domingo, 3 de maio de 2009

Juízes 18:1-16


Juízes 18:1-16

1 NAQUELES dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança.
2 E enviaram os filhos de Dã, da sua tribo, cinco homens dentre eles, homens valorosos, de Zorá e de Estaol, a espiar e reconhecer a terra, e lhes disseram: Ide, reconhecei a terra. E chegaram à montanha de Efraim, até à casa de Mica, e passaram ali a noite.
3 E quando eles estavam junto da casa de Mica, reconheceram a voz do moço, do levita; e dirigindo-se para lá, lhe disseram: Quem te trouxe aqui? Que fazes aqui? E que é que tens aqui?
4 E ele lhes disse: Assim e assim me tem feito Mica; pois me tem contratado, e eu lhe sirvo de sacerdote.
5 Então lhe disseram: Consulta a Deus, para que possamos saber se prosperará o caminho que seguimos.
6 E disse-lhes o sacerdote: Ide em paz; o caminho que seguis está perante o Senhor.
7 Então foram-se aqueles cinco homens, e chegaram a Laís; e viram que o povo que havia no meio dela estava seguro, conforme ao costume dos sidônios, quieto e confiado; nem havia autoridade alguma do reino que por qualquer coisa envergonhasse a alguém naquela terra; também estavam longe dos sidônios, e não tinham relação com ninguém.
8 Então voltaram a seus irmãos, a Zorá e a Estaol, os quais lhes disseram: Que dizeis vós?
9 E eles disseram: Levantai-vos, e subamos contra eles; porque examinamos a terra, e eis que é muitíssimo boa. E vós estareis aqui tranqüilos? Não sejais preguiçosos em irdes para entrar a possuir esta terra.
10 Quando lá chegardes, vereis um povo confiado, e a terra é larga de extensão; porque Deus vo-la entregou nas mãos; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra.
11 Então partiram dali, da tribo dos danitas, de Zorá e de Estaol, seiscentos homens munidos de armas de guerra.
12 E subiram, e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; então chamaram a este lugar Maané-Dã, até ao dia de hoje; eis que está por detrás de Quiriate-Jearim.
13 E dali passaram à montanha de Efraim; e chegaram até a casa de Mica.
14 Então responderam os cinco homens, que foram espiar a terra de Laís, e disseram a seus irmãos: Sabeis vós também que naquelas casas há um éfode, e terafins, e uma imagem de escultura e uma de fundição? Vede, pois, agora o que haveis de fazer.
15 Então se dirigiram para lá, e chegaram à casa do moço, o levita, em casa de Mica, e o saudaram.
16 E os seiscentos homens, que eram dos filhos de Dã, munidos com suas armas de guerra, ficaram à entrada da porta.

Juízes 18:1-16

A obstinação e o espírito idólatra demonstrados na casa de Mica contaminaram a tribo inteira, como o capítulo de hoje relata. É sempre assim. Antes de se espalhar e perturbar o povo de Deus, o mal começa se enraizando nas famílias.
O versículo 1 nos diz que naqueles dias os danitas ainda não tinham recebido a herança deles. Então, em vez de consultarem ao Senhor e esperarem nEle, os danitas, por causa da impaciência, tentaram obtê-la à força. Que espírito de desobediência e que solução fácil! Temos de lembrar que os filhos de Dã se permitiram ser empurrados para as montanhas (1:34). Em vez de tomar posse do que tinham direito e do que estava ao seu alcance – o que exigiria a energia que provém da fé -, eles empreenderam uma viagem ao outro extremo do país. Talvez ajamos como eles mais freqüentemente do que pensamos. O Senhor tem preparado um serviço específico para nós em nossa vizinhança, mas não temos a disposição de enfrentar o teste da fé e as lutas que tal serviço envolve. Deveríamos, como Davi ao correr para combater Golias, correr ao encontro daquilo a que Deus nos comissionou, sabendo que a batalha é do Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário