quinta-feira, 13 de maio de 2010

Marcos 2:5,11

Quinta-feira 13 Maio

Filho, perdoados estão os teus pecados… Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa (Marcos 2:5,11).

A cura mais importante

A maior parte dos desejos das pessoas está restrita a esta vida, e em especial no que se refere ao bem-estar físico. Se estão com saúde, estão contentes. Porém o Senhor Jesus Cristo sabe o que possui valor e importância infinitamente maiores que a saúde: a salvação da alma. Por essa razão, Ele disse em primeiro lugar ao paralítico: “Perdoados estão os teus pecados”, antes de curá-lo. O Senhor é capaz de sarar tanto o corpo quanto a alma, mas esta tem a primazia, mesmo porque uma alma doente origina doenças no corpo. “O sentimento sadio é vida para o corpo” (Provérbios 14:30).

Temos a tendência de dar maior atenção ao nosso corpo e, bem depois, se houver algum problema, à nossa alma. Mas o que merece mais importância: algo que irá se desfazer rapidamente ao acabar o nosso breve tempo neste mundo, como o corpo, ou algo que irá durar eternamente, projetado para ser imortal, como a alma? No entanto, as pessoas nem sequer tiram tempo para pensar sobre isso.

Pouquíssimos indivíduos têm idéia da condição terrível da sua própria alma; por isso, a palavra de Cristo: “Perdoados estão os teus pecados”, tem um significado bem mais profundo que “Levanta… e anda”. É por isso também que Deus busca despertar dentro de nós a percepção de nossa pecaminosida­de e da necessidade que temos do Salvador. Em geral, quem vai aos médicos? Somente aqueles que percebem que estão doentes ou que há algo de errado com a saúde. E não é diferente com as doenças da alma. O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio para os que sabem que têm uma doença terminal na alma, e não para os que se consideram justos e “bonzinhos”. E que proveito tem um corpo saudável se a alma está destinada à perdição eterna?

Talvez você esteja doente hoje. Desejamos que você se recupere o quanto antes. Mas não esqueça que sua alma também precisa de cura, que só pode ser encontrada no Médico dos médicos, Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 1.22-23

13 de Maio

"E pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas." Efésios 1.22-23

Atentemos para a repetida expressão "todas", "sobre todas as cousas", "em todas". Aqui vemos que o triunfo de nosso Senhor foi representado por Sua ascensão ao céu. Realmente, a ascensão do Senhor foi o triunfo definitivo sobre todo o poder de Satanás. Olhemos para o profundo e glorioso significado deste acontecimento. Antes de qualquer outra coisa, a ascensão de Jesus significou o fim de Sua humilhação, pois por ocasião de Sua ascensão se cumpriram as palavras: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." Se um dia seremos coroados com glória, então é porque nos humilhamos como o Senhor Jesus Cristo, nos humilhamos com Ele, nos identificando plenamente com Sua maneira de ser. O glorioso significado da ascensão do Senhor Jesus nos é revelado na carta aos Efésios: "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as cousas." Isso significa que a ascensão do Senhor foi o cumprimento definitivo das profecias do Antigo Testamento que falam da Sua vinda. Da mesma maneira se cumprirá a profecia sobre Sua segunda vinda. Que promessa maravilhosa! Como poderíamos estar tristes, se a ascensão do Senhor nos garante Sua segunda vinda?

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 14:1-13

Apocalipse 14.1-13
1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.
2 Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa.
3 Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
4 São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;
5 e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.
6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
8 Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.
9 Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,
10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.
12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
13 Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.


Apocalipse 14:1-13

Depois dos parêntesis que nos apresentaram a trindade do mal, a saber, o dragão (cap. 12), a primeira e a segunda besta (cap. 13), as sete visões do capítulo 14 estão associadas com a sétima trombeta, que ainda não soou (11:15). Porém, antes de intervir para lidar com o mal, Deus reconhece e separa um novo remanescente de seu povo. São testemunhas que resistiram à corrupção geral. Ao contrário das multidões, que carregam na testa a marca da besta (13:16), estas têm o nome do Cordeiro escrito na fronte (V. 1). Estamos de alguma forma envergonhados de levar o nome do Salvador? Todos ao nosso redor podem ver a quem pertencemos?

Esses crentes são "seguidores do Cordeiro por onde quer que vá" (V. 4; compare com João 1:36,37). Tendo-o seguido no opróbrio e no sofrimento, eles também serão seus companheiros no reino. Alguns serão mortos por sua fidelidade ao Senhor (comparar com 12:11). O versículo 13 lhes traz consolo. Longe de perder sua parte no reino, são chamados "bem-aventurados". Além disso, suas obras os seguem (observem que não vão à frente, pois ninguém alcançará o céu por meio de suas obras). Queridos amigos, nossos privilégios como cristãos são muito mais elevados. Queremos ser achados menos fiéis que essas testemunhas dos últimos dias?

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 7:14-25

Êxodo 7:14-25

14 Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo.
15 Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.
16 E lhe dirás: O Senhor Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido.
17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue.
18 E os peixes, que estão no rio, morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
19 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, e sobre todo o ajuntamento das suas águas, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
20 E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue,
21 E os peixes, que estavam no rio, morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber a água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
22 Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.
23 E virou-se Faraó, e foi para sua casa; nem ainda nisto pôs seu coração.
24 E todos os egípcios cavaram poços junto ao rio, para beberem água; porquanto não podiam beber da água do rio.
25 Assim se cumpriram sete dias, depois que o Senhor ferira o rio.


Êxodo 7:14-25
Se os egípcios não levassem em consideração os dois primeiros sinais, os quais Senhor havia dito a Moisés, então haveria um terceiro e grave sinal: as águas transformadas em sangue. A água nos fala daquilo que é refrescante, restaurador e que dá vida, enquanto o derramar sangue é morte. A Palavra foi dada ao homem para lhe proporcionar vida. Mas, se ele não a recebe e se recusa a crer nela, a mesma Palavra lhe será julgamento e morte (vide João 12:48). Hoje, ela proclama graça, mas também julgamento para aqueles que não a recebem. Um dia todos deverão, de um modo ou de outro, enfrentá-la, seja no presente para a vida, seja mais tarde para a morte!

O que o Senhor falara se tornou realidade para os egípcios. O Nilo, a artéria vital da terra do Egito, considerado por eles como um deus, havia se transformado em um objeto de repulsa e aversão. O sangue invadira os rios, as correntes, os tanques de água e até as poças de lama. Todas as fontes nas quais o mundo sacia sua sede estão envenenadas com a morte (v. 18). Não bebamos dessas fontes! Naquela ocasião, os mágicos do Egito também transformaram a água em sangue. Pelo poder de Satanás, eles imitaram aquilo que trazia morte, aumentando ainda mais a miséria do povo. Os magos fariam melhor se transformassem sangue em água, mas isso eles eram incapazes de fazer.

Que DEUS abençoe a todos.