segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mateus 18:3

Segunda-feira 3 Maio

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus (Mateus 18:3).

Encontrando a direção certa

Perder o rumo é uma experiência pela qual todos já passaram alguma vez na vida, quer caminhando ou dirigindo. Um desvio nem sempre é a solução do problema: retornar ao início da jornada às vezes é a única forma de encontrar a direção correta, especialmente quando se trilhou o caminho oposto.

Qualquer pessoa que vá na direção errada e ainda alimente a esperança de chegar ao destino é, no mínimo, um tolo. Está apenas aumentando seu problema.

Você pode imaginar essa situação sendo aplicada à sua vida: estando na rota errada, temporária ou permanentemente, e terminando em uma catástrofe?

É assim que Deus vê as coisas; é a verdadeira condição em que cada indivíduo se encontra desde o nascimento. A Bíblia afirma: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Isso significa que todos nós falhamos em alcançar o padrão estabelecido por Deus que corresponde à Sua santidade.

O interessante é que hoje em dia as pessoas não falam mais que “pecaram”, e, sim, que têm “problemas”. Se continuarmos ignorando esse fato, estaremos irremediavelmente perdidos. E quantos nem percebem isso!

A saída é: volte e corrija seus erros. Em um dos mais antigos livros da Bíblia, lemos: “Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado” (Jó 22:23). Portanto, a mensagem de hoje é: volte-se para Deus e peça que Ele mesmo lance os alicerces de sua vida. Faça isso enquanto há tempo para corrigir o rumo.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.14

3 de Maio

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Efésios 5.14

Você caiu no sono espiritual? Isso se nota se você percebe ou não a miséria na Igreja de Jesus e a miséria no mundo. Muitos cristãos adormecem e nem se dão conta do que acontece ao seu redor; estão cegos e mudos ao mesmo tempo. Usando termos bíblicos, eles se tornaram "ricos e abastados". Assim diz o Senhor ressuscitado: "Pois dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Desperte! Ser despertado significa ver nossos próprios pecados assim como Deus os vê – e isso é terrível! Nesse momento vem o abatimento interior e o arrependimento, e é daí que resulta o verdadeiro despertamento.

Mas também precisamos saber o que um despertamento não é. Um despertamento não é um milagre de Deus, pois, nesse caso, nós não teríamos nenhuma responsabilidade e tudo dependeria unicamente do Senhor. A responsabilidade para um despertamento na família e na Igreja está com cada um de nós pessoalmente. A questão é se nós o desejamos ou não. Mas essa é a vontade de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 4:1-11

Apocalipse 4.1-11
1 Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.
2 Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;
3 e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda.
4 Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro.
5 Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.
6 Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.
7 O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.
8 E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.
9 Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,
10 os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:
11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.


Apocalipse 4:1-11

Aqui começa a terceira parte do livro, anunciada no versículo 19 do primeiro capítulo. É óbvio que todos os detalhes da visão devem ser compreendidos em sentido simbólico. Por certo não veremos literalmente nenhum trono no céu, isso é simplesmente o emblema de governo real. Contudo, a interpretação desses símbolos de maneira nenhuma é deixada à nossa imaginação, ela nos é dada pela própria Bíblia em outras passagens.

Para poder ver o que deveria "acontecer depois destas coisas" (depois de a Igreja ter sido arrebatada), o apóstolo é convidado a subir ao céu. O cristão, para ver os acontecimentos terrenos em perspectiva real, deve considerá-los do ponto de vista celestial, tendo Cristo como o centro.

De acordo com a promessa feita à igreja de Filadélfia, os redimidos do Senhor serão guardados "da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro". E assim, no momento em que essa prova está prestes a começar para o mundo (cap. 6), vemos os redimidos já reunidos na gloria. São representados pelos 24 anciãos que se prostram e depositam as suas coroas diante do trono. No capítulo 4, eles adoram o Deus Criador, mas no capítulo 5 eles também adorarão ao Deus Redentor.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 1:1-22

Êxodo 1:1-22

1 ESTES pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:
2 Rúben, Simeão, Levi, e Judá;
3 Issacar, Zebulom, e Benjamim;
4 Dã e Naftali, Gade e Aser.
5 Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
6 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11 E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
12 Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
13 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14 Assim que lhes fizeram amar-gar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
15 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
16 E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva.
17 As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
18 Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
19 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
20 Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.


Êxodo 1:1-22
As circunstâncias na terra do Egito haviam mudado completamente entre Gênesis e Êxodo. O que agora caracterizava o Faraó e seu povo é que eles não conheciam José (v. 8; Atos 7:18). Aquele que salvou o Egito e preservou a vida de toda a nação fora totalmente esquecido! O mesmo acontece nesse mundo, do qual Satanás é o príncipe. Jesus, o Salvador, não tem lugar nos pensamentos da humanidade. As almas são arrastadas a uma terrível servidão, como resultado de não conhecer a Deus e a Seu Filho. Algumas gemem, mas a maioria ignora o próprio cativeiro. A escravidão na qual Satanás mantém a humanidade é simbolizada de maneira impressionante por meio do impiedoso trabalho a que os filhos de Israel eram submetidos (v. 13). Porém, o tema de Êxodo é a redenção: a libertação dos filhos de Deus desse terrível poder.

O perverso rei ordenou a matança de todos os meninos recém-nascidos em Israel (veja Mateus 2:16). Mas Deus levantou mulheres tementes a Ele, que não temiam a ordem do rei, para frustrar os desígnios do Inimigo. Quão preciosas são para Deus as marcas da fidelidade em um mundo onde Satanás reina.

Que DEUS abençoe a todos.