quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mateus 12:31 e 32

Pecado Imperdoável
Você acredita que existe pecado que não pode ser perdoado?

Há milhões de pessoas no mundo que cometeram o pecado imperdoável e milhões mais, preocupadas porque não sabem se já cometeram esse pecado.

O pecado imperdoável é cometido contra o Espírito Santo. Foi Jesus que explicou: "Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada." Mateus 12:31 E no verso 32 Ele acrescentou ". . . se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir."

Muitos tem idéias estranhas quanto ao que vem a ser pecado contra o Espírito Santo. Alguns pensam ser o suicídio; outros que seja praguejar ou amaldiçoar.

Há centenas de ministros ensinando que o pecado contra o Espírito Santo é não reconhecer que as "línguas estranhas" por eles faladas, sejam autênticas e do Espírito Santo. Muitos ainda pensam que este pecado seja o roubar ou o adulterar.

Notemos que Jesus afirmou, "todo o pecado e blasfêmia serão perdoados ao homem." Isto está em harmonia com Isaías 1.18 onde o Senhor promete apagar, limpar e perdoar nossos pecados mesmo que sejam tão sujos ou vermelhos como o carmesim ou a escarlate.

Em I João 1:9 nos é feita a promessa de que "se confessarmos nossos pecados", Deus na Sua fidelidade e justiça nos perdoa todos os pecados e nos purifica. Não importa quão terrível tenha sido o nosso pecado, Deus está disposto a nos perdoar.

Jesus esclareceu que o pecado imperdoável é cometido contra o Espírito Santo.

Que pecado é este que Deus não possa perdoar? Como é cometido?

A Bíblia declara que o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo de erro, mas a "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus."

Assim sendo, o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo particular de pecado como praguejar, matar ou suicidar-se, mas é uma condição pecaminosa à qual a pessoa chega por recusar-se a atender aos rogos do Espírito Santo.

Como pode uma pessoa atingir tal condição, da qual não possa mais arrepender-se? Muitos pensam, especialmente os jovens, que devem aproveitar a vida agora, e quando velhos, dedicar-se então à religião.

O que estas pessoas desconhecem é que ninguém jamais poderá obter a Salvação e o perdão de seus pecados sem o legítimo arrependimento.

O arrependimento de que fala a Bíblia é uma obra do Espírito Santo na vida. Esta obra produz mudança radical nos hábitos do pecador que se faz disposto a cumprir a vontade de Deus.

A Bíblia afirma em Atos 5:31 que Deus "exaltou a Jesus para ser o Salvador, para dar arrependimento e perdão dos pecados". Como vemos a ação de arrepender-se, não surge por acaso, da vontade do homem, mas é causada pela ação de Deus.

Jesus prometeu que quando o Espírito Santo viesse, o Consolador, "Ele convenceria o mundo do pecado." João 16.8. Quando alguém aceita, atenta e segue os rogos do Espírito Santo, este então alcança o arrependimento que vem de Deus.

E, quando arrependido, recebe o perdão de Deus. E tendo recebido perdão divino, recebe com ele também a salvação. Mas, pelo contrário, se alguém rejeita os apelos do Espírito Santo e não atenta à Voz de Deus, jamais pode ser perdoado e salvo.

A Bíblia nos orienta, "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia de redenção." Efésios 4:30. Como o Espírito Santo age em nossa vida, guiando-nos, orientando-nos, mostrando-nos a vontade de Deus, a nossa reação para com sua atuação vai decidir diretamente nossa sorte eterna.

Assim, se nós seguirmos as instruções do Espírito Santo, contidas na Bíblia, seremos selados para a salvação. "Porque todos quantos são guiados pelo Espírito Santo, estes são filhos de Deus." Romanos 8:14

Em Marcos 9:43-46 Jesus nos ensinou que se nossa mão, ou nosso pé ou nossos olhos nos fizerem tropeçar e cair em pecado, seria melhor eliminar estes membros do que perder a salvação.

Jesus não ensinou que deveríamos mutilar nosso corpo. O que Jesus ensinou foi que devemos vigiar nossos costumes, gostos, tendências e impedir que nossos membros estejam nos afastando de Deus e nos levando ao pecado e à perdição.

Quando o Espírito Santo fala à nossa mente, devemos educar nossa vontade a fazer o que Ele nos pede que façamos.

É muito melhor sabermos disciplinar nossa vontade pecaminosa e seguirmos a orientação de Deus para termos a salvação do que seguirmos nosso próprio caminho rumo à morte.

Como saber que ainda não cometemos este pecado? Se ainda ouvimos a Voz de Deus nos orientando e nos chamando de volta ao caminho do Senhor; e se sentimos tristeza pelos pecados cometidos, isto é prova de que Deus está falando ao nosso coração e tentando salvar-nos.

É a certeza de que não cometemos o pecado imperdoável, contra o Espírito Santo.

O conselho divino é: "Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:15

Se agora você está sentindo necessidade de Deus. Abra seu coração e Deus o perdoará.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 28:17 e 1 João 1:8

Quarta-feira 27 Janeiro

E [Jacó] temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! (Gênesis 28:17).

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1:8).

Como superar o medo (3)

Deus Se revelou a Jacó, um dos patriarcas de Israel, por meio de um sonho no qual havia uma escada que alcançava os céus. Anjos subiam e desciam por ela. Isso mostrava como Jacó contava com o favor de Deus. Impressionante foi o que Jacó sentiu ao ter essa visão: ele ficou totalmente apavorado!

Descobrimos a razão disso ao lermos a história desse homem. Um pouco antes desse episódio, vemos que ele enganou o próprio pai, Isaque, ao se passar pelo irmão mais velho, Esaú. Agora estava fugindo, com medo de Esaú, com medo da repreensão de Deus, pois sua consciência o atormentava.

Há uma importante lição para aprendermos aqui: o pecado e a culpa roubam nossa paz de espírito, massacram nossa consciência e nos cegam para o amor e a bondade de Deus. O coração humano é enganoso e orgulhoso demais para admitir o fracasso e o pecado. Se simplesmente ignorarmos os erros, eles permanecerão vivos em nosso subconsciente e gerarão o medo de sermos descobertos nesta vida e de enfrentarmos a Deus no porvir.

Quem quer se livrar de tais medos tem de revelar sua vida diante de Deus e confessar seus pecados a Ele. Somente assim é possível experimentarmos o perdão divino, a aceitação do Pai e a libertação que os filhos de Deus possuem.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 5.8

27 de Janeiro

"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." (1 Pedro 5.8)

Como cristãos, temos lutas diárias, grandes e pequenas, interiores e exteriores. Quando essas lutas se tornam cada vez mais fortes, mesmo que tenhamos recebido o perdão dos pecados, deveríamos saber que elas vêm diretamente de Satanás, nosso inimigo mortal. Mas nós, que temos o Senhor Jesus em nosso coração, podemos resistir vitoriosamente a Satanás pela fé. Pela fé – mas como, se eu sou fraco e miserável, se não consigo crer em mais nada, se nada mais sinto a não ser escuridão ao meu redor? Será esta a sua queixa? Então Tiago nos dá a maravilhosa resposta: "...resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros." Assim, resistindo a Satanás, você pode se aproximar de Deus, pois o caminho para o interior do santuário, à presença de Deus, está livre: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus... e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura."

Que DEUS abençoe a todos.