quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Levítico 12:1-8 e 13:1-8

Levítico 12:1-8

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
4 Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
5 Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.
7 O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
8 Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa.


Levítico 13:1-8

1 FALOU mais o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
2 Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes.
3 E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.
4 Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias;
5 E ao sétimo dia o sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias;
6 E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o declarará por limpo; é uma pústula; e lavará as suas vestes, e será limpo.
7 Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote,
8 E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra.


Levítico 12:1-8 e 13:1-8
Para nos mostrar que os recursos divinos fizeram provisão antecipadamente no que se refere ao surgimento do pecado, Levítico considera os sacrifícios e o sacerdócio antes do próprio pecado. O capítulo 11 nos ensina a ser cuidadosos para não nos contaminarmos com as impurezas que vêm de fora. Mas o mal está não apenas ao nosso redor, ele está igualmente dentro de nós; nosso inimigo já está no interior. O capítulo 12 nos conscientiza do caráter hereditário do pecado: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). A natureza pecaminosa de Adão passou para toda a raça; um pequeno recém-nascido é um pecador em potencial e precisa tanto do sacrifício de Cristo quanto um adulto.

Os capítulos 13 e 14 tratam da lepra, que sempre representa o pecado em seu caráter de impureza. A lepra é uma doença grave que destrói o corpo, é contagiosa, tem aparência tenebrosa, insensibiliza o sentido do tato e a qual não podia ser curada! Aos olhos de Deus, o pecado apresenta características semelhantes; ele se manifesta em ações, em palavras, e infelizmente, até mesmo nos crentes — e sabemos muito bem disso!

Exemplos: Miriã — calúnia (Números 12:10)

Geazi — ganância e mentiras (2 Reis 5:27)

Uzias — orgulho espiritual (2 Crônicas 26:20)

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário