Deuteronômio 30:1-14
1 E SERÁ que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o Senhor teu Deus,
2 E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
3 Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
4 Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali;
5 E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.
6 E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
7 E o Senhor teu Deus porá todas estas maldições sobre os teus inimigos, e sobre os teus odiadores, que te perseguiram.
8 Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
9 E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
10 Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
11 Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
14 Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Deuteronômio 30:1-14
A graça de Deus mantém “as coisas encobertas” (29:29), das quais esse maravilhoso capítulo nos fala. Certo autor cristão escreveu: “O Senhor não apenas reuniu Seu povo, trouxe-o de volta à Canaã, multiplicou-lhes os filhos, agiu poderosamente a favor da nação, mas Ele também fez uma tremenda obra de graça dentro do coração do povo, cujo resultado é muito mais valioso que qualquer prosperidade externa”. No futuro, Deus atuará no coração de Seu povo a fim de que eles O amem e Lhe obedeçam (Hebreus 8:10). Ele tem falado por muito tempo: “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim” (Jeremias 4:1; Oséias 14:1,2). Portanto, esse paciente trabalho não será em vão!
O capítulo 10 de Romanos cita os versículos 12 a 14, aplicando-os “aos que crêem”. Cristo, a Palavra viva, desceu do céu para onde ser humano nenhum jamais poderia subir, a fim de revelar o coração de Deus, o qual deseja que todos os homens sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Amigo, não diga que a salvação é algo difícil demais e que você é profundamente pecador (v. 11). Não importa o quão longe você foi, Jesus está perto de você. Abra seu coração para Ele agora mesmo!
E, nós, cristãos, precisamos ter bastante cuidado para que a Palavra que está em nossa boca e em nosso coração não permaneça infrutífera, mas seja colocada em prática (v. 14; João 13:17).
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário