terça-feira, 2 de agosto de 2011

Provérbios 1:8; 14:26-27

Segunda-feira 2 Agosto

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe.

No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte

(Provérbios 1:8; 14:26-27).

LEMBRE-SE DOS ENSINAMENTOS DE SUA MÃE
Um jovem afundou na delinqüência. Nada parecia detê-lo. De delito em delito, passou a assaltar à mão armada. Certo dia, foi assaltar uma lotérica. Com a arma em punho, exigiu o dinheiro do caixa. A atendente, uma senhora já de certa idade, o olhou fixamente e por alguma inexplicável razão, esquecendo-se das recomendações em uma situação dessas, falou séria e calmamente: “Meu filho, você está arruinando sua vida. Mais cedo ou mais tarde, vão prender você e colocá-lo na cadeia. Eu lhe suplico: pense no que está fazendo. Lembre-se dos ensinamentos de sua mãe”. Houve um silêncio glacial durante alguns segundos. De repente, o ladrão deu meia-volta e foi embora sem dizer nada.

Passaram-se vários dias. Depois desse episódio, o jovem resolveu se entregar à polícia e confessar seus crimes. Quando o delegado perguntou a razão de ter ido embora sem levar nada da lotérica, o jovem respondeu: “Aquela mulher me fez pensar na minha mãe. Falava como ela e até se parecia com ela”.

Não sabemos o que aconteceu com aquele rapaz. Porém, essa história enfatiza a importância dos ensinos dos pais e da educação dispensada aos filhos desde a mais tenra infância. Ensinar-lhes cortesia e o respeito pelos outros é bom, mas criá-los “na doutrina e admoestação do Senhor” é de proveito eterno (Efésios 6:4). Porque “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10).

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1.12

2 de Agosto

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1.12

A oração é o serviço de guerra espiritual mais pesado na vida de um renascido. Preste atenção o quanto Satanás lhe tenta justamente na sua vida de oração, procurando por todos os meios afastar você dela. Isso acontece porque por meio da oração perseverante almas preciosas são arrancadas das garras dele. Por isso, chamo a sua atenção para um determinado tipo de adversário que Satanás usa para nos distrair: ele usa pessoas. Que tipo de pessoas são essas? Pessoas religiosas. Quando Jesus andava aqui na terra, não foram os pecadores perdidos os seus maiores inimigos. Pelo contrário, Jesus estava sempre rodeado por eles. Seus piores inimigos foram os religiosos. No fim, até O pregaram na cruz. Hoje em dia acontece o mesmo. O maior desprezo você encontrará nos cristãos sem Cristo. Gostaria de perguntar aos assim chamados cristãos: vocês sabem para onde estão indo? Vosso cristianismo acomodado agrada muito ao diabo. Se vocês não se converterem, quer dizer, se não ocorrer a verdadeira renovação do coração, um dia passarão a pertencer a Satanás, o inimigo das vossas almas, para todo o sempre. Levemos todos a sério o que diz Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros".

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.26

1 de Agosto

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Romanos 8.26

Da mesma maneira que uma pessoa só vive se respirar, ela só tem vida espiritual se orar. A oração é uma expressão de vida divina. É a ligação imprescindível com o Deus vivo. Você ora? Não me refiro à oração formal na hora das refeições ou ao dormir. Também não me refiro à oração que é formulada na hora do perigo, embora seja de todo o coração. Mas me refiro à oração feita na presença de outros crentes. Podemos reconhecer se uma igreja é viva e tem muitos membros renascidos não pelo número de participantes do culto dominical em primeiro lugar, mas pelo número de pessoas que participam da reunião de oração. Querido leitor, você tem um espírito de oração ou é cristão apenas de nome? Se você é renascido, não é você que ora, mas, sim, o Espírito de Deus através de você. Muitos crentes fracassam em relação à santa tarefa de orar junto com a congregação. As reuniões de oração praticadas em unanimidade e concordância têm promessas especiais, e Satanás trata de impedir que você participe delas. Por isso, arrependa-se por sua falha e corra para a reunião de oração da sua igreja!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 2:1

Terça-feira 2 Agosto

Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo

(Romanos 2:1).

O JUSTO JUÍZO DE DEUS (Leia Romanos 2:1-8)
Todos conhecemos pessoas que sabem muito bem como os outros deveriam ser e que facilmente apontam os defeitos alheios.

Tais pessoas talvez não vivam da maneira desenfreada relatada em Romanos 1, mas quando vêem alguém agir assim, logo condenam. O que não conseguem enxergar é que com essa atitude, na realidade, estão condenando a si mesmas, porque em seu próprio coração se escondem essas mesmas coisas. Portanto, não escaparão do juízo de Deus que certamente vem contra elas. Em Romanos 2:16 lemos que chegará o dia em que Deus julgará os segredos dos homens. Nesse dia todos compreenderemos como Deus sempre viu as coisas.

Felizmente existe um outro lado nessa questão. Há o juízo de Deus, mas também há a misericórdia de Deus. Por ela chegamos à conversão. Que abundância de bondade e paciência existe em Deus!

A conversão consiste em nos ver como Deus nos vê e reconhecer Seu juízo sobre nós. Por natureza, amávamos a nós mesmos e desprezávamos a Deus. Agora isso mudou de forma radical. Essa nova visão sobre nós mesmos e sobre Deus nos foi concedida por Sua misericórdia (v. 4). Isso ocasiona uma revolução na maneira como vivemos!

Que DEUS abençoe a todos.