terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Deuteronômio 29:18-29

Deuteronômio 29:18-29

18 Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
19 E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.
20 O Senhor não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do Senhor e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.
21 E o Senhor o separará para mal, de todas as tribos de Israel, conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei.
22 Então dirá à geração vindoura, os vossos filhos, que se levantarem depois de vós, e o estrangeiro que virá de terras remotas, vendo as pragas desta terra, e as suas doenças, com que o Senhor a terá afligido;
23 E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor.
24 E todas as nações dirão: Por que fez o Senhor assim com esta terra? Qual foi a causa do furor desta tão grande ira?
25 Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito;
26 E foram, e serviram a outros deuses, e se inclinaram diante deles; deuses que eles não conheceram, e nenhum dos quais lhes tinha sido dado.
27 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.
28 E o Senhor os arrancou da sua terra com ira, e com indignação, e com grande furor, e os lançou em outra terra como neste dia se vê.
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.


Deuteronômio 29:18-29
Até agora, o assunto tem sido o povo como um todo. Os versículos 18 a 21 aplicam-se a indivíduos, homens e mulheres que se afastam do Senhor. Erva venenosa e amarga (v. 18) é planta cujos frutos crescem em lugares não cultivados. Quando nosso coração está “em situação selvagem”, não devemos surpreender-se se certas raízes de amargura se desenvolverem, envenenando nosso espírito com toda a sorte de ressentimento, inveja e animosidade. A cura para isso, de acordo com Hebreus 12:15, é não cairmos da graça de Deus.

Este capítulo encerra com um versículo reconfortante. Nossa história, assim como a de Israel, consiste em um lado visível, pelo qual somos responsáveis; e um lado oculto, o da graça, do qual somente Deus tem pleno conhecimento. Certas tapeçarias são bordadas do fim para o início. Enquanto o trabalho é feito, apenas se vêem nós e linhas desordenadas na peça; somente o artesão sabe o que está fazendo. Quando o bordado fica pronto, o desenho surge no outro lado em toda sua beleza e perfeição. “As coisas reveladas” correspondem ao lado visível da obra divina. Aflições, provas, disciplinas por vezes nos parecem contrárias aos planos de Deus. Mas em breve, na magnificência do Lugar Celestial, admiraremos o lado oculto do trabalho de Deus e entenderemos completamente Seu amor.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário