quinta-feira, 22 de abril de 2010

João 4:10; I Corintíos 15:3; Lucas 24:47 e Mateus 11:28

Jesus, o Presente do Céu
Você Gosta de receber presentes? Qual o tipo de presente que você mais gosta? Há um presente, do qual eu quero falar, um grande presente, que muda a vida. De um modo geral todos apreciamos oferecer e receber presentes. Há ocasiões no ano em que se vive em função do comércio de presentes. São milhares, milhões de presentes. Mas, há alguns presentes que são especiais.

Era um dia ensolarado de primavera. Eram quase 12 horas, no momento mais quente do dia, quando Jesus e seus discípulos caminhavam da Judéia para a Galiléia. Era-lhes necessário atravessar Samaria. Quando chegaram próximo da aldeia de Sicar, Jesus cansado da longa caminhada a pé sob um sol escaldante , sentou-se para descansar junto ao poço de Jacó. (herança que Jacó havia dado ao seu filho José) Os discípulos haviam ido a cidade comprar alimentos, Jesus estava sózinho junto à fonte quando uma mulher chegou para tirar água.

Jesus estava sedento e aproveitou para pedir àquela mulher um pouco de água para beber. A mulher ficou surpresa que um Judeu pedisse qualquer coisa a uma "desprezada Samaritana" Geralmente eles não falavam com elas. Judeus e Samaritanos não se comunicavam. E a mulher comentou isso com Jesus. O que aquela mulher não sabia é que Aquele homem não era um simples Judeu. Ali diante dela estava o Grande Presente de Deus para o mundo caído.

Esta história está no evangelho segundo São João no capítulo 4. E no verso 10 de São João 4, Jesus se revelou àquela mulher como o presente de Deus com as seguintes palavras: "Se você conhecesse o presente de Deus, e quem é que está pedindo água, você pediria e Ele daria a você a água da vida."

Esta revelação de Jesus abriu espaço para um maravilhoso diálogo que transformou a vida daquela mulher. A samaritana levava um vida atribulada. Já havia tido 5 maridos e vivia amasiada com o sexto homem de sua vida. Era uma mulher de vida difícil. Ninguém queria se relacionar com ela. Nenhuma mulher vinha tirar água ao meio-dia, só ela. Mas Jesus, o presente de Deus transformou a sua vida. Ela reconheceu nEle não apenas um Judeu, mas o Senhor, o Profeta, o Messias, o Cristo. Sua vida mudou completamente porque ela recebeu o presente de Deus-Jesus Cristo.

Ela não aguentou tanto amor ao receber Este presente. Posso até imaginar aquela face amarga, a testa enrugada pela preocupação , ganhar uma expressão de suavidade que emana do Senhor.

Quando recebemos a Jesus o presente de Deus, nossas prioridades mudam. Começamos a olhar o mundo e a vida de maneira diferente. João diz que a mulher acabou nem levando a água para sua casa.

Os versos 28 a 30 ensinam que a Samaritana deixou seu cântaro junto à fonte, e indo à cidade contou a todos que havia encontrado o Messias, o Cristo, e todos os habitantes da aldeia sairam ao encontro de Jesus.

Há esperança para o pecador? As Escrituras afirmam que sim. "Cristo morreu pelos nossos pecados". I Corintíos 15:3. Deus ordenou que no nome de Jesus "se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém". Lucas 24:47.

A salvação que Deus oferece, porém, é achada tão só pelos que sentem tristeza pelos seus pecados e deles se arrependem verdadeiramente. Há duas espécies de arrependimento: Uma é constituída de tristeza por causa das consequências do pecado; a outra, tristeza pelo pecado em si mesmo. O verdadeiro arrependimento é aquele que faz-nos sentir tristeza pelo mal que fizemos por termos ofendido a Deus.

Talvez hoje eu esteja falando para alguém de vida atribulada, pessoas marginalizadas, pessoas sofridas, pessoas abandonadas, pessoas tristes, pessoas em crise, pessoas que não tem coragem de olhar no espelho.

Talvez você se sinta em desespero, como quem não tem mais esperança. Com medo de olhar a tudo e a todos.

Pensando até que o mundo desabou sobre a sua cabeça.

Eu quero dizer para você que ainda há esperança. Hoje, Jesus, o presente de Deus, está dizendo a você. "Venha a mim e coloca sobre mim toda sua carga e eu vou aliviar você". Mateus 11:28

Meu amigo, minha amiga, eu sou apaixonado por Jesus, ele é para mim um amigo maravilhoso.

Vou lhe dizer algo mais: Se Jesus foi capaz de aceitar Davi um assassino e adúltero; Se Jesus foi capaz de aceitar Pedro, que o negou por 3 vezes; Se Jesus foi capaz de aceitar o Ladrão arrependido; Se Jesus foi capaz de aceitar Maria Madalena, a pecadora; Se Jesus foi capaz de aceitar a Samaritana; Ele é capaz de aceitar a você e a mim também. Basta apenas aceitarmos o presente do Céu. Embrulhado no cesto da manjedoura, Sangrando na cruz, para nos redimir. Vindo sobre as nuvens para nos buscar.

Abra seu coração e receba a Jesus o presente de Deus pra você.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2:8 e 1 Coríntios 6:20

Quinta-feira 22 Abril

Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Efésios 2:8).

Fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo (1 Coríntios 6:20).

A graça de Deus

Poucas coisas são tão mal entendidas quanto a graça de Deus. A graça não é uma forma de indulgência que Deus usa para ignorar “pecadinhos sem importância”. Nem é o reconhecimento divino de nossas tentativas de agradá-Lo, ou como alguns dizem: “Faça o seu melhor e deixe Deus fazer o resto”. Por fim, a graça não é como certas pessoas presumem uma justificativa para o pecado; ela condena o pecado.

A graça de Deus é um conceito-chave da Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Deus é “o Deus de toda a graça” (1 Pedro 5:10). Paulo mencionou em sua despedida aos crentes de Éfeso o “evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).

A graça é uma característica do próprio Deus. Significa que em Seu amor Ele demonstrou um favor imerecido para com os pecadores. Portanto, está disponível a nós, “porque todos pecaram” (Romanos 3:23). Ela não se restringe a declarar o culpado livre; a graça de Deus dá e enriquece.

Qual é o custo da graça? Para Deus isso teve um preço incalculável. Ele “nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós” (Romanos 8:32), para expiar nossos pecados. No entanto, para nós ela não tem custo algum. Não podemos fazer nada para merecer ou conquistar o favor divino. Temos de aceitá-la pela fé simplesmente como um presente.

“Ah, isso é muito simples”, assim pensa a maioria. E é mesmo. Além disso, seria uma afronta tentar pagar por algo que Deus já nos deu gratui­tamente. E isso também revela um aspecto da graça: temos de desistir de nossa ambição de satisfazer Deus e crer na obra que o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez na cruz do Calvário.

Que DEUS abençoe a todos.

Neemias 8.3

22 de Abril

"E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender." (Neemias 8.3)

A seqüência em Neemias 8 é muito clara. No primeiro versículo, lemos que Esdras buscou o livro da lei de Moisés. Portanto, ele buscou a Bíblia. No versículo 2, lemos que a congregação se reuniu, e, no versículo 3, que ele começou a ler. E depois consta algo muito importante: "...e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao livro da lei." No versículo 8 é enfatizado, além disso, que eles "leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia." Esse intercâmbio entre os pregadores e o povo é de vital importância. Ao mesmo tempo, impõe-se como condição que os corações dos ouvintes estejam dispostos a receber a Palavra. Justamente aqui em Neemias 8 nos é mostrada a chave da grande alegria no Senhor: "...todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei." Por eles terem ouvido e recebido a Palavra de boa vontade, houve resultados. O povo foi convencido de seu pecado até o íntimo e entrou em profunda angústia interior. Mas dessa angústia interior é que nasceu a alegria no Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5.1-21

1 João 5.1-21
1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.
3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,
4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?
6 Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
7 Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.
9 Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho.
10 Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
16 Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.
17 Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte.
18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

1 João 5:1-21
A epístola de João, bem como o seu evangelho, testifica que possuímos a vida eterna simplesmente pela fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus (compare o v. 13 com João 20:31). Não crer, depois de tantos testemunhos, é fazer a Deus mentiroso (v. 10). Estes testemunhos permitem que o filho de Deus agora descanse em certezas. "Sabemos...", não cessa de repetir o apóstolo (vv. 2, 13, 15, 18, 19, 20). A nossa fé não somente se apropria da salvação, mas também triunfa sobre o mundo, pois contempla o que está além deste, e se apega ao que é imperecível (v. 4). Que felicidade é saber também que Deus nos ouve e nos concede o que lhe pedimos segundo a sua vontade (v. 14)! O cristão não desejaria que lhe fosse concedido algo contrário à vontade de Deus. Mas, como conhecer essa vontade? Mediante o entendimento que o Filho de Deus nos deu (v. 20; Lucas 24:45). "Estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo", ao contrário do mundo, que "jaz no Maligno". Satanás não tem, em todo seu arsenal, objeto nenhum que possa seduzir o novo homem. Em compensação, oferece muitos ídolos para tentar o nosso pobre coração natural. Filhos de Deus, dediquemos os nossos afetos inteiramente para o Senhor e guardemo-nos dos ídolos (v. 21; 1 Coríntios 10:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 45:1-15

Gênesis 45:1-15

1 ENTÃO José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
2 E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
3 E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6 Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
7 Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
9 Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;
10 E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.
11 E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.
12 E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.
13 E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.
14 E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.
15 E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.


Gênesis 45:1-15
Este é o momento para o qual José tem esperado há muito tempo. Quanta paciência ele tem demonstrado! Se ele tivesse se revelado no início, seus irmãos o haveriam honrado porque teriam de fazer isso, como os feixes em seu sonho, mas o coração deles teria permanecido frio e em temor.

Os irmãos de José sabem agora que o governador do Egito, a quem todas as glórias pertencem, é nada menos que aquele a quem eles tinham odiado e rejeitado. Ele não apenas está vivo, mas todas as coisas estão sujeitas a ele (vide Hebreus 2:8). E a conduta criminosa deles tinha sido o meio preciso para o cumprimento de seus sonhos. Que confusão deve ter provocado em seus corações quando viram a sublime graça da qual José é a prova viva. José não se vingou; ele agora nem mesmo os reprovava; ele só queria a felicidade de seus irmãos! E, quanto ao seu coração, estava cheio de gozo, semelhante ao do pastor quando encontra a ovelha perdida. Agora é dada aos irmãos uma feliz notícia, boas novas: ir ao pai deles e lhe contar sobre a glória da pessoa que os perdoou. Essa é também a nossa missão, queridos redimidos do Senhor; devemos contar aos outros, começando pelos nossos parentes mais próximos, o que temos encontrado em Jesus e narrar toda a Sua glória a Seu Pai, nas reuniões para adoração.

Que DEUS abençoe a todos.