sexta-feira, 19 de março de 2010

Provérbios 29:1

Sexta-feira 19 Março

O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio (Provérbios 29:1).

Tudo sob controle?

Quantas pessoas já experimentaram a verdade desse provérbio! São forçadas a admitir que não deram ouvidos a conselhos e escolheram o erro. Agora se encontram em uma situação para a qual não há saída.

Pode ser, por exemplo, a situação de alguém que destruiu sua família e negócios tentando obter lucros por meios ilícitos. Talvez tenha sido advertido por amigos, mas não os ouviu. Ignorou todos os sinais do desastre vindouro, pensando que tudo estava sob controle.

Aplique isso à eternidade! Aqui ainda podemos colocar as coisas em ordem e começar de novo. Contudo, quando nosso tempo de morrer chegar, isso não será mais possível. A questão “Onde vou passar a eternidade?” já terá sido decidida nesta vida.

Quantos têm ouvido essa verdade! A família e os amigos os advertem; eles já conhecem o Evangelho da salvação em Jesus Cristo. Têm sido encorajados a recebê-Lo como Salvador, mas insistem em achar que tudo está sob controle e há outras coisas mais importantes.

É pura estupidez ignorar as verdades divinas. A exortação de Hebreus 12:25 é bem clara: “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus”.

O maior erro de todos é pensar que você tem tudo sob controle no que se refere à eternidade. Mas glória a Deus que ainda é tempo da graça para nós. Por meio dela, você, leitor, pode encontrar a salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 9.7

19 de Março

"A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado: a ele ouvi." (Marcos 9.7)

Será que eu espero única e exclusivamente no Senhor Jesus, ou minha esperança está dividida? Se de fato esperamos unicamente por Ele, isso se manifesta no nosso cotidiano: pela fé estaremos treinados a ver somente a Jesus apesar de todas as tentações, desilusões e de toda a escuridão que nos cerca. Essa também foi a experiência dos três discípulos de Jesus por ocasião da transfiguração. Eles "...olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão somente Jesus." Quanto mais esperamos por Ele e perseveramos nEle, tanto mais o Seu poder opera em nós e através de nós. Assim também está escrito na conhecida passagem de Isaías 40.31: "...os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Preste atenção na palavra "caminhar". No caminhar não há inquietação, pressa ou inconstância. É a prova de nossa perseverança. "Caminhar e não se cansar" é o máximo que as nossas forças podem conseguir. A palavra "caminhar" aqui não quer dizer a atividade, mas significa o ser. A Bíblia não é abstrata, ela sempre é verdadeira, viva e muito concreta. Assim, por exemplo, Deus não diz: "Seja espiritual!", mas: "Ande na minha presença." Faça isto hoje mesmo!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 12:18-29

Hebreus 12.18-29

18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,
20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.
21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!
22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia
23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.
25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,
26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.
27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.
28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.


Hebreus 12:18-29

Novamente aqui é ressaltada a diferença entre o que a lei oferecia e o que o cristão possui em Cristo. Em vez do terrível Sinai, a graça que Deus manifestará em Sião no reino vindouro do Messias (Salmo 2:6). Mas os filhos de Deus são conduzidos a uma classe mais elevada de bênçãos. Eles são convidados a escalar a montanha da graça, a entrar pela fé na "cidade do Deus vivo", a Jerusalém celestial, e a saudar seus habitantes. Ali encontrarão muitos milhares de anjos, depois a "congregação dos primogênitos", ou seja, a Igreja. Ao final, o próprio Deus, o "Juiz de todos", os receberá como redimidos por Seu Filho. Voltando à base da montanha, aos fundamentos de toda essa glória, encontrarão os espíritos dos que foram "aperfeiçoados" (capítulo 11), e o Senhor Jesus, "o Mediador da nova aliança" selada com Seu próprio sangue.

Certo cântico diz que "o céu é nossa casa". Se todas as coisas terrenas são mutáveis e passageiras, o cristão recebe um reino inabalável; tem o nome escrito nos céus (Lucas 10:20). E a mesma graça que nos dá acesso a tudo isso, também nos permite servir ao Deus santo - não da maneira que é aceitável a nós, mas a Ele. A reverência e o temor de desagradar ao Senhor nos manterão no caminho de Sua vontade.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 25:1-18

Gênesis 25:1-18

1 E ABRAÃO tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;
2 E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.
3 E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.
4 E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura.
5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque;
6 Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
9 E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10 O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
11 E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói.
12 Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.
13 E estes são os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas gerações: O primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsão,
14 Misma, Dumá, Massá,
15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.
17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos, e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.
18 E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai para a Assíria; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmãos.


Gênesis 25:1-18
A final da vida de Abraão compreende um amplo quadro profético:

Capítulo 21: o nascimento do Filho;

Capítulo 22: a cruz e a ressurreição do verdadeiro Isaque;

Capítulo 23: Israel é colocado de lado (a morte de Sara);

Capítulo 24: o chamado da Igreja e sua união com Cristo na glória;

Finalmente, o capítulo 25: a introdução do reino milenar, quando as nações da terra, representadas pelos filhos de Quetura, serão abençoadas em sua associação com Isaque. Abraão deu a Isaque tudo o que possuía. Isaque representa Cristo como o Herdeiro de todas as coisas. “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho... Pede-me, e eu te darei as nações por herança” (Salmo 2:7-8). Pela fé, Abraão conduziu os seus pensamentos para este futuro glorioso. Ele contemplava para além de Isaque, Àquele mediante quem as promessas seriam cumpridas. “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia”, disse Jesus aos judeus, “viu-o e regozijou-se” (João 8:56). Ele morreu na fé, “sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as” (Hebreus 11:13). Por essa razão, Abraão é um dos homens de quem Deus não se envergonha de ser chamado seu Deus. Ele próprio Se chama o “Deus de Abraão”. Ele também poderia ser chamado de seu Deus?

Que DEUS abençoe a todos.