas distrações ou pelo pecado, não compreende o que ouve; as realidades espirituais simplesmente não fazem sentido para ele.

O segundo terreno, o pedregoso, lembra aquele que lê de boa vontade a Bíblia, sem que sua consciência seja alcançada. Não tem um relacionamento genuíno com o Senhor. Quando as dificuldades surgem, tal pessoa facilmente renuncia sua “fé”.

O terceiro terreno, com espinhos, representa os que, pelas preocupações, riquezas e prazeres, deixam morrer o interesse pela Palavra de Deus. Apreciam o que vem de Deus e, ao mesmo tempo, se enchem do que vem do mundo. Mas nenhum servo pode servir a dois senhores (Lucas 16:13).

A boa terra é aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática. Dá fruto, sinal da nova vida que Deus concede aos que crêem nEle.

Como você tem ouvido a Palavra? Como tem recebido a mensagem divina? Lembre-se da advertência de Hebreus 12:25: “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus”.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 9.11

29 de Novembro

"...Pois ele está orando." Atos 9.11

Estas quatro palavras têm muito conteúdo. O próprio Deus se dirige a Ananias quando o manda procurar Saulo de Tarso, e descreve também onde o mesmo pode ser encontrado, ou seja, em algum lugar da rua chamada "Direita". Ali se encontrava Saulo, cego, do qual o Senhor diz: "...pois ele está orando." O Senhor sabia muito bem o quanto Ananias e todos os crentes de Damasco temiam Saulo. Mas Deus vê além: "...pois ele está orando." Ananias ficou perplexo ao receber a tarefa de procurar Saulo de Tarso por ele estar orando, e disse: "Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém..." Ele ficou tão amedrontado que até contraria o Senhor. Mas o Senhor diz: "...pois ele está orando", isto é, Saulo tinha se transformado. Não se trata apenas de orar, mas de orar de tal maneira que as orações de fato cheguem à presença de Deus! Só assim elas terão um efeito poderoso. A oração muda tudo, muda e transforma também aquele que faz a oração! Saulo de Tarso estava espiritualmente morto, mas seu testemunho posterior revelou o caminho da oração vitoriosa.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 6:46; Mateus 28:18

Segunda-feira 28 Novembro

É-me dado todo o poder no céu e na terra

(Lucas 6:46; Mateus 28:18).

MONARQUIAS ATUAIS
Atualmente, a maioria dos países modernos são repúblicas. Contudo, existem regimes monárquicos com rei, rainha, príncipe e princesas, e tudo o mais. A Inglaterra é um país em que as tradições da realeza permanecem fortes. Há o palácio real, cerimônias esplêndidas, e a maioria dos britânicos sente afeto e respeito por sua rainha.

Mas, quem de fato detém o poder? O primeiro ministro. A rainha reina, mas não governa! A rainha é um personagem tradicional, uma figura histórica, porém destituída de poder verdadeiro. É respeitada, mas não tem autoridade. Formula discursos mas não dita leis.

E em minha vida, quem tem o poder? Jesus Cristo governa de fato a minha casa? Ou é tão-somente um homem santo que morreu na cruz? Eu só falo a todos que Ele é o meu Senhor ou realmente Ele é meu Senhor e manda em mim? Essas são perguntas-chaves. Falar de Deus sem obedecê-Lo é rejeição e desprezo.

Ser cristão consiste em confiar em Jesus Cristo e obedecê-Lo. Essa é uma definição prática e muito importante. Se obedeço a Jesus Cristo é porque creio nEle e em Seus mandamentos. Então demonstro que Ele é verdadeiramente meu Salvador e Senhor. Desejo e busco Sua vontade em todas as minhas decisões (pelo menos deveria ser assim). E isso para meu maior benefício, porque Ele é um Amo sábio e cheio de amor.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3.22

28 de Novembro

"...E aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável." 1 João 3.22

A disposição para obter

Não devemos simplesmente só obter. João acrescenta mais alguma coisa: "...guardamos os seus mandamentos." Com essas palavras, ele não diz outra coisa do que obedecer. Pedimos muito, mas não obtemos. Por que não temos poder para obter? Será que Deus se tornou tão duro, e Seu braço curto demais para ajudar? Claro que não! Mas você não faz o que Ele diz! Você não quer obedecer, não quer chegar à completa verdade, não quer perdoar, e por isso não pode estar firme na fé.

Estes vários aspectos estão intimamente ligados; na verdade, eles são um todo: disposição para receber, disposição para a verdade, disposição para crer, disposição para ser corrigido, disposição para perdoar. Dessa maneira, também haverá a disposição para obter o que se pede, quando se faz o que o Senhor quer. A vida de uma pessoa que é obediente e ora se torna indizivelmente rica, podendo exclamar como Davi: "...o meu cálice transborda"; e como Paulo: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 1:6-7

Domingo 27 Novembro

Nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas

(Efésios 1:6-7).

O AMOR DIVINO
É maravilhoso descobrir que nossos erros e fracassos não mudam o amor de Deus. Ele nos aceita e nos ama porque estamos unidos ao Seu Filho amado.

Leiamos as seguintes palavras do apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?… Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?… Quem é que condena?… Quem nos separará do amor de Cristo?” E conclui: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:31-39).

O fato de termos confiança nesse amor pessoal e incondicional de Deus não deve nos conduzir a uma vida despreocupada. Pelo contrário, estarmos conscientes desse amor nos estimula a abrirmos mão de tudo por Ele. Saber que Deus nos ama nos torna humildes e obedientes, porém também dinâmicos e valentes.

Na cruz contemplamos a imensidão do amor de Deus por nós. Além disso, o Senhor Jesus exclamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46). Com reverência e emoção, nós respondemos: “Por nós, por mim!” Deus me amou a tal ponto que não “poupou o seu próprio Filho”, o qual expiou os meus pecados. O Senhor Jesus foi o meu substituto sob a ira de Deus. Tomou meu lugar e agora quando Deus me vê, vê ao Seu próprio Filho. Estou em Cristo e por isso sou amado com o assombroso amor do Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 11.25

27 de Novembro

"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." Marcos 11.25

A disposição para perdoar

Um sinal característico dos cristãos dos tempos finais é a sua falta de disposição para perdoar. Se não perdoamos de todo o coração as pessoas que têm algo contra nós, o Senhor fechará o céu para nós. Devemos estar conscientes de que a medida com que medimos os outros também é usada em relação a nós: "...perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." Não faz sentido orar por avivamento se não estamos dispostos a chegar ao âmago da questão. Somente quando chegamos à presença do Senhor vivo, Ele se revelará a nós, derramará Seu Espírito e dará avivamento. Devemos nos expor completamente à santidade do Senhor, caso contrário nos tornaremos mornos, e nossas reuniões de oração se transformarão em apenas um "clube de oração". Nosso Senhor procura hoje em dia pessoas que – como os discípulos – estejam cheias do Espírito Santo, limpas e sinceras, firmes na fé e reconciliadas umas com as outras. Então oraremos, e o Senhor responderá, como está escrito em Isaías 58.9: "...então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui." Eis o caminho para o avivamento. Estamos dispostos a segui-lo?

Que DEUS abençoe a todos

Mateus 24:50-51

Sábado 26 Novembro

Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

(Mateus 24:50-51).

MEDITAÇÕES SOBRE O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL (Leia 1 Samuel 4:1-11)
O triste estado do povo exigiu mais uma vez disciplina da parte do Senhor. Os filisteus seriam o instrumento de Deus para ensinar ao povo duras lições. Israel foi contra eles sem consultar ao Senhor. O que Deus teria respondido se houvesse sido consultado? “Não vão à peleja. Não lhes darei a vitória por causa de seus pecados. Vocês devem começar humilhando-se diante de Mim.”

Isso aconteceu quando Ai foi tomada. Mas, desta vez, o povo não estava minimamente interessado no que o Senhor pensava. E um fracasso preliminar não lhes ensinou nada. Ao contrário! “Por que nos feriu o Senhor, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do Senhor, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.” Em outras palavras: “O que importa se fomos derrotados? Vamos buscar a arca e Ele lutará por nós”.

Muitas pessoas que se dizem cristãs acham que podem fazer uso de Deus como bem quiserem. Elas fazem o que desejam seu coração pecaminoso e ainda proclamam em alta voz que Jesus é o Senhor (Mateus 7:21). Ele, porém, lhes dirá um dia: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mateus 25:12). Pensar que Deus aprova tudo o que se faz no meio da cristandade é um erro grosseiro. As pessoas associam o magnífico Nome de Cristo a algumas coisas malignas das quais não desejam separar-se, apesar de saberem que são malignas.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 7.10

26 de Novembro

"Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre teu rosto?" Josué 7.10

A disposição para ser corrigido

Este é um ponto delicado. Não existe nada que perscrute tanto o coração como a oração. Quando oramos, comparecemos na santa presença de Deus, e é feita como que uma radiografia até o mais íntimo do nosso ser. Tudo é manifesto, e se existe um pecado atrapalhando a comunicação com o Senhor, Deus não aceita dizermos simplesmente: "Senhor, caso haja algo errado em minha vida..." Essa é uma desculpa barata. Se existe algo, o Senhor coloca o Seu dedo ali e nos mostra qual o motivo que nos impede de chegar à Sua presença. Vemos isso no caso de Josué: "Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até a tarde..." Devemos estar dispostos a sermos corrigidos! "Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?" Se desistirmos do falatório vazio e vão que muitas vezes é a nossa oração, se deixarmos de lado o formalismo religioso que muitas vezes caracteriza as orações dos cristãos, e chegarmos à presença do Senhor, também haverá em nós a disposição de sermos corrigidos. Não terá sentido participar de reuniões de oração se não existir essa disposição de aceitar a correção do Senhor. Oração verdadeira é disposição para ser corrigido.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 4:13; 1 Pedro 3:13

Sexta-feira 25 Novembro

E reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?

(Atos 4:13; 1 Pedro 3:13).

COM QUEM NOS PARECEMOS?
Davi, criado na Birmânia (atual Mianmar, Ásia), conhecia o idioma falado na pequena cidade que visitava pela primeira vez. Era dia de feira. Ofereceu alguns evangelhos e começou a ler algumas linhas a quem se encontrava ali. Logo se formou um pequeno grupo ao redor dele. As pessoas ficavam admiradas ao escutarem Davi falar do Senhor Jesus. De repente, um camponês o interrompeu: – Conheço o homem de quem esse livro fala. Ele mora em minha aldeia. Venha, eu lhe mostrarei.

Intrigado, Davi resolveu seguir o estranho. Ao chegar na aldeia, notou uma choça diferente das demais. Não havia lixo ao redor e no lugar do barro pisado havia plantas. – É aqui, disse o guia. O homem que saiu da casa também era diferente: seu rosto era amável e bondoso. Convidou o visitante para tomar chá. Começaram a conversar. Quando soube que Davi vendia livros que falavam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo, seu rosto se iluminou. Logo foi buscar um velho e esfarrapado livro que continha o Evangelho de Marcos.

– Esse é o livro que fala do meu o Senhor Jesus, disse emocionado. Há muitos anos o comprei na feira. Desde então o leio todos os dias. Nunca conheci ninguém como o Senhor Jesus. É o mesmo o Senhor Jesus que você conhece?

– Sim, é o mesmo. Ele é único, respondeu Davi.

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Fomos criados à imagem de Deus, para nos parecermos com Ele. Tal propósito é ainda mais verdadeiro para os que conhecem a Jesus como Senhor e Salvador, “porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” (Romanos 8:29). Você crê no Senhor Jesus? Você se parece com Ele? As pessoas conhecidas e desconhecidas podem reconhecê-Lo em sua vida?

Que DEUS abençoe a todos.
25 de Novembro

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Hebreus 11.6

A disposição para crer

"Fé", hoje em dia, é uma idéia que soa muito distorcida, sobretudo porque em muito poucas pessoas se encontra a fé verdadeira. Mas a fé é algo vivo, pois através dela é possível alcançar tudo. Esse fato está intimamente ligado à disposição para a verdade. Se em meu coração não há disposição para a verdade, tenho proporcionalmente pouca fé, pois a fé em meu coração é exatamente tão forte quanto a verdade em mim. Essa conexão encontramos em Hebreus 10.22: "...aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé." Em outras palavras: somos incapazes de crer se não somos sinceros. Se busco ao Senhor e de fato quero encontrá-lO, apesar de meu coração ainda estar preso em outras coisas, aquilo que menciono na minha oração não é verdadeiro nem sincero, e essa oração não tem força para ser atendida. Pois sendo mentiroso, não posso crer. Oramos por despertamento e por tantas outras coisas, mas, quando a resposta vem, ainda assim não nos voltamos para Deus. Ainda há muito campo diante de nós para conquistar, pois tudo é possível ao que crê!

Que Deus abençoe a todos.

2 Timóteo 4:17; Salmo 46:1

Quinta-feira 24 Novembro

O Senhor assistiu-me e fortaleceu-me.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia

(2 Timóteo 4:17; Salmo 46:1).

OS CUIDADOS DO BOM PASTOR
Um jovem casal cristão estava angustiado com a grave enfermidade da filha deles de três anos de idade.

A menina estava internada no hospital há cinco semanas e sua mãe permanecia com ela. Nos últimos dias, a criança não reagia e já estava em coma. Seu pai ia para o trabalho, pensando nela o tempo inteiro. Súplicas intensas subiam a Deus.

O desfecho fatal se aproximava, mas o Senhor preparava os pais para suportá-lo. Pouco a pouco lhes ensinava sobre isso e, de uma maneira especial, lhes informou a iminência da partida. Em primeiro lugar à mãe da menina, quando esta abriu os olhos e cantou: “Sou pequenininho, mas não importa, do bom Pastor sou cordeirinho…”. A mãe recebeu a mensagem. De sua parte, todas as noites, o pai lia um capítulo de Mateus em casa. Nessa noite chegou ao capítulo 18 e havia acabado de ler o que o Senhor Jesus disse: “Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” (v. 14). Nesse momento, o telefone tocou. Sua filha havia morrido. Mas ele sabia que sua filha já estava junto do Senhor Jesus.

Assim o Senhor sustenta os Seus na prova: Ele os molda, prepara e permanece ao lado deles quando tudo está sombrio. Sua presença é real. Seu interesse é genuíno. A fé que Ele concede não é meramente uma vaga esperança que desaparece sob pressão. É uma força que nos permite atravessar e vencer os “vales da sombra da morte”.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10.22

24 de Novembro

"...Aproximemo-nos, com sincero coração." Hebreus 10.22

A disposição para a verdade

É inútil realizar reuniões de oração se não se quer a verdade. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração." Com essas palavras, o apóstolo quer dizer o seguinte: se estamos totalmente na verdade, e praticamos o que dizemos crer, conseguimos aquietar nosso coração diante de Deus em oração. Se nos aquietarmos nEle, que é a verdade, teremos condições de orar até sermos atendidos. Mas muitos cristãos não chegam ao interior do santuário de Deus porque a porta está fechada. Eles têm condições de pronunciar sua oração, mas ficam aliviados quando chega a hora de dizer "amém". Há em você algo que está bloqueado porque não está disposto à toda a verdade? Por toda parte se realizam reuniões de oração, mas não há despertamento, não há resposta às orações porque não há disposição para receber o Espírito do Senhor, e ânimo para uma sinceridade e transparência completa.

Que DEUS abençoe a todos.