quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mateus 8:8

Quinta-feira 5 Agosto

E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar (Mateus 8:8).

Fé extraordinária

O número de pessoas que a Bíblia apresenta não é pequeno. Temos de olhar com mais cuidado a fim de entendermos o que a história delas significa para nós hoje. O centurião romano veio ao Senhor Jesus pedindo que curasse seu servo. Naquela época já era extraordinário alguém ter compaixão por um servo. Mas isso não é tudo. Aquele romano, um pagão, acreditava sinceramente que Jesus Cristo podia curar à distância!

Tal coisa não existia mesmo entre os judeus. Nenhum deles creditava ao Mestre, Jesus de Nazaré, tal habilidade. Mas aquele homem expressou sua confiança através das palavras acima.

Se isso não bastasse, o centurião ainda acrescentou: “Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz” (v. 9). Em outras palavras, “Tu, Senhor, tens apenas de ordenar, assim como meus inferiores têm de me obedecer, pois Tu tens a autoridade suprema sobre tudo”!

Essa sólida convicção acerca do poder do Senhor maravilhou o próprio Jesus. Ele destacou a fé daquele romano.

Devemos mencionar que o servo foi curado no momento em que seu senhor conversava com o Senhor Jesus. Essa é uma lição fantástica para nós. Será que nossa fé é igual, ou pelo menos parecida, com a do centurião? E será que nossa compaixão atinge os que estão em um nível abaixo do nosso?

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5.4

5 de Agosto

"...E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5.4

Quem nasce de novo se torna vitorioso diante de tentação e pecado. Exatamente! Vitória é o glorioso resultado do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Quando Ele clamou: "Está consumado!", foi vitorioso sobre Satanás, sobre o pecado e sobre a morte. Por isso, todos os que agora estão em Cristo, os renascidos, também são vitoriosos em Jesus. Por isso, quando um filho de Deus é tentado e sente sua fraqueza e impotência, ele não cruza os braços, mas dá graças pela vitória que lhe é dada em Jesus Cristo. Quer dizer que um renascido se torna uma pessoa tão forte? Não, ele é fraco, mas Jesus vive nele. "Cristo em mim", esta é a garantia da vitória no dia-a-dia. O renascimento não é uma invenção teórica, algo irreal, mas um acontecimento poderoso e revolucionário num coração humano! Jesus Cristo, o próprio Deus, faz morada em nossa vida por meio do Seu Espírito. É o próprio Deus que vence através de nós. Por isso, a pessoa que se humilha aos pés da cruz pode jubilar: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito".

Que DEUS abençoe a todos.

João 14:30-31

Quarta-feira 4 Agosto

Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou (João 14:30-31).

Apenas um escapou do poder do diabo

Depois do pecado ter surgido, Deus usou vários meios em diferentes dispensações para provar a humanidade e convencer o homem de seu estado pecaminoso e perdido. Vez após vez ficou claro que o mundo era incapaz de alcançar os padrões divinos. Por fim, Deus enviou Seu Filho amado para revelar o que realmente havia no coração humano. Mas esse milagre da presença do Senhor Jesus no mundo em graça e amor somente despertou a inimizade de Suas criaturas. Essa foi a prova cabal e irrefutável de que o ser humano caiu sob o poder de Satanás e que este é o príncipe deste mundo. Até então ele não tinha esse título. Mas quando as pessoas rejeitaram o “Salvador do mundo”, essa autoridade lhe foi dada.

Houve apenas uma Pessoa em toda história que não caiu sob o poder satânico, Um em quem o diabo não tinha nada a reivindicar. Embora um verdadeiro Homem, não era deste mundo, portanto nem Satanás nem a morte, que brevemente enfrentaria, tinham poder sobre Ele. Nada havia nEle próprio nem em Sua vida a que o inimigo pudesse se aferrar. O diabo tentou de todas as maneiras afastar o Senhor Jesus de Seu caminho de obediência, mas fracassou. Por amar Seu Pai em completa devoção, o Senhor foi obediente até o ponto de Se sacrificar na cruz. E esse também é o chamado de todos aqueles que crêem nEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 6.12

4 de Agosto

"...Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Efésios 6.12

Um filho de Deus está sujeito a grandes tentações. O silêncio dos cemitérios é um silêncio de morte. Mas onde há vida, há luta. Uma pessoa que sabe que ressuscitou com Cristo, que, portanto, é renascida, também sabe que é violentamente tentada por Satanás. Satanás manda adversários para difamar os cristãos por causa de sua fé e fazer com que tenham muito trabalho com as tendências naturais e com os instintos carnais. Um cristão nominal não precisa temer essas coisas, pois não representa um desafio para o reino de Satanás. Mas o verdadeiro filho de Deus sempre está na ofensiva em relação ao reino das trevas. A nossa armadura está descrita no livro de Efésios, capítulo 6. A pessoa que é renascida sabe: o Senhor a deixou aqui nesta terra a fim de anunciar o Evangelho libertador a outras almas que ainda estão presas ao inimigo. Sendo ativo o nosso sim a Jesus, o não do diabo em relação a nós também é ativo. Você já derramou lágrimas por causa das tentações interiores e exteriores? Isso é um bom sinal. O Senhor Jesus diz: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.".

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 13:9-28

Levítico 13:9-28

9 Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,
10 E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou o pêlo em branco, e houver carne viva na inchação,
11 Lepra inveterada é na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo é.
12 E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote,
13 Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.
14 Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15 Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.
16 Ou, tornando a carne viva, e mudando-se em branca, então virá ao sacerdote,
17 E este o examinará, e eis que, se a praga se tornou branca, então o sacerdote declarará limpo o que tem a praga; limpo está.
18 Se também a carne, em cuja pele houver alguma úlcera, sarar,
19 E, em lugar da pústula, vier inchação branca ou mancha lustrosa, tirando a vermelho, mostrar-se-á então ao sacerdote.
20 E o sacerdote examinará, e eis que, se ela parece mais funda do que a pele, e o seu pêlo se tornou branco, o sacerdote o declarará por imundo; é praga da lepra que brotou da pústula.
21 E o sacerdote, vendo-a, e eis que se nela não houver pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas encolhida, então o sacerdote o encerrará por sete dias.
22 Se ela grandemente se estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é.
23 Mas se a mancha parar no seu lugar, não se estendendo, inflamação da pústula é; o sacerdote, pois, o declarará por limpo.
24 Ou, quando na pele da carne houver queimadura de fogo, e no que é sarado da queimadura houver mancha lustrosa, tirando a vermelho ou branco,
25 E o sacerdote vendo-a, e eis que se o pêlo na mancha se tornou branco e ela parece mais funda do que a pele, lepra é, que floresceu pela queimadura; portanto o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
26 Mas, se o sacerdote, vendo-a, e eis que, se na mancha não aparecer pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas recolhida, o sacerdote o encerrará por sete dias.
27 Depois o sacerdote o examinará ao sétimo dia; se grandemente se houver estendido na pele, o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
28 Mas se a mancha parar no seu lugar, e na pele não se estender, mas se recolher, inchação da queimadura é; portanto o sacerdote o declarará por limpo, porque inflamação é da queimadura.


Levítico 13:9-28
Era necessário que o enfermo manifestasse dois sintomas para que o diagnóstico fosse confirmado como lepra:  o pêlo branco (v. 10), uma alusão ao declínio espiritual, cuja origem deriva da perda da comunhão com o Senhor; e  a mancha que parece mais funda do que a pele (vv. 19-20), esta indicando que a falha cometida não foi um erro acidental, mas se trata de um grave e profundo mal espiritual acobertado. Temos aqui um paradoxo: enquanto uma simples mancha era suficiente para estabelecer a impureza do leproso, a partir do momento em que este se manifestasse inteiramente coberto pela doença, ele poderia ser declarado limpo! Isso apresenta a seguinte lição: o pobre leproso esforçou-se, por muito tempo, para manter as áreas infectadas cobertas; agora já não lhe é possível esconder mais nada. Assim, quando um homem se vê compelido a reconhecer que é completamente impuro, então Deus pode declará-lo limpo em virtude da obra de Cristo. “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei”, disse o salmista, “e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado” (Salmo 32:5). Por outro lado, qualquer indicação de “carne viva” novamente o tornava impuro: o que tipifica os inúteis esforços da velha natureza em melhorar a si mesma. No capítulo 5 de Lucas vemos um homem “coberto de lepra” vindo a Jesus e sendo imediatamente curado; assim acontece com cada pecador que admite sua condição miserável e recorre ao amor do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 12:1-8 e 13:1-8

Levítico 12:1-8

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4 Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5 Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
7 O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8 Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa.


Levítico 13:1-8

1 FALOU mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3 E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4 Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5 E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias;
6 E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo.
7 Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote,
8 E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra.


Levítico 12:1-8 e 13:1-8
Para nos mostrar que os recursos divinos fizeram provisão antecipadamente no que se refere ao surgimento do pecado, Levítico considera os sacrifícios e o sacerdócio antes do próprio pecado. O capítulo 11 nos ensina a ser cuidadosos para não nos contaminarmos com as impurezas que vêm de fora. Mas o mal está não apenas ao nosso redor, ele está igualmente dentro de nós; nosso inimigo já está no interior. O capítulo 12 nos conscientiza do caráter hereditário do pecado: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). A natureza pecaminosa de Adão passou para toda a raça; um pequeno recém-nascido é um pecador em potencial e precisa tanto do sacrifício de Cristo quanto um adulto.

Os capítulos 13 e 14 tratam da lepra, que sempre representa o pecado em seu caráter de impureza. A lepra é uma doença grave que destrói o corpo, é contagiosa, tem aparência tenebrosa, insensibiliza o sentido do tato e a qual não podia ser curada! Aos olhos de Deus, o pecado apresenta características semelhantes; ele se manifesta em ações, em palavras, e infelizmente, até mesmo nos crentes — e sabemos muito bem disso!

Exemplos: Miriã — calúnia (Números 12:10)

Geazi — ganância e mentiras (2 Reis 5:27)

Uzias — orgulho espiritual (2 Crônicas 26:20)

Que DEUS abençoe a todos.