sábado, 30 de outubro de 2010

Josué 17:14

Sábado 30 Outubro

Então, os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança só uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que o Senhor até aqui me tem abençoado? (Josué 17:14).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 17:1-18)

Manassés recebeu sua porção da terra e imediatamente as filhas de Zelofeade se apresentaram com sua admirável determi­nação. Fazendo referência à ordem do Senhor para Moisés, elas reclamaram sua tão esperada herança. Metade dessa tribo escolhera as terras da outra margem do Jordão, mas o restante queria sua herança em Canaã, entre seus irmãos. Se as mulheres não foram chamadas para pregar ou participar de outras ministrações públicas, lembremos deste episódio, pois a herança delas não é de forma alguma inferior à dos seus irmãos.

Notemos com que cuidado o Senhor marca os limites de cada tribo. Elas recebiam sua porção na terra primeiramente com uma indicação das fronteiras e depois com uma lista de cidades que estavam dentro dessas fronteiras. Em retorno, Deus espera de Seu povo urgência na posse da herança. Agora olhemos para Efraim! Ele não gostou de sua montanha; tomá-la requeria muito esforço. Eles pediram outra porção de terra, não por falta de fé, mas por preguiça. Como essa tribo, o quanto nós perdemos por causa da falta de energia, especialmente na área da oração, sempre aberta para nós (Tiago 4:2).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9.38-39

30 de Outubro

"E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado." Lucas 9.38-39

Existem problemas familiares de todo tipo. Jesus, tanto no Seu tempo na terra como ainda hoje, é maior do que todos os problemas familiares. Isso o pai daquele rapaz atormentado pelo mal também sabia, e por isso veio a Jesus com sua aflição. Ninguém foi capaz de remediar sua aflição familiar, somente Jesus podia ajudar. E Ele ajudou! Ele "repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai." Hoje Jesus também quer ajudar em todo problema familiar, seja ele causado por culpa própria ou de estranhos.

Em cada situação, fale com Jesus sobre o assunto; fale com Ele como fez aquele pai aflito. Se Ele não intervém imediatamente, não desanime. Continue falando com Jesus sobre os seus problemas familiares. Ele o ouvirá e, tocado por misericórdia, mais uma vez se mostrará como Aquele que é maior que tudo. Ele não o rejeitará, pois Ele mesmo disse: "...o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 35:16-34

Números 35:16-34

16 Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
17 Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
18 Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida.
19 O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á.
20 Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer;
21 Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará.
22 Porém, se o empurrar subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem intenção;
23 Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que possa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal;
24 Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis.
25 E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.
26 Porém, se de alguma maneira o homicida sair dos limites da cidade de refúgio, onde se tinha acolhido,
27 E o vingador do sangue o achar fora dos limites da cidade de seu refúgio, e o matar, não será culpado do sangue.
28 Pois o homicida deverá ficar na cidade do seu refúgio, até à morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão.
29 E estas coisas vos serão por estatuto de direito às vossas gerações, em todas as vossas habitações.
30 Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de testemunhas, será morto; mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém, para que morra.
31 E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá.
32 Também não tomareis resgate por aquele que se acolher à sua cidade de refúgio, para tornar a habitar na terra, até à morte do sumo sacerdote.
33 Assim não profanareis a terra em que estais; porque o sangue faz profanar a terra; e nenhuma expiação se fará pela terra por causa do sangue que nela se derramar, senão com o sangue daquele que o derramou.
34 Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel.

Números 35:16-34
Em seu aspecto profético, a cidade de refúgio para o homicida abriga o povo judeu que crucificou o seu Messias sem apreciar a extensão de seu crime (Lucas 23:34). Eles têm, desde aquele tempo, sido providencialmente mantidos por Deus longe de sua herança, até o fim da atual dispensação; em outras palavras, enquanto Cristo for sacerdote à semelhança de Arão.

Na verdade, toda a raça humana é culpada da morte do Filho de Deus. Mas, em Sua infinita misericórdia, Deus providenciou para o homem um refúgio de Sua própria ira, e este refúgio não é outro senão a própria Vítima. Jesus é Aquele que “nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1:10).

Cristo é representado neste capítulo ao mesmo tempo como a vítima e como a cidade de refúgio. Ele também é representado aqui por um terceiro aspecto, como o sumo sacerdote cuja morte sinaliza o seu retorno à herança em completa segurança (Números 25:28).

O versículo 31 afirma que nenhum resgate (penitência), por maior que fosse, poderia substituir como meio de salvação o que o Senhor tinha provido em favor do homicida. Nem prata nem ouro (1 Pedro 1:18), nem qualquer obra (Efésios 2:9), podem tomar o lugar de proteção que o pecador tem em Jesus Cristo. “E não há salvação em nenhum outro…” (Atos 4:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 1:7

Sexta-feira 29 Outubro

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas (Efésios 1:7).

Vitória completa!

Martinho Lutero, um dos pioneiros da Reforma, era um homem abençoado por Deus. Coube a ele testificar novamente sobre a verdade da justificação pela fé somente, tarefa cumprida em suas famosas 95 teses. Menos conhecidas foram suas lutas interiores antes de encontrar a paz com Deus. Ao ler as Santas Escrituras, Lutero compreendeu que o homem não pode ser justificado diante de Deus por obras humanas, por mais maravilhosas que sejam.

Pouco tempo depois de sua conversão, Lutero teve um sonho. O diabo se aproximava dele com uma pilha de papéis escritos. Na primeira página estava uma terrível lista de pecados cometidos na juventude de Lutero. “Você se lembra de todos esses pecados?”, perguntou Satanás. O diabo então leu duas outras páginas com mais pecados horrendos. Lutero começou a se sentir envergonhado e pensativo. Certo do triunfo, o diabo foi saindo. De repente, Lutero reagiu e disse: “Me dê essas folhas!” No sonho, ele arrancou os papéis acusatórios da mão do diabo e escreveu neles: “O sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, me limpa de todo pecado”.

Que vitória! Resistir a Satanás firmemente baseado na vitória da cruz é o maior lembrete que podemos dar a ele de sua derrota pelas mãos e pés de nosso Senhor Jesus Cristo.

A vitória na cruz foi completa, pois o Senhor Jesus, “havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária... a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publica­mente e deles triunfou em si mesmo” (Colossenses 2:14-15).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 10.48-50

29 de Outubro

"Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto, e foi ter com Jesus." Marcos 10.48-50

O cego Bartimeu ouve Jesus de Nazaré passando, e começa a gritar com toda a força: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Esse clamor evidentemente incomoda o "mundo religioso", mas Bartimeu não perde a oportunidade, e grita mais alto ainda. O que provoca este clamor tão profundo do seu coração? Jesus está em silêncio. Ele o cura no mesmo instante? Ele afasta a cegueira imediatamente? Por enquanto não, mas o anima amavelmente para que lhe conte todo o seu problema. Jesus lhe pergunta: "Que queres que eu te faça?", mesmo sabendo que Bartimeu é cego. Isto nos mostra que nós também devemos dizer nossos desejos de maneira bem concreta a Jesus. O Senhor quer que digamos a Ele exatamente o que queremos e desejamos, mesmo que Ele já saiba tudo o que se passa em nossa vida e em nosso coração, e o que esperamos dEle. Quando Bartimeu lhe apresentou seu desejo: "Mestre, que eu torne a ver", Jesus intervém imediatamente e lhe diz: "Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver, e seguia a Jesus estrada fora."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 35:1-15

Números 35:1-15

1 E FALOU o Senhor a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
2 Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, dêem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas.
3 E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão para os seus animais, e para os seus bens, e para todos os seus animais.
4 E os arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, desde o muro da cidade para fora, serão de mil côvados em redor.
5 E de fora da cidade, do lado do oriente, medireis dois mil côvados, e do lado do sul, dois mil côvados, e do lado do ocidente dois mil côvados, e do lado do norte dois mil côvados, e a cidade no meio; isto terão por arrabaldes das cidades.
6 Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.
7 Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.
8 E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar.
9 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã,
11 Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano.
12 E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento.
13 E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós.
14 Três destas cidades dareis além do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão.
15 Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.


Números 35:1-15
Nesta terra de Canaã, com os limites que acabaram de ser traçados, cada tribo receberá sua possessão, com exceção dos filhos de Levi. De acordo com a profecia de Jacó, estes seriam espalhados em Israel devido à conduta perversa de seu pai (Gênesis 49:7). Mas, pela graça de Deus, este castigo será convertido em bênção. Quarenta e oito cidades distribuídas por toda a nação de Israel serão repartidas entre os filhos de Levi. Cada tribo dará das suas cidades aos levitas, na proporção da herança que lhe couber (v. 8). Assim esses levitas, servos do Senhor e de seus irmãos, encarregados particularmente do ensino da lei, serão guiados, em razão de sua dispersão, a exercer o seu ministério em benefício de todo o povo.

Em seguida há a questão das cidades de refúgio para o homicida. A lei, em toda a sua severidade, exige sangue por sangue, quer este tenha sido derramado intencionalmente – por ódio –, ou por outro lado, involuntariamente. Mas, para atender a este último caso, o Senhor, no mesmo momento em que deu a lei, deu uma promessa (leia Êxodo 21:12-13). Ele Se ocupou em prover um abrigo para o qual o responsável pela morte de outra pessoa teria o direito de fugir a fim de salvar sua vida. Esta é uma bela ilustração do refúgio que Deus oferece ao pecador culpado, que traz à nossa memória que “o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4).

Que DEUS abençoe a todos.