terça-feira, 11 de agosto de 2009

Isaías 40:12

11 de agosto Terça

O Poder de Deus na Natureza
Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos Céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da Terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? Isaías 40:12

Diz o salmista: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes” (Sl 19:1-3). Podem alguns supor que essas grandes coisas do mundo natural sejam Deus. Não são Deus. Todas essas maravilhas nos céus estão apenas fazendo a obra que lhes é designada. São instrumentos do Senhor. Deus é o superintendente, assim como Criador, de todas as coisas. O Ser Divino empenha-Se em manter as coisas por Ele criadas. A própria mão que sustenta as montanhas e as mantém em posição, guia os mundos em sua misteriosa marcha em volta do Sol.

Dificilmente se encontra uma operação da natureza à qual a Palavra de Deus não faça referência. A Palavra declara que Deus “faz que o Seu Sol se levante” (Mt 5:45), e que a chuva caia. Ele “faz brotar nos montes a erva” (Sl 147:8). Ele “dá a neve como lã e esparge a geada como cinza; [...] lança o seu gelo em pedaços [...] Manda a Sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas” (v. 16-18). “Faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros” (Sl 135:7).

Essas palavras da Santa Escritura nada dizem de leis da natureza independentes. Deus fornece a matéria e as propriedades com as quais executar Seus planos. Emprega Seus instrumentos para que a vegetação cresça. Manda o orvalho e a chuva e o sol, para que a relva germine e estenda sobre a terra seu tapete verde; para que os arbustos e as árvores frutíferas desabrochem os botões e produzam. Não se pode supor que seja posta em ação uma lei para que a semente opere por si mesma, e a folha apareça porque isso tenha que fazer por si mesma. Deus instituiu leis, mas estas são apenas servos pelos quais Ele efetua resultados. É pela imediata atuação de Deus que cada pequenina semente irrompe através da terra e surge para a vida. Cada folha cresce, cada flor desabrocha, pelo poder de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5:20

Terça-feira 11 Agosto
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus (2 Coríntios 5:20).

SOMOS EMBAIXADORES
Um embaixador é o representante do chefe de determinado país diante de uma nação estrangeira, ou em um sentido mais amplo, qualquer pessoa encarregada de representar alguém e de transmitir suas mensagens.

Deus é esse soberano e o céu é esse país. A nação estrangeira obviamente é o mundo, e o Evangelho é a mensagem. Então, quem são os embaixadores? Os cristãos, os portadores do formoso nome de Cristo diante dos homens.

Quanto maior e mais desenvolvida for a nação que representa, mais importante é o embaixador. Ele deve conhecer perfeitamente seu próprio país, suas leis, história, fronteiras, etc. Também deve estar inteirado dos problemas que possam ocorrer na terra estrangeira. Enviado a um país (que não é de sua escolha), não somente terá cuidado com o que fala, mas com todo o seu comportamento. Em um homem dessa categoria se espera encontrar honradez, distinção de caráter e de educação. Espera-se de um embaixador que se destaque em tudo.

O reino dos céus também tem, portanto, seus embaixadores no reino do mundo. Trazem da parte do Rei a mensagem da reconciliação. Conhecem os princípios do reino celestial e procuram colocá-los em prática. Cristãos, que imagem apresentamos de nosso Senhor, de quem temos a honra de sermos permanentes embaixadores na terra?

Que DEUS abençoe a todos.