quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mateus 15.23

6 de Janeiro

"Ele, porém, não lhe respondeu palavra." (Mateus 15.23)

Pelas Escrituras sabemos com que intensidade aquela mulher clamou ao Senhor por sua filha muito enferma e sofrida – e Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Já nos encontramos há alguns dias no novo ano, mas o clamor em nossa alma ainda não silenciou, o clamor por ajuda palpável, concreta. Parece que o Senhor não responde de nenhuma maneira. Como seria bom você receber consolo exatamente através destas linhas, você que já espera há tanto tempo!

Por que o Senhor não atendeu imediatamente o pedido daquela mulher cananéia que tinha uma fé tão grande? Não parece duro ou incompreensível que: "Ele, porém, não lhe respondeu palavra"? Será que a sua oração não foi correta? O seu pedido não era urgente? Todas essas perguntas o próprio Jesus respondeu ao dizer: "" mulher, grande é a tua fé!" Mas, num primeiro momento, Ele não lhe respondeu palavra alguma. Este é o modo do Senhor agir. Depois de Seu silêncio, Ele nos deixa experimentar poderosamente Sua ajuda maravilhosa! O incompreensível silêncio do Senhor nos atinge grandemente em tempos de sofrimento. Por que Deus se cala? Por que Ele deseja que a nossa fé se firme cada vez mais! Mas não vai mais demorar muito o momento em que o Senhor deixará de se calar para você, respondendo como está escrito em Zacarias 1.13: "...com palavras boas, palavras consoladoras."

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 1:1 - A Criação

A Criação
Quando abrimos a Bíblia para ler o primeiro versículo encontramos: "No princípio criou Deus os céus e a terra" Gênesis 1:1.

O testemunho bíblico acerca da criação é grandioso. Há numerosas expressões que enaltecem o poder criador de Deus desde o Gênesis até o Apocalipse.

No livro dos Salmos lemos da excelência da criação descrita numa das mais lindas poesias bíblicas: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos. Um dia faz declaração ao outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto por toda a terra se faz ouvir a Sua voz, e Suas palavras até aos confins do mundo." Salmo 19:1-4

Ao relembrarmos as coisas que Deus criou nos enchemos de admiração do Seu excelso poder. No Salmo 33:6 lemos: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da Sua boca."

Quando a terra saiu das mãos do Seu criador era extraordinariamente bela. A superfície era variada, contendo montanhas, colinas, e planícies, entrecortadas por grandes rios e formosos lagos.

Graciosos arbustos e delicadas flores encantavam a vista por todos os lados. As árvores eram majestosas e o ar era puro e saudável. Muitos peixes, aves e animais davam vida ao lindo cenário.

Depois da Terra, Deus trouxe a existência o homem. A ele foi dado domínio sobre tudo que seus olhos poderiam contemplar. E o próprio Deus deu a Adão uma companheira.

Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não deveria dominar, como se fosse a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como igual, sendo amada e protegida por ele.

O próprio Deus celebrou o primeiro casamento. Esta foi uma das primeiras dádivas de Deus ao homem. E ainda hoje quando os princípios divinos são obedecidos e seguidos nesta relação, o casamento é uma bênção para a humanidade.

Tudo o que Deus havia feito era a perfeição da beleza e nada parecia faltar. Contudo, o Criador deu mais uma demonstração de Seu amor, preparando um jardim especialmente para o lar de Adão e Eva.

Uma famosa escritora, descreveu assim o Jardim do Éden: "Neste jardim havia árvores de toda variedade, muitas delas carregadas com lindos frutos. Havia lindas trepadeiras apresentando um graciosíssimo aspecto com seus ramos prendendo e colorindo o ambiente com variados tons. Era o trabalho de Adão e Eva moldar os ramos da trepadeira de maneira a formar caramanchéis, fazendo assim para si, com as árvores vivas, abrigos cobertos com folhagens e frutos.

Havia ainda perfumadas flores de toda cor e bem no meio do jardim a árvore da vida sobrepujando todas as demais. Seu fruto reluzia e tinha a propriedade de perpetuar a vida." Patriarcas e Profetas, pág 30

A criação estava completa. Diz a Palavra de Deus: "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército." Gênesis 2:1 "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." Gênesis 1:31

No entanto, Deus achou que um repouso era essencial ao homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava por de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dentre os sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus e meditar em Seu poder e bondade.

Precisava de um sábado, de um descanso, para lembrar-se de Deus e manifestar-lhe gratidão por tudo quanto desfrutava e por tudo quanto recebera das mãos do Criador.

Foi assim que Deus criou o sétimo dia completando a Sua obra. Diz o texto sagrado: "E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera." Gênesis 2:2 e 3

Semelhantemente ao sábado e ao casamento, a semana originou-se na criação e tem sido preservada através dos séculos. O próprio Deus estabeleceu a primeira semana como modelo a ser seguido.

E esta primeira semana foi constituída de 7 dias literais, ou seja, dias de 24 horas cada. Seis dias foram usados na criação. O sétimo dia, Deus nele descansou e o abençoou separando-o como um dia especial para o homem.

Há um esforço no sentido de explicar a obra da criação como resultante de causas naturais. E também uma tentativa de fazer a Bíblia parecer oposta à Ciência.

Mas lembremo-nos: Deus é o fundamento de todas as coisas. Toda verdadeira ciência está em harmonia com Suas obras. A ciência desvenda maravillhas à nossa vista; explora novas profundidades; mas nada traz de suas comprovadas pesquisas que esteja em conflito com a revelação divina.

Pelo contrário, aqueles que tomam a Palavra escrita, como seu conselheiro, encontrarão na ciência um auxílio para compreender a Deus.

Nenhuma mente finita pode compreender completamente a existência, o poder, a sabedoria, ou as obras do Ser infinito. Todavia as obras da criação testificam do poder da grandeza de Deus.

O que nós precisamos realmente é olhar para a Palavra de Deus, e confiar na Criação.

Deus é o Criador e o que está revelado em Sua Palavra é a verdade. A Semana da Criação mostra todas as obras criadas por Deus incluindo o ser humano e também o sábado do sétimo dia, como dia de repouso.

Um dia Deus vai restaurar o Jardim do Éden, há tanto tempo perdido. E você também pode fazer parte da restauração de todas as coisas.

Basta apenas aceitar o plano de Deus em Jesus.

Você já parou para ver um por-de-sol, não é maravilhoso? Cada dia o artista pinta um quadro diferente para nós. Ele é o Criador.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6:34 e Salmo 31:14-15

Quarta-feira 6 Janeiro

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6:34).

Tu és o meu Deus. Os meus tempos estão nas tuas mãos (Salmo 31:14-15).

Amanhã (3)

“Eis aqui, o amanhã reina hoje na terra”, escreveu um poeta francês. A vida parece pertencer aos que fazem projetos, aos empreendedores que constroem o futuro. Mas o que diz a Bíblia? O que se refere à vida atual, ela denuncia os que fazem projetos e planejam o futuro sem levar Deus em consideração (Isaías 56:12; Tiago 4:13-15). Também acusa os que dizem: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1 Coríntios 15:32).

Mas a Bíblia mostra que o “amanhã” não acaba quando a morte chega: existe um porvir. Somente Deus pode nos falar acerca disso. Ele nos adverte que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Porém, Deus nos oferece gratuita­mente um meio de evitar o juízo e de sermos salvos por Jesus Cristo. Se colocarmos nosso futuro em Suas mãos, podemos ficar tranqüilos.

É óbvio que temos de fazer projetos e planos, mas é necessário que os sujeitemos ao Senhor. Devemos construir nosso presente e futuro à luz da eternidade. Na Palavra de Deus encontraremos instruções seguras quanto ao porvir. Estude as profecias bíblicas. Sua fé será fortalecida mediante a esperança do retorno do Senhor Jesus, e a abundante demonstração de amor e cuidado que Deus revela para com os Seus.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 4.1-12

Efésios 4.1-12

1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
7 e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
8 Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
9 Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?
10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Efésios 4:1-12

"Jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. Atendei por vós..." (Atos 2:27-28). Estas palavras de Paulo aos anciãos da igreja de Éfeso correspondem às duas divisões da epístola aos Efésios. Do capítulo 1 ao 3, o apóstolo acaba de expor o maravilhoso conselho de Deus. "Rogo-vos, pois...", prossegue ele, mostrando nos capítulos 4 a 6 o comportamento que é apropriado a uma vocação tão elevada (1 Tessalonicenses 2:12). O que deve caracterizar este chamado, em primeiro lugar, é o oposto de um espírito de superioridade: humildade e mansidão, com longanimidade em amor, no vínculo da paz. Assim como há uma mesma esperança de nossa vocação, há um mesmo Espírito que une os membros de um mesmo corpo (porém os homens têm fundado numerosas igrejas e cada uma conta os seus membros). Sob a autoridade de um Senhor é-nos ensinada uma fé cristã, e um batismo confere o nome e a responsabilidade do cristão (mas os homens falarão do batismo de sua religião!). Finalmente, um mesmo Deus e Pai, de quem tudo e todos procedem, tem sobre nós Seus direitos divinos.

O Senhor, como Homem glorificado, subiu acima de todos os céus depois de haver descido à morte. Agora Ele distribui aos Seus os vários dons de Sua graça. Temos nos submetido a Ele?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 13:13-22

2 Crônicas 13:13-22

13 Mas Jeroboão armou uma emboscada, para dar sobre eles pela retaguarda; de maneira que estavam em frente de Judá e a emboscada por detrás deles.
14 Então Judá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás; então clamaram ao Senhor; e os sacerdotes tocaram as trombetas.
15 E os homens de Judá gritaram; e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá.
16 E os filhos de Israel fugiram de diante de Judá; e Deus os entregou na sua mão.
17 De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos.
18 E foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no Senhor Deus de seus pais.
19 E Abias perseguiu Jeroboão; e tomou-lhe a Betel com os lugares da sua jurisdição, e a Jesana com os lugares da sua jurisdição, e a Efrom com os lugares da sua jurisdição.
20 E Jeroboão não recobrou mais o seu poder nos dias de Abias; porém o Senhor o feriu, e morreu.
21 Abias, porém, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.
22 Os demais atos de Abias, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escritos na história do profeta Ido.


2 Crônicas 13:13-22
O discurso de Abias foi proferido com um falso ar de superioridade. Bastou Jeroboão cercar Judá para colocar Abias e seu exército à prova. Em poucos instantes, Judá seria atacado pela retaguarda e se veria à beira da derrota. No entanto, uma direção sempre permanece livre: a que aponta para o céu. Os clamores desesperados sobem ao Senhor; agora todo fingimento desapareceu. A fé entra em cena. O exército usa uma estranha arma de guerra… estranha, mas bem conhecida na história de Israel: as trombetas (Josué 6:4; Juízes 7:18). Era uma arma poderosa porque a fé dos que a empunham descansa sobre a Palavra divina e sobre Suas promessas sempre válidas (Números 10:9). O clamor fervoroso não deixou de ser ouvido! O penetrante som falou ao coração de Deus sobre o perigo que Seu povo enfrentava. E sem dúvida falou solenemente ao coração dos homens de Jeroboão que estavam prestes a guerrear contra seus irmãos… e contra o Senhor.

O exército de Israel foi estraçalhado e humilhado (v. 18). Isso comprova que nem força (v. 3) nem astúcia (v. 13) podem derrotar a fé em Deus.

Que DEUS abençoe a todos.