domingo, 2 de agosto de 2009

2 Samuel 19:1-15

2 Samuel 19:1-15

1 E DISSERAM a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.
2 Então a vitória se tornou naquele mesmo dia em tristeza por todo o povo; porque naquele mesmo dia o povo ouvira dizer: Mui triste está o rei por causa de seu filho.
3 E naquele mesmo dia o povo entrou às furtadelas na cidade, como o faz quando, envergonhado, foge da peleja.
4 Estava, pois, o rei com o rosto coberto; e o rei gritava a alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!
5 Então entrou Joabe na casa do rei, e disse: Hoje envergonhaste o rosto de todos os teus servos, que livraram hoje a tua vida, e a vida de teus filhos, e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres, e a vida de tuas concubinas;
6 Amando tu aos teus inimigos, e odiando aos teus amigos. Porque hoje dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo hoje que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, estarias bem contente.
7 Levanta-te, pois, agora; sai, e fala conforme ao coração de teus servos; porque pelo Senhor te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.
8 Então o rei se levantou, e se assentou à porta; e fizeram saber a todo o povo dizendo: Eis que o rei está assentado à porta. Então todo o povo veio apresentar-se diante do rei; porém Israel havia fugido cada um para a sua tenda.
9 E todo o povo, em todas as tribos de Israel, andava porfiando entre si, dizendo: O rei nos tirou das mãos de nossos inimigos, e ele nos livrou das mãos dos filisteus; e agora fugiu da terra por causa de Absalão.
10 E Absalão, a quem ungimos sobre nós, já morreu na peleja; agora, pois, por que vos calais, e não fazeis voltar o rei?
11 Então o rei Davi mandou dizer a Zadoque e a Abiatar, sacerdotes: Falai aos anciãos de Judá, dizendo: Por que seríeis vós os últimos em tornar a trazer o rei para a sua casa? Porque as palavras de todo o Israel chegaram ao rei, até à sua casa.
12 Vós sois meus irmãos, meus ossos e minha carne sois vós; por que, pois, seríeis os últimos em tornar a trazer o rei?
13 E a Amasa direis: Porventura não és tu meu osso e minha carne? Assim me faça Deus, e outro tanto, se não fores capitão do arraial diante de mim para sempre, em lugar de Joabe.
14 Assim moveu ele o coração de todos os homens de Judá, como o de um só homem; e enviaram ao rei, dizendo: Volta tu com todos os teus servos.
15 Então o rei voltou, e chegou até ao Jordão; e Judá veio a Gilgal, para ir encontrar-se com o rei, ao outro lado do Jordão.


2 Samuel 19:1-15

Nem todos os que seguiam Davi o faziam por fé. Joabe é um exemplo disso. Para ele, apenas os seus próprios interesses eram importantes. Ele não tinha escrúpulos, não vacilava em cometer um crime se alguém atrapalhasse seus planos. As censuras que ele dirigiu a Davi eram ainda mais inapropriadas pelo fato de o próprio Joabe ser o responsável pelo assassinato de Absalão e, portanto, pela dor do rei. Contudo, tais censuras ajudaram o rei a se controlar e a pensar no interesse do povo, em vez de pensar em sua própria angústia.

As aflições de Davi produziram fruto; as provações o fizeram conhecer seu Deus mais de modo mais real e íntimo. Ele enfrentou tribulação, angústia, perseguição, perigos, espada. Mas todas essas coisas lhe deram oportunidade de compreender melhor os inesgotáveis recursos do amor divino (Romanos 8:35).

Quanto ao povo, vemos agora contendas (v. 9). Em Judá há uma deplorável falta de devoção. Mas Davi age com espírito de graça. E o coração do povo se volta para ele, assim como no futuro todos se submeterão ao Senhor Jesus quando, após a vitória final sobre Seus inimigos, Ele aparecer para reinar em glória.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário