sábado, 30 de outubro de 2010

Números 35:1-15

Números 35:1-15

1 E FALOU o Senhor a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
2 Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, dêem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas.
3 E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão para os seus animais, e para os seus bens, e para todos os seus animais.
4 E os arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, desde o muro da cidade para fora, serão de mil côvados em redor.
5 E de fora da cidade, do lado do oriente, medireis dois mil côvados, e do lado do sul, dois mil côvados, e do lado do ocidente dois mil côvados, e do lado do norte dois mil côvados, e a cidade no meio; isto terão por arrabaldes das cidades.
6 Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.
7 Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.
8 E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar.
9 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã,
11 Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano.
12 E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento.
13 E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós.
14 Três destas cidades dareis além do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão.
15 Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.


Números 35:1-15
Nesta terra de Canaã, com os limites que acabaram de ser traçados, cada tribo receberá sua possessão, com exceção dos filhos de Levi. De acordo com a profecia de Jacó, estes seriam espalhados em Israel devido à conduta perversa de seu pai (Gênesis 49:7). Mas, pela graça de Deus, este castigo será convertido em bênção. Quarenta e oito cidades distribuídas por toda a nação de Israel serão repartidas entre os filhos de Levi. Cada tribo dará das suas cidades aos levitas, na proporção da herança que lhe couber (v. 8). Assim esses levitas, servos do Senhor e de seus irmãos, encarregados particularmente do ensino da lei, serão guiados, em razão de sua dispersão, a exercer o seu ministério em benefício de todo o povo.

Em seguida há a questão das cidades de refúgio para o homicida. A lei, em toda a sua severidade, exige sangue por sangue, quer este tenha sido derramado intencionalmente – por ódio –, ou por outro lado, involuntariamente. Mas, para atender a este último caso, o Senhor, no mesmo momento em que deu a lei, deu uma promessa (leia Êxodo 21:12-13). Ele Se ocupou em prover um abrigo para o qual o responsável pela morte de outra pessoa teria o direito de fugir a fim de salvar sua vida. Esta é uma bela ilustração do refúgio que Deus oferece ao pecador culpado, que traz à nossa memória que “o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário