sábado, 9 de julho de 2011

1 João 5:19

Sábado 9 Julho

Todo o mundo está no maligno

(1 João 5:19).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 14:14-20; 15:1-8)
As vitórias do crente não o cansam nem o enfraquecem; ao contrário, dão a ele alimento e doçura espirituais. É o isso que o mel encontrado no corpo do leão significa. Mas esse é um segredo que o mundo não pode entender, pois só consegue encontrar diversão em seus próprios entretenimentos (v. 10). É um enigma para o não-salvo – como um cristão pode encontrar prazer e alimento para a alma em um lugar onde não se vê nada mais que terror e morte (o poder de Satanás destruído pela morte de Cristo; Hebreus 2:14)? Sansão propôs seu enigma aos filisteus, que jamais teriam condições de explicá-lo se a esposa dele não houvesse revelado o enigma. Um pouco depois, seu sogro quebrou sua própria palavra para com Sansão (15:2). O mundo é sempre enganoso e fraudulento. Se nós, como Sansão, colocarmos nossa confiança no mundo, ou nos enredarmos em seus prazeres, sofreremos amarga frustração.

Deus cuidou de Seu servo ao mantê-lo afastado desse casamento com a filistéia. No entanto, toda a preocupação e ansiedade que ele trouxe sobre si mesmo poderiam ter sido evitadas se tivesse dado ouvidos aos pais, e Deus certamente lhe teria dado outra “ocasião contra os filisteus” (14:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 3.2

9 de Julho

"Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo do meio duma sarça." Êxodo 3.2

Onde o Senhor vem ao nosso encontro?

– No deserto, na solidão: Moisés estava no deserto, livre de todos os relacionamentos humanos.

– No Monte Horebe, no monte de Deus: "Horebe" significa aridez. Se em seu coração, de acordo com os seus sentimentos, tudo se tornou vazio e árido, o Senhor está bem próximo.

Como o Senhor se revela?

– Como o Deus eterno, justo: "Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." A chama da Sua justiça nunca se apaga. Mas Ele também se revela como o Deus do amor eterno. Seu amor nunca termina.

– Na Sua palavra: a ignorância de Moisés é um elemento profundamente trágico. Embora o Senhor estivesse tão próximo dele, Moisés não teve condições de reconhecê-lO. Ele até disse: "Irei para lá, e verei esta grande maravilha, porque a sarça não se queima." Só houve um meio de mostrar a Moisés sua ignorância, e o Senhor usou esse meio: a Sua palavra! Deus falou através da sarça, e disse: "Moisés, Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui." Foi o falar direto de Deus que o convenceu de que realmente Deus estava ali.

Que DEUS abençoe a todos.