quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Levítico 13:9-28

Levítico 13:9-28

9 Quando no homem houver praga de lepra, será levado ao sacerdote,
10 E o sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou o pêlo em branco, e houver carne viva na inchação,
11 Lepra inveterada é na pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo é.
12 E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote,
13 Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.
14 Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo.
15 Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á por imundo; a carne é imunda; é lepra.
16 Ou, tornando a carne viva, e mudando-se em branca, então virá ao sacerdote,
17 E este o examinará, e eis que, se a praga se tornou branca, então o sacerdote declarará limpo o que tem a praga; limpo está.
18 Se também a carne, em cuja pele houver alguma úlcera, sarar,
19 E, em lugar da pústula, vier inchação branca ou mancha lustrosa, tirando a vermelho, mostrar-se-á então ao sacerdote.
20 E o sacerdote examinará, e eis que, se ela parece mais funda do que a pele, e o seu pêlo se tornou branco, o sacerdote o declarará por imundo; é praga da lepra que brotou da pústula.
21 E o sacerdote, vendo-a, e eis que se nela não houver pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas encolhida, então o sacerdote o encerrará por sete dias.
22 Se ela grandemente se estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é.
23 Mas se a mancha parar no seu lugar, não se estendendo, inflamação da pústula é; o sacerdote, pois, o declarará por limpo.
24 Ou, quando na pele da carne houver queimadura de fogo, e no que é sarado da queimadura houver mancha lustrosa, tirando a vermelho ou branco,
25 E o sacerdote vendo-a, e eis que se o pêlo na mancha se tornou branco e ela parece mais funda do que a pele, lepra é, que floresceu pela queimadura; portanto o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
26 Mas, se o sacerdote, vendo-a, e eis que, se na mancha não aparecer pêlo branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas recolhida, o sacerdote o encerrará por sete dias.
27 Depois o sacerdote o examinará ao sétimo dia; se grandemente se houver estendido na pele, o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
28 Mas se a mancha parar no seu lugar, e na pele não se estender, mas se recolher, inchação da queimadura é; portanto o sacerdote o declarará por limpo, porque inflamação é da queimadura.


Levítico 13:9-28
Era necessário que o enfermo manifestasse dois sintomas para que o diagnóstico fosse confirmado como lepra:  o pêlo branco (v. 10), uma alusão ao declínio espiritual, cuja origem deriva da perda da comunhão com o Senhor; e  a mancha que parece mais funda do que a pele (vv. 19-20), esta indicando que a falha cometida não foi um erro acidental, mas se trata de um grave e profundo mal espiritual acobertado. Temos aqui um paradoxo: enquanto uma simples mancha era suficiente para estabelecer a impureza do leproso, a partir do momento em que este se manifestasse inteiramente coberto pela doença, ele poderia ser declarado limpo! Isso apresenta a seguinte lição: o pobre leproso esforçou-se, por muito tempo, para manter as áreas infectadas cobertas; agora já não lhe é possível esconder mais nada. Assim, quando um homem se vê compelido a reconhecer que é completamente impuro, então Deus pode declará-lo limpo em virtude da obra de Cristo. “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei”, disse o salmista, “e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado” (Salmo 32:5). Por outro lado, qualquer indicação de “carne viva” novamente o tornava impuro: o que tipifica os inúteis esforços da velha natureza em melhorar a si mesma. No capítulo 5 de Lucas vemos um homem “coberto de lepra” vindo a Jesus e sendo imediatamente curado; assim acontece com cada pecador que admite sua condição miserável e recorre ao amor do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário