domingo, 2 de agosto de 2009

Tiago 1.12

2 de Agosto

"Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam." Tiago 1.12

A oração é o serviço de guerra espiritual mais pesado na vida de um renascido. Preste atenção o quanto Satanás lhe tenta justamente na sua vida de oração, procurando por todos os meios afastar você dela. Isso acontece porque por meio da oração perseverante almas preciosas são arrancadas das garras dele. Por isso, chamo a sua atenção para um determinado tipo de adversário que Satanás usa para nos distrair: ele usa pessoas. Que tipo de pessoas são essas? Pessoas religiosas. Quando Jesus andava aqui na terra, não foram os pecadores perdidos os seus maiores inimigos. Pelo contrário, Jesus estava sempre rodeado por eles. Seus piores inimigos foram os religiosos. No fim, até O pregaram na cruz. Hoje em dia acontece o mesmo. O maior desprezo você encontrará nos cristãos sem Cristo. Gostaria de perguntar aos assim chamados cristãos: vocês sabem para onde estão indo? Vosso cristianismo acomodado agrada muito ao diabo. Se vocês não se converterem, quer dizer, se não ocorrer a verdadeira renovação do coração, um dia passarão a pertencer a Satanás, o inimigo das vossas almas, para todo o sempre. Levemos todos a sério o que diz Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros".

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1:7

Domingo 2 Agosto
O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 João 1:7).

A EFICÁCIA DO SANGUE DE CRISTO
Quando o Novo Testamento menciona o sangue de Cristo, está se referindo ao que de mais precioso Ele derramou na cruz para expiar nossos pecados. E qualquer dúvida nossa, aponta para esta bendita esperança.

– Quem me resgatou da escravidão de Satanás e do pecado, dando-me o direito de ser filho de Deus? Cristo, que “por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hebreus 9:12).

– Por que estou a salvo da ira de Deus? “Sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9).

– Como posso ter acesso a Deus, que não pode suportar o pecado? Temos “ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19).

– Por que Deus ama a raça humana e deseja que cada indivíduo se arrependa e se volte para Ele? Por cauda de Cristo Jesus, “ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça” (Romanos 3:25).

– Por que não estou obrigado a fazer boas obras para obter o favor de Deus? “O sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo” (Hebreus 9:14).

– Por que a criação voltará a ter harmonia com o Criador? Porque Deus desejou que “havendo por ele [por Jesus Cristo] feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” (Colossenses 1:20).

Que DEUS abençoe a todos

João 16.19-33

João 16.19-33

19 Percebendo Jesus que desejavam interrogá-lo, perguntou-lhes: Indagais entre vós a respeito disto que vos disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
20 Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
21 A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem.
22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
23 Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.
24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
25 Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai.
26 Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós.
27 Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus.
28 Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai.
29 Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura.
30 Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus.
31 Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
32 Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo.
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.


João 16:19-33

Os discípulos vão conhecer a tristeza da separação. Mas o Senhor Jesus consola-os de antemão ao falar-lhes do gozo que os espera quando tornarem a vê-LO depois de Sua ressurreição ( 20:20). O crente tem muitas razões para se alegrar: a esperança da volta do Senhor (compare v. 22), a obediência aos Seus mandamentos (15:10, 11 - você tem experimentado o gozo que isso produz?), a dependência dEle e a resposta às nossas orações (16:24), as revelações do Senhor em Sua Palavra (17:13); a comunhão com o Pai e com o Filho (1 João 1:3-4). Essas são as inesgotáveis fontes da "alegria completa" (v. 24).

Por que o Senhor Jesus não prefere dizer aos Seus discípulos que Ele rogará ao Pai por eles (v. 26), desde que este é o tema de todo o capítulo seguinte? A razão é essa: longe de reivindicar para Si mesmo as afeições dos discípulos, o Seu grande objetivo é introduzi-los em um relacionamento direto com o Pai. Por isso os conclama a que não se contentem somente em tê-LO como intercessor perante Deus, mas que façam a experiência pessoal do amor do Pai e do poder de Seu nome. "Tende bom ânimo", conclui o Senhor. O Mundo, nosso comum inimigo, é forte, mas "eu venci o mundo".

Que DEUS abençoe a todos.

João 16.1-18

João 16.1-18

1 Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis.
2 Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.
3 Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.
4 Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.
5 Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Pelo contrário, porque vos tenho dito estas coisas, a tristeza encheu o vosso coração.
7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
9 do pecado, porque não crêem em mim;
10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
12 Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
16 Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis.
17 Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?
18 Diziam, pois: Que vem a ser esse-- um pouco? Não compreendemos o que quer dizer.


João 16:1-18

Se não fosse o Senhor quem disse isso, teríamos dificuldade para entender que a Sua ida foi conveniente para os discípulos. Ocorre o mesmo com tantas coisas que não entendemos e que momentaneamente nos afligem, e, contudo, são para o nosso proveito (vs. 6-7). O Espírito Santo seria enviado do céu pelo Senhor Jesus e conduziria os crentes em toda a verdade (v. 13). Nós constatamos que no capítulo 14:16 o Senhor confirma a inspiração divina de todos os livros do Novo Testamento: os Evangelhos - Ele "vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (João 14:16); Atos dos Apóstolos - "Esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis" (15:26-27); as Epístolas - "Esse vos ensinará todas as cousas" (14:26); e finalmente o Apocalipse - "Vos anunciará as cousas que hão de vir" (v. 13). Mas a presença do Espírito Santo aqui na Terra também implica graves conseqüências para o Mundo, pois declara-lhe a sua culpa em rejeitar a Cristo (vs. 8-11).

Por suas perguntas, os discípulos mostram o quanto são incapazes, naquele momento de suportar os ensinos de seu Mestre (v. 12). Agora o Espírito Santo está aqui, glorificando o Senhor Jesus ao no-lo anunciar do que é dEle. Glorifiquemos nós também ao Senhor ao receber e guardar o que nos revela!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 19:16-30

2 Samuel 19:16-30

16 E apressou-se Simei, filho de Gera, benjamita, que era de Baurim; e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi.
17 E com ele mil homens de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, e seus quinze filhos, e seus vinte servos com ele; e prontamente passaram o Jordão adiante do rei.
18 E, atravessando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, quando ele passava o Jordão.
19 E disse ao rei: Não me impute meu senhor a minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei meu senhor saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração.
20 Porque teu servo deveras confessa que pecou; porém eis que eu sou o primeiro que de toda a casa de José desci a encontrar-me com o rei meu senhor.
21 Então respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isto, havendo amaldiçoado ao ungido do Senhor?
22 Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Morreria alguém hoje em Israel? Pois porventura não sei que hoje fui feito rei sobre Israel?
23 E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou.
24 Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.
25 E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, disse-lhe o rei: Por que não foste comigo, Mefibosete?
26 E disse ele: Ó rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo.
27 Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos.
28 Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor; e contudo puseste a teu servo entre os que comem à tua mesa; e que mais direito tenho eu de clamar ao rei?
29 E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras.
30 E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa.


2 Samuel 19:16-30

Notemos como o vitorioso Davi se comporta para com os que não o seguiram. Simei, o acusador, vem para implorar o perdão de Deus. Davi o perdoa, embora duvide da sinceridade do arrependimento de Simei. Depois é a vez de Mefibosete; Ziba o acusou de hostilidade para com Davi (16:3). Será que, para aumentar nossa importância, às vezes acusamos os outros injustamente? Isso é calúnia (v. 27).

Mefibosete demonstrou sua lealdade ao verdadeiro rei ao observar luto publicamente durante a ausência de Davi (v. 24). Como ele poderia alegrar-se enquanto seu senhor e benfeitor tinha sido rejeitado? Lembremos o que Jesus disse aos Seus discípulos quando estava prestes a deixá-los: “Um pouco, e não me vereis… vós chorastes e vos lamentareis… vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria” (João 16:19-20 e Marcos 2:20).

A alegria de Mefibosete o capacitou a superar todos esses erros. Ele não se arrependeu de ter abandonado todos os seus bens. A presença do rei era suficiente para ele (v. 30). Do que mais ele precisava, já que comia à mesa do rei?



Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 19:1-15

2 Samuel 19:1-15

1 E DISSERAM a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.
2 Então a vitória se tornou naquele mesmo dia em tristeza por todo o povo; porque naquele mesmo dia o povo ouvira dizer: Mui triste está o rei por causa de seu filho.
3 E naquele mesmo dia o povo entrou às furtadelas na cidade, como o faz quando, envergonhado, foge da peleja.
4 Estava, pois, o rei com o rosto coberto; e o rei gritava a alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!
5 Então entrou Joabe na casa do rei, e disse: Hoje envergonhaste o rosto de todos os teus servos, que livraram hoje a tua vida, e a vida de teus filhos, e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres, e a vida de tuas concubinas;
6 Amando tu aos teus inimigos, e odiando aos teus amigos. Porque hoje dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo hoje que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, estarias bem contente.
7 Levanta-te, pois, agora; sai, e fala conforme ao coração de teus servos; porque pelo Senhor te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.
8 Então o rei se levantou, e se assentou à porta; e fizeram saber a todo o povo dizendo: Eis que o rei está assentado à porta. Então todo o povo veio apresentar-se diante do rei; porém Israel havia fugido cada um para a sua tenda.
9 E todo o povo, em todas as tribos de Israel, andava porfiando entre si, dizendo: O rei nos tirou das mãos de nossos inimigos, e ele nos livrou das mãos dos filisteus; e agora fugiu da terra por causa de Absalão.
10 E Absalão, a quem ungimos sobre nós, já morreu na peleja; agora, pois, por que vos calais, e não fazeis voltar o rei?
11 Então o rei Davi mandou dizer a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: Falai aos anciãos de Judá, dizendo: Por que seríeis vós os últimos em tornar a trazer o rei para a sua casa? Porque as palavras de todo o Israel chegaram ao rei, até à sua casa.
12 Vós sois meus irmãos, meus ossos e minha carne sois vós; por que, pois, seríeis os últimos em tornar a trazer o rei?
13 E a Amasa direis: Porventura não és tu meu osso e minha carne? Assim me faça Deus, e outro tanto, se não fores capitão do arraial diante de mim para sempre, em lugar de Joabe.
14 Assim moveu ele o coração de todos os homens de Judá, como o de um só homem; e enviaram ao rei, dizendo: Volta tu com todos os teus servos.
15 Então o rei voltou, e chegou até ao Jordão; e Judá veio a Gilgal, para ir encontrar-se com o rei, ao outro lado do Jordão.


2 Samuel 19:1-15

Nem todos os que seguiam Davi o faziam por fé. Joabe é um exemplo disso. Para ele, apenas os seus próprios interesses eram importantes. Ele não tinha escrúpulos, não vacilava em cometer um crime se alguém atrapalhasse seus planos. As censuras que ele dirigiu a Davi eram ainda mais inapropriadas pelo fato de o próprio Joabe ser o responsável pelo assassinato de Absalão e, portanto, pela dor do rei. Contudo, tais censuras ajudaram o rei a se controlar e a pensar no interesse do povo, em vez de pensar em sua própria angústia.

As aflições de Davi produziram fruto; as provações o fizeram conhecer seu Deus mais de modo mais real e íntimo. Ele enfrentou tribulação, angústia, perseguição, perigos, espada. Mas todas essas coisas lhe deram oportunidade de compreender melhor os inesgotáveis recursos do amor divino (Romanos 8:35).

Quanto ao povo, vemos agora contendas (v. 9). Em Judá há uma deplorável falta de devoção. Mas Davi age com espírito de graça. E o coração do povo se volta para ele, assim como no futuro todos se submeterão ao Senhor Jesus quando, após a vitória final sobre Seus inimigos, Ele aparecer para reinar em glória.



Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 11:26-28 e Deuteronômio 11:16-32

Sábado 1 Agosto
Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos mando; porém a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus (Deuteronômio 11:26-28).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 11:16-32)
“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma” (v. 18). “Se… as minhas palavras permanecerem em vós …” é a instrução que o Senhor Jesus nos deixa ao se aproximar Sua morte. Se assim for, então saberemos como orar (João 15:7), como falar dEle (Salmo 45:1; Mateus 12:34), como fugir do mal (Salmo 119:11). Cada momento de cada dia será ocupado com essas palavras e com Aquele que as pronunciou. Todas as nossas conversações, os nossos feitos e o nosso andar terão suas marcas. As pessoas poderão ler em nossa face a felicidade que elas produzem. Nosso lar, nosso trabalho, nossas idas e vindas adornarão, “em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tito 2:10).

Então se chega à conclusão de todas essas exortações à obediência: “Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição” (v. 26). Dois caminhos se abrem á frente de cada um de nós. Um é o caminho estreito e da obediência ao Senhor, o outro é o caminho espaçoso de nossa vontade própria. Contudo, Deus colocou sinalizadores neste cruzamento. O caminho de obediência conduz à bênção; o outro, o da obstinação, à maldição. Qual você escolherá e seguirá?

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.26

1 de Agosto

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Romanos 8.26

Da mesma maneira que uma pessoa só vive se respirar, ela só tem vida espiritual se orar. A oração é uma expressão de vida divina. É a ligação imprescindível com o Deus vivo. Você ora? Não me refiro à oração formal na hora das refeições ou ao dormir. Também não me refiro à oração que é formulada na hora do perigo, embora seja de todo o coração. Mas me refiro à oração feita na presença de outros crentes. Podemos reconhecer se uma igreja é viva e tem muitos membros renascidos não pelo número de participantes do culto dominical em primeiro lugar, mas pelo número de pessoas que participam da reunião de oração. Querido leitor, você tem um espírito de oração ou é cristão apenas de nome? Se você é renascido, não é você que ora, mas, sim, o Espírito de Deus através de você. Muitos crentes fracassam em relação à santa tarefa de orar junto com a congregação. As reuniões de oração praticadas em unanimidade e concordância têm promessas especiais, e Satanás trata de impedir que você participe delas. Por isso, arrependa-se por sua falha e corra para a reunião de oração da sua igreja!

Que DEUS abençoe a todos.