segunda-feira, 12 de julho de 2010

1Coríntios 16:22

Segunda-feira 12 Julho

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema (1Coríntios 16:22).

Uma sentença horrenda!

Essa declaração da Bíblia, como toda ela, deve ser levada a sério. De certa forma, complementa o versículo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (João 3:16). O dom de Deus à humanidade é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado.

Tudo depende da atitude das pessoas em relação ao Filho de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12). Muitos são convencidos de seu pecado pelo Espírito de Deus. Se alguém admite sua culpa e exclama: “Ai de mim! Pois estou perdido” (Isaías 6:5), então Deus pode direcionar os olhos de tal pessoa ao Calvário, onde Jesus Cristo suportou o julgamento divino em lugar dos pecadores. “Quem crê nele não é condenado” (João 3:18). Assim, os que antes eram inimigos de Deus se tornam filhos dEle pela fé; adoram e servem o Cordeiro, Salvador e Senhor.Contudo, a maioria rejeita Jesus abertamente: “Não queremos que este reine sobre nós” (Lucas 19:14). A resposta ao Seu amor é hostilidade e ódio.

Deus é amor, e também é luz. Ninguém é obrigado a aceitar Seu amor. Mas o que acontece aos que O desprezam? “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18). Todos os que não crêem estão sob a sentença de Deus: “Anátema!”, ou seja, amaldiçoado.

Isso pode mudar. A salvação ainda está disponível nesta era da graça. Volte-se para o Salvador, Jesus Cristo, e a maldição dará lugar à bênção.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 43.5

12 de Julho

"Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Salmo 43.5

Você está inquieto, estressado? As palavras "não tenho tempo" são como chicotadas do diabo. A pressa abre para muitos uma sepultura prematura. "Não tenho tempo" – apesar de todos os meios modernos que nos ajudam a ser mais rápidos no trânsito e no trabalho, apesar das muitas facilidades que não existiam antigamente. Muitos estão presos por esse espírito da pressa. Mas Jesus também venceu esse espírito! Como você pode ser liberto disso? Não por meio de maiores esforços, mas por meio de mais oração. Quando você se colocar de joelhos, o Senhor lhe mostrará na Sua Palavra o caminho para libertação desse espírito da pressa. O nervosismo é uma conseqüência da pressa. Provérbios 14.30 diz: "O ânimo sereno é a vida do corpo."

Por que o seu coração está tão inquieto, tão nervoso? Não é porque você não consegue realizar os muitos trabalhos que esperam para serem feitos, também não porque as preocupações são demasiadamente grandes, mas porque você não confia no Senhor. Inquietação interior é falta de fé. Mas, invertendo a situação, você pode ter um coração sereno mesmo no meio de grande volume de trabalho se seu coração descansar em Jesus Cristo!

QueEUS abençoe a todos.

Mateus 23:23-39

Mateus 23.23-39

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
24 Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
26 Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos

30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas!
31 Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
34 Por isso, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas. A uns matareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade;
35 para que sobre vós recaia todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.
36 Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
38 Eis que a vossa casa vos ficará deserta.
39 Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!


Mateus 23:23-39

Com essas veementes palavras, o Senhor condena solenemente aqueles que podemos designar como o "clero" de Israel. Esses guias cegos eram duplamente culpados, pois não entravam no reino dos céus e também abusavam da sua autoridade para impedir que outros entrassem (v. 13). Escrupulosos em extremo por pequenas coisas, negligenciavam as mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fé (v. 23). Além disso, a sua máscara hipócrita enganava as pessoas simples que neles depositam sua confiança. Muito indignado, o Senhor Jesus revela-lhes a sua verdadeira face: são sepulcros caiados (mortos interiormente), são "serpentes", assassinos e filhos de assassinos.

Antes de sair do templo, esta casa onde Deus já não mais tinha Seu lugar (deixando-a assim deserta - sem a presença divina), Jesus expressa em termos muito tocantes o juízo que iria recair sobre Jerusalém. Creio que podemos compreender um pouco o que foi para Seu coração divinamente sensível o desprezo à graça que Ele oferecia. "Mas estes não quiseram!" (cap. 22:3; Oséias 11:7). Catastróficas palavras! Quem dentre os que as ouvirão um dia poderá reclamar de Deus a culpa por sua aflição eterna? A salvação em Cristo foi e ainda está sendo oferecida. Mas muitos não querem aceitá-la.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 37:17-29

Êxodo 37:17-29

17 Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
18 Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
19 Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
20 Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.
21 E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.
22 Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
23 E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;
24 De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
25 E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
26 E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo.
28 E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29 Também fez o azeite santo da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.


Êxodo 37:17-29
O candelabro de ouro puro vem em seguida, com sua base de ouro batido, “seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça”. Deus se deleita em repetir todos os detalhes com toda a plenitude (o número 7) dos frutos e das belezas exibidas neste candelabro, uma figura de Cristo, que está em primeiro lugar em todas as Suas glórias. Mas não se esqueça de que o candelabro era feito de ouro batido e era abastecido com azeite puro batido (27:20), descrição que nos faz lembrar do sofrimento dAquele que veio como a verdadeira Luz em meio às trevas e não foi recebido. Rejeitado, Ele agora irradia Sua luz no santuário onde os Seus podem contemplá-Lo pela fé.

O altar de ouro, o qual também estava no Santo Lugar, em frente ao véu, é outra figura dAquele que é o objeto central de nossa adoração, em cujo Nome nos aproximamos de Deus em adoração e também em intercessão. O incenso oferecido ali, já visto nos versículos 34-38 do capítulo 30, era “segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo”. Os diferentes tipos de óleos que o constituíam nos falam das perfeições do Filho de Deus e do valor que essas perfeições tinham para o Pai, a quem as oferecemos.

O óleo santo da unção é igualmente preparado segundo as instruções encontradas no capítulo 30.

Que DEUS abençoe a todos.