segunda-feira, 12 de julho de 2010

Êxodo 37:17-29

Êxodo 37:17-29

17 Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
18 Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
19 Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
20 Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.
21 E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.
22 Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
23 E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;
24 De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
25 E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
26 E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
27 Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo.
28 E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29 Também fez o azeite santo da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.


Êxodo 37:17-29
O candelabro de ouro puro vem em seguida, com sua base de ouro batido, “seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça”. Deus se deleita em repetir todos os detalhes com toda a plenitude (o número 7) dos frutos e das belezas exibidas neste candelabro, uma figura de Cristo, que está em primeiro lugar em todas as Suas glórias. Mas não se esqueça de que o candelabro era feito de ouro batido e era abastecido com azeite puro batido (27:20), descrição que nos faz lembrar do sofrimento dAquele que veio como a verdadeira Luz em meio às trevas e não foi recebido. Rejeitado, Ele agora irradia Sua luz no santuário onde os Seus podem contemplá-Lo pela fé.

O altar de ouro, o qual também estava no Santo Lugar, em frente ao véu, é outra figura dAquele que é o objeto central de nossa adoração, em cujo Nome nos aproximamos de Deus em adoração e também em intercessão. O incenso oferecido ali, já visto nos versículos 34-38 do capítulo 30, era “segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo”. Os diferentes tipos de óleos que o constituíam nos falam das perfeições do Filho de Deus e do valor que essas perfeições tinham para o Pai, a quem as oferecemos.

O óleo santo da unção é igualmente preparado segundo as instruções encontradas no capítulo 30.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário