terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Isaías 40:25-26

Terça-feira 21 Dezembro

A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas (Isaías 40:25-26).

Deus não está nas árvores

Há algum tempo, foi feita uma enquete com famosas perso­nalidades da TV sobre qual o conceito de Deus que possuíam. As respostas dessas pessoas foram bem interessantes. Uma delas disse: “Eu creio em um poder que é muito, muito maior que nós. Esse poder está na natureza, nas árvores e nos seres humanos. Quando estive no Monte Sinai, onde se diz que Moisés recebeu os dez mandamentos, eu vi um monastério e um pôr-do-sol incomparável. Senti-me intimamente associado à criação…”

Talvez muitas pessoas tenham sentimentos religiosos similares por causa dos magníficos fenômenos naturais. A questão é: quando pensam sobre o “poder que é muito, muito maior que nós”, será que realmente estão falando do Criador ou apenas da criação? Atualmente, os poderes da natureza, em geral, não são atribuídos a Deus.

Deus é único. Não se pode compará-Lo com árvores, animais, nem sequer com pessoas. Tudo foi criado por Ele. É por essa razão que a criação traz as marcas divinas em sua origem, da mesma maneira como os produtos trazem a marca do fabricante. Isso claramente indica o “seu eterno poder, como a sua divindade” (Romanos 1:20).

O sábio rei Salomão escreveu: “Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra” (Eclesiastes 5:2). Como isso é verdade! Ninguém pode atravessar essa distância sem a ajuda do próprio Deus. Quem procura Deus perso­nificado exclusivamente nas coisas que ele criou jamais irá encontrá-Lo. A criação é uma pequena parte da revelação divina à humanidade; a totalidade dessa revelação está em Seu Filho, Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 19.7

21 de Dezembro

"Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te, e come, porque o caminho te será sobremodo longo." 1 Reis 19.7

Para onde nos conduz o caminho do Senhor? Digo com profunda certeza a você que agora lê estas linhas: o Senhor preparou um "grande caminho" para você. Por isso, volte-se logo para o caminho do Senhor. "Para onde?", você pergunta. Apocalipse 14.4 responde: a ser como os "...seguidores do Cordeiro por onde quer que vá." Já posso lhe adiantar com certeza para onde esse caminho não conduz: ele não leva para onde sua carne quer. Por isso eu lhe peço muito que você reveja o grau de sua disposição em seguir o caminho do Cordeiro para onde quer que Ele for. Pois esse caminho significa a absoluta entrega da própria vontade. O único caminho certo para você é o caminho pelo qual o Senhor já quer conduzi-lo há muito tempo, mas para o qual você ainda não se decidiu. Até hoje o seu caminho sempre partiu do seu próprio "eu". Mas a base de partida do caminho do Senhor é única e exclusivamente o Calvário. Lá Ele espera por você. Você tem de voltar até onde o Cordeiro de Deus crucificado espera por você, ao Calvário. Somente partindo do Calvário você encontrará o caminho do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 30:1-14

Deuteronômio 30:1-14

1 E SERÁ que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o Senhor teu Deus,
2 E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
3 Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
4 Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
5 E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
6 E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
7 E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os teus odiadores, que te perseguiram.
8 Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
9 E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
10 Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.

Deuteronômio 30:1-14
A graça de Deus mantém “as coisas encobertas” (29:29), das quais esse maravilhoso capítulo nos fala. Certo autor cristão escreveu: “O Senhor não apenas reuniu Seu povo, trouxe-o de volta à Canaã, multiplicou-lhes os filhos, agiu poderosamente a favor da nação, mas Ele também fez uma tremenda obra de graça dentro do coração do povo, cujo resultado é muito mais valioso que qualquer prosperidade externa”. No futuro, Deus atuará no coração de Seu povo a fim de que eles O amem e Lhe obedeçam (Hebreus 8:10). Ele tem falado por muito tempo: “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim” (Jeremias 4:1; Oséias 14:1,2). Portanto, esse paciente trabalho não será em vão!

O capítulo 10 de Romanos cita os versículos 12 a 14, aplicando-os “aos que crêem”. Cristo, a Palavra viva, desceu do céu para onde ser humano nenhum jamais poderia subir, a fim de revelar o coração de Deus, o qual deseja que todos os homens sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Amigo, não diga que a salvação é algo difícil demais e que você é profundamente pecador (v. 11). Não importa o quão longe você foi, Jesus está perto de você. Abra seu coração para Ele agora mesmo!

E, nós, cristãos, precisamos ter bastante cuidado para que a Palavra que está em nossa boca e em nosso coração não permaneça infrutífera, mas seja colocada em prática (v. 14; João 13:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 51:4 e 1 João 1:9

Segunda-feira 20 Dezembro

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista (Salmo 51:4).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9).

Você disse: “pecado”?!

Se escutarmos o que as pessoas falam, iremos ouvir todo tipo de definição para “pecado”. Alguns pensam que é uma coisa do passado, um conceito medieval que a igreja inventou para aterrorizar os membros e obrigá-los a viver uma vida miserável e cheia de regras.

Outros acham que pecado são somente as ofensas graves como assassinato, seqüestro, violência, roubo, enfim, coisas essas que não afetam a maioria das pessoas.

Outros ainda acreditam que não devemos ser tão rígidos hoje em dia como as gerações anteriores eram. Felizmente, para esses, os princípios morais se afrouxaram, pois havia muita hipocrisia.

O que você ou eu entendemos como pecado é irrelevante. O que Deus pensa acerca da questão e o que a Bíblia afirma é o que importa. Qualquer ofensa contra os princípios santos de Deus é pecado. Ele não permite que nada passe incólume. Mas perdoa qualquer pecado por causa do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.

Quem Deus perdoa? Apenas os que vivem honestamente e que jamais cometeram “pecados graves”? A Palavra de Deus diz que não. Há somente uma condição a ser cumprida: temos de confessar nossos pecados. Ou seja, temos de chamá-los pelos nomes adequados, reconhecendo que ofendemos a Deus acima de tudo. A graça divina está disponível para quem crer em Jesus Cristo e de fato recebê-lo como Salvador.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 25.4-5

20 de Dezembro

"Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo o dia." Salmo 25.4-5

Aqui temos a oração tão necessária para obter a direção correta. Por que tão necessária? Porque somente os caminhos de Deus são perfeitos, e por isso somente o Seu caminho é um caminho abençoado para você. Entre os caminhos de Deus e os nossos caminhos há um profundo abismo. As Escrituras deixam bem claro para onde nos conduzem os nossos próprios caminhos: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Por isso é muito trágico quando a vida de uma pessoa é descrita da seguinte maneira: "...cada um se desviava pelo caminho." Mas como é o caminho de Deus para você? A resposta está no Salmo 77.13: "O teu caminho, ó Deus, é de santidade." Mas é justamente por ser um caminho de santidade que tão poucos encontram esse maravilhoso caminho: "...apertado é o caminho que conduz para a vida." Nesse caminho santo e estreito, a velha natureza não tem mais espaço. A ênfase em "santo" e "estreito" mostra também a singularidade do caminho de Deus para você. Não existe outro caminho – e nesse caminho só há lugar para duas pessoas: para o Cordeiro e para você.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 29:18-29

Deuteronômio 29:18-29

18 Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
19 E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.
20 O Senhor não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do Senhor e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.
21 E o Senhor o separará para mal, de todas as tribos de Israel, conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei.
22 Então dirá à geração vindoura, os vossos filhos, que se levantarem depois de vós, e o estrangeiro que virá de terras remotas, vendo as pragas desta terra, e as suas doenças, com que o Senhor a terá afligido;
23 E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor.
24 E todas as nações dirão: Por que fez o Senhor assim com esta terra? Qual foi a causa do furor desta tão grande ira?
25 Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito;
26 E foram, e serviram a outros deuses, e se inclinaram diante deles; deuses que eles não conheceram, e nenhum dos quais lhes tinha sido dado.
27 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.
28 E o Senhor os arrancou da sua terra com ira, e com indignação, e com grande furor, e os lançou em outra terra como neste dia se vê.
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.


Deuteronômio 29:18-29
Até agora, o assunto tem sido o povo como um todo. Os versículos 18 a 21 aplicam-se a indivíduos, homens e mulheres que se afastam do Senhor. Erva venenosa e amarga (v. 18) é planta cujos frutos crescem em lugares não cultivados. Quando nosso coração está “em situação selvagem”, não devemos surpreender-se se certas raízes de amargura se desenvolverem, envenenando nosso espírito com toda a sorte de ressentimento, inveja e animosidade. A cura para isso, de acordo com Hebreus 12:15, é não cairmos da graça de Deus.

Este capítulo encerra com um versículo reconfortante. Nossa história, assim como a de Israel, consiste em um lado visível, pelo qual somos responsáveis; e um lado oculto, o da graça, do qual somente Deus tem pleno conhecimento. Certas tapeçarias são bordadas do fim para o início. Enquanto o trabalho é feito, apenas se vêem nós e linhas desordenadas na peça; somente o artesão sabe o que está fazendo. Quando o bordado fica pronto, o desenho surge no outro lado em toda sua beleza e perfeição. “As coisas reveladas” correspondem ao lado visível da obra divina. Aflições, provas, disciplinas por vezes nos parecem contrárias aos planos de Deus. Mas em breve, na magnificência do Lugar Celestial, admiraremos o lado oculto do trabalho de Deus e entenderemos completamente Seu amor.

Que DEUS abençoe a todos.