domingo, 3 de maio de 2009

DEUS EXISTE?

Domingo 3 Maio

DEUS EXISTE?

Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe (Hebreus 3:4; 11:6).

A vida está cheia de perguntas, umas sem importância, outras imprescindíveis. Talvez nesse momento você esteja se fazendo perguntas sobre sua saúde, profissão ou família. Mas, quais de fato são as mais importantes? As que se referem a Deus e ao nosso relacionamento com Ele.

Deus existe? Essa é uma pergunta fundamental. A existência de Deus não é demonstrada por raciocínios lógicos, mas Ele mesmo nos deu sinais convincentes de Sua existência, sabedoria e bondade, começando com a existência do universo. Nenhuma teoria sobre a formação do universo, por exemplo, o Big Bang (ou Grande Explosão), pode explicar qual é a origem dele. O mundo e sua extraordinária complexidade não puderam surgir do nada. E tem de ir para alguma parte. Mas nenhuma teoria pode indicar para onde vamos.

A Bíblia começa com esta majestosa declaração: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Também nos ensina que a existência do ser humano não é acidental. Deus criou o homem para que cultivasse e protegesse essa natureza maravilhosa (Gênesis 2:15). Isso dá um sentido à nossa vida. Primeiro, o sentido de responsabilidade com o local que viveriamos, protegendo-o e não depredando-o, como fazemos. Em segundo, no entanto, acima de tudo fomos criados para desfrutar de um relacionamento de amor e confiança com nosso Criador, por meio de Jesus Cristo. Esse é o supremo objetivo de nossa vida: glorificar a Deus e termos prazer nEle.

Não imitemos o tolo que diz em seu coração: “Não há Deus” (Salmo 53:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 5.14

3 de Maio

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Efésios 5.14

Você caiu no sono espiritual? Isso se nota se você percebe ou não a miséria na Igreja de Jesus e a miséria no mundo. Muitos cristãos adormecem e nem se dão conta do que acontece ao seu redor; estão cegos e mudos ao mesmo tempo. Usando termos bíblicos, eles se tornaram "ricos e abastados". Assim diz o Senhor ressuscitado: "Pois dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Desperte! Ser despertado significa ver nossos próprios pecados assim como Deus os vê – e isso é terrível! Nesse momento vem o abatimento interior e o arrependimento, e é daí que resulta o verdadeiro despertamento.
Mas também precisamos saber o que um despertamento não é. Um despertamento não é um milagre de Deus, pois, nesse caso, nós não teríamos nenhuma responsabilidade e tudo dependeria unicamente do Senhor. A responsabilidade para um despertamento na família e na Igreja está com cada um de nós pessoalmente. A questão é se nós o desejamos ou não. Mas essa é a vontade de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 7.1-17

Lucas 7.1-17

1 Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum.2 E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte.3 Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.4 Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto;5 porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.6 Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa.7 Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.8 Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.9 Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.10 E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo.11 Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão.12 Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela.13 Vendo -a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!14 Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!15 Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.16 Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.17 Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança.

Lucas 7:1-17

Que nobres sentimentos encontramos no centurião de Cafarnaum! Que grande afeto por um simples servo, que benevolência para com Israel, que humildade ("não sou digno..." declara ele; compare v. 4), que compreensão do que é autoridade e senso de dever, adquirido na sua vida militar (v. 8)! Mas o que o Senhor admira não são as elevadas qualidades morais e, sim, a fé deste estrangeiro. O Senhor Jesus menciona essa fé dele como um exemplo a todos. A fé somente existe graças ao objeto sobre o qual se apóia. Aqui é a onipotência do Senhor. Quanto mais se conhece o objeto em sua grandeza, maior será a fé. Que Cristo, então, seja grande ao nosso coração!
Aproximando-se de Naim, o Senhor e a multidão que O acompanhava se deparam com um outro grupo. É um cortejo fúnebre, semelhante aos que vemos em nossas ruas (Eclesiástes 12:5b: Terrível advertência de que o salário do pecado é a morte). Mas este é particularmente triste, pois se trata do filho único de uma viúva. Movido por compaixão, o Senhor Jesus começa por consolar a pobre mulher. Depois toca o esquife (da mesma maneira que Ele tocou o leproso em Lucas 5:13 sem ser contaminado; compare com Números 19:11). E, de repente, este morto senta-se e começa a falar, o que é uma evidência de vida.
Não esqueçamos, então, que a confissão da boca é uma evidência necessária da vida que está em nós (Romanos 10:9).

Que DEUS abençoe a todos

Juízes 18:1-16


Juízes 18:1-16

1 NAQUELES dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança.
2 E enviaram os filhos de Dã, da sua tribo, cinco homens dentre eles, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram à montanha de Efraim, até à casa de Mica, e passaram ali a noite.
3 E quando eles estavam junto da casa de Mica, reconheceram a voz do moço, do levita; e dirigindo-se para lá, lhe disseram: Quem te trouxe aqui? Que fazes aqui? E que é que tens aqui?
4 E ele lhes disse: Assim e assim me tem feito Mica; pois me tem contratado, e eu lhe sirvo de sacerdote.
5 Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que seguimos.
6 E disse-lhes o sacerdote: Ide em paz; o caminho que seguis está perante o Senhor.
7 Então foram-se aqueles cinco homens, e chegaram a Laís; e viram que o povo que havia no meio dela estava seguro, conforme ao costume dos sidônios, quieto e confiado; nem havia autoridade alguma do reino que por qualquer coisa envergonhasse a alguém naquela terra; também estavam longe dos sidônios, e não tinham relação com ninguém.
8 Então voltaram a seus irmãos, a Zorá e a Estaol, os quais lhes disseram: Que dizeis vós?
9 E eles disseram: Levantai-vos, e subamos contra eles; porque examinamos a terra, e eis que é muitíssimo boa. E vós estareis aqui tranqüilos? Não sejais preguiçosos em irdes para entrar a possuir esta terra.
10 Quando lá chegardes, vereis um povo confiado, e a terra é larga de extensão; porque Deus vo-la entregou nas mãos; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra.
11 Então partiram dali, da tribo dos danitas, de Zorá e de Estaol, seiscentos homens munidos de armas de guerra.
12 E subiram, e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; então chamaram a este lugar Maané-Dã, até ao dia de hoje; eis que está por detrás de Quiriate-Jearim.
13 E dali passaram à montanha de Efraim; e chegaram até a casa de Mica.
14 Então responderam os cinco homens, que foram espiar a terra de Laís, e disseram a seus irmãos: Sabeis vós também que naquelas casas há um éfode, e terafins, e uma imagem de escultura e uma de fundição? Vede, pois, agora o que haveis de fazer.
15 Então se dirigiram para lá, e chegaram à casa do moço, o levita, em casa de Mica, e o saudaram.
16 E os seiscentos homens, que eram dos filhos de Dã, munidos com suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta.

Juízes 18:1-16

A obstinação e o espírito idólatra demonstrados na casa de Mica contaminaram a tribo inteira, como o capítulo de hoje relata. É sempre assim. Antes de se espalhar e perturbar o povo de Deus, o mal começa se enraizando nas famílias.
O versículo 1 nos diz que naqueles dias os danitas ainda não tinham recebido a herança deles. Então, em vez de consultarem ao Senhor e esperarem nEle, os danitas, por causa da impaciência, tentaram obtê-la à força. Que espírito de desobediência e que solução fácil! Temos de lembrar que os filhos de Dã se permitiram ser empurrados para as montanhas (1:34). Em vez de tomar posse do que tinham direito e do que estava ao seu alcance – o que exigiria a energia que provém da fé -, eles empreenderam uma viagem ao outro extremo do país. Talvez ajamos como eles mais freqüentemente do que pensamos. O Senhor tem preparado um serviço específico para nós em nossa vizinhança, mas não temos a disposição de enfrentar o teste da fé e as lutas que tal serviço envolve. Deveríamos, como Davi ao correr para combater Golias, correr ao encontro daquilo a que Deus nos comissionou, sabendo que a batalha é do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.