terça-feira, 20 de outubro de 2009

2 Reis 9:30-37

2 Reis 9:30-37

30 Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela.
31 E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor?
32 E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele.
33 Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.
34 Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei.
35 E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos.
36 Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do Senhor, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.
37 E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel.
2 Reis 10:1-11

1 E ACABE tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo:
2 Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão convosco os filhos de vosso senhor, como também os carros, os cavalos, a cidade fortalecida e as armas,
3 Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.
4 Porém eles temeram muitíssimo, e disseram: Eis que dois reis não puderam resistir a ele; como, pois, poderemos nós resistir-lhe?
5 Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, os anciãos e os aios mandaram dizer a Jeú: Teus servos somos, e tudo quanto nos disseres faremos; a ninguém constituiremos rei; faze o que parecer bom aos teus olhos.
6 Então segunda vez lhes escreveu outra carta, dizendo: Se fordes meus, e ouvirdes a minha voz, tomai as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e vinde a mim amanhã, a este tempo, a Jizreel (os filhos do rei, setenta homens, estavam com os grandes da cidade, que os mantinham).
7 Sucedeu que, chegada a eles a carta, tomaram os filhos do rei, e os mataram, setenta homens e puseram as suas cabeças nuns cestos, e lhas mandaram a Jizreel.
8 E um mensageiro veio, e lhe anunciou dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Ponde-as em dois montões à entrada da porta, até amanhã.
9 E sucedeu que, pela manhã, saindo ele, parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos; eis que eu conspirei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes?
10 Sabei, pois, agora que, da palavra do Senhor que o Senhor falou contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o Senhor tem feito o que falou pelo ministério de seu servo Elias.
11 Também Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, como também a todos os seus grandes, os seus conhecidos e seus sacerdotes, até não deixar nenhum restante.



2 Reis 9:30-37; 10:1-11
Após a morte de Jorão e de seu sobrinho Acazias, ainda restava a mais maligna pessoa de toda a família real: Jezabel, a rainha-mãe. Ela tinha acabado de saber sobre a morte de seu filho (pois chama Jeú de assassino de seu mestre). Mas, em vez de prantear, em um último rompante de vanglória, ela se maquia e se enfeita. Então vai para a janela e começa a insultar e escarnecer. Por ordem de Jeú, os próprios servos de Jezabel a jogam para baixo, e em poucos minutos,os cães deixam apenas restos sangrentos e irreconhecíveis. Um terrível fim para aquela que nas Escrituras é a personificação do poder corrupto na Igreja (Apocalipse 2:20)!

Os anciãos de Samaria e os líderes de Jezreel estão totalmente dispostos a cometer crimes para agradar o novo monarca, como aconteceu anteriormente no caso de Nabote. Mas o juízo do Senhor estava por trás desse ato covarde, e podemos ter certeza de que nenhum dos setenta filhos de Acabe seria poupado. Pois, de acordo com Ezequiel 18:17, o filho que observa os mandamentos do Senhor “não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente, viverá”.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 15:4 a 10

PERDIDOS E ACHADOS

"Por que no mundo existem tantas filosofias e maneiras de pensar? Por que tantas tentativas de encontrar solução para os problemas do homem? O que fazer quando o esforço humano falha e nada do que se faz dá certo? Aonde se deve ir? A quem se deve buscar?


O texto para a mensagem está no evangelho segundo São Lucas. Vejamos o que está escrito: "Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reune os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos, que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reune as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (S. Lucas 15:4 a 10)


No capítulo 15 do evangelho de São Lucas estão registradas 3 parábolas. As duas primeiras são: a da moeda e a da ovelha. Essas duas mostram aspectos diferentes de um mesmo tema: a busca amorosa de Deus ao homem extraviado.


Vamos analisar somente estas duas parábolas.


Primeiro: A Parábola da moeda perdida. A moeda é um objeto de metal, sem sentimento, sem razão, sem noção das coisas. Uma moeda perdida não sabe e nem sente que está perdida e por isso não acha que precisa de salvação. Ela não tem consciência da sua triste situação.


A moeda tem valor extrínseco, ou seja, o valor não está nela, e sim no seu dono. Quando a moeda se perde, ela também perde seu valor. Ela só brilha quando está nas mãos de seu dono. Jogada no chão, a moeda não tem muito valor. Perde o sentido do existir. Ela pode até brilhar por um tempo, mas logo o brilho se deteriora. A ferrugem começa a tomar conta dela e finalmente acaba enterrada e esquecida.


A moeda perdida é o símbolo das pessoas que hoje estão perdidas, mas não têm consciência da sua situação. Para elas, aparentemente tudo está bem, mas na verdade está tudo errado. Elas se recusam a aceitar que estão perdidas e insistem em dizer que está tudo bem. Carregam um vazio que dói, que perturba, que incomoda e que não as deixam ser felizes.


Essas pessoas pensam que o que dá significado à vida é o brilho que elas têm. Concentram sua atenção nos seus talentos, na sua capacidade. Podem ser grandes artistas, grandes profissionais, homens que brilham, mas não têm paz.


Quando chega à noite e se deitam, sentem que falta alguma coisa. Sentem como se estivessem devendo algo, mas não querem reconhecer que precisam de Deus. Pensam que Deus, como me disse um ateu, é uma idéia inventada por pessoas fracas, que não existe. E então tentam sorrir e mostrar ao mundo que não precisam dEle. Não reconhecem que são incapazes de vencer pelas próprias forças. Não aceitam derramar uma lágrima em público porque para elas, lágrima é sinônimo de fraqueza, de covardia. Só que sofrem, se angustiam e são infelizes.


Outro dia recebi uma carta de um leitor e nela estava escrito o seguinte: "Admiro a sua capacidade de crer. Eu não consigo crer, não posso crer nas coisas que você ensina; são muito simplórias. Esse negócio de que Cristo vai voltar e que vai nos levar para morar numas mansões celestiais... eu não consigo crer. Não cabe em minha mente. Sei que não sou feliz, que preciso acreditar, mas não consigo".


Será que você que está lendo esta mensagem também não consegue crer? Você é sincero, mas é racional e em sua cabeça não cabe Deus, não encaixa a idéia de que um dia Cristo vai voltar a esta Terra e vai levar seus filhos para o Céu? Sua mente não aceita isso?


Mas, se alguém pudesse provar no laboratório que existe a segunda vinda de Cristo e que existe uma terra melhor que Jesus está preparando para você, você com certeza aceitaria, não é mesmo? Mas infelizmente ninguém pode lhe provar que isso existe na lente de um microscópio ou na mesa de um laboratório e por isso você não aceita.


A realidade é que você não é feliz. Há uma coisa aí dentro de você que o perturba. Você sempre está a procura de algo racional que o convença, então, permita-me fazer um trato com você.


Vamos dizer que você tenha 50% de chance de estar certo ao afirmar que não existe Deus, segunda vinda de Jesus nem mansões celestiais. E eu também tenho 50% de chance de estar certo ao dizer que Deus existe, que Cristo vai voltar a esta Terra e que existem mansões celestiais para onde Cristo vai nos levar.


Sendo assim, no laboratório eu não consigo provar que estou certo, mas você também não consegue provar. Então, cada um de nós tem 50% de chance de estar certo. Agora preste atenção no que vou dizer.


Muito bem. Começamos a viver. Quanto tempo você acha que vai durar nossa vida nesta Terra? Quem sabe 80 ou 90 anos. Pois bem, vivemos juntos e quando chegamos ao final dela descobrimos que era você quem estava certo. Não existia Deus, nem vinda de Cristo, nem mansões celestiais, não existia nada. Você estava com a razão. Se não existia nada, o que eu perdi? Nada.


Agora, suponhamos que vivemos e chegamos ao final de tudo. Descobrimos que Deus existia e que além de voltar, ia nos levar para morar nas mansões celestiais. Eu tinha razão. Só que você não aceitou. E aí não seria terrível?


Então, até por uma questão de probabilidade, você não acha que vale a pena acreditar que existe um Deus e que esse vazio que você sente no coração é porque um dia você saiu das mãos de Deus e não quer retornar aos braços dEle?


Por que teimar em dizer: "Está tudo bem comigo". Não preciso de Deus. Posso lutar sozinho. Posso resolver os meus problemas sozinho, quando na verdade, você sabe que pode ter tudo o que quiser, mas nada terá sentido.


Um dia, você e eu, acredite ou não, enfrentaremos momentos difíceis. Por muitas vezes chegarão momentos turbulentos à nossa família, à nossa vida pessoal, financeira ou física. E eu lhe pergunto: Aonde você irá quando a noite escura chegar? Aonde você irá quando sua família começar a se desmoronar?


A parábola da moeda perdida nos mostra que neste mundo existem pessoas enferrujadas, enterradas, perdidas, mas ainda assim teimam em querer mostrar que está tudo bem.


Há alguns anos, conversei com uma garota que nasceu e cresceu na igreja. Um dia, ela ingressou na faculdade e começou a aprender muitas coisas que desde então ignorava.


Meu amigo, não tenha medo de estudar. Faça uma faculdade, faça um mestrado, faça um doutorado. Não tema o progresso. O cristianismo não amputa a capacidade de crescer, de se desenvolver.


Mas esta garota um dia olhou para seus pais e os achou crédulos demais. De repente, sentiu que uma universitária não podia crer em coisas tão simples como as que seus pais, que não tinham muita instrução, criam. E um dia disse a eles:


- Deus não existe. Tudo é mentira. Vocês acreditam nessas coisas porque vocês não têm muita instrução. Mas eu, eu fui para a faculdade e agora sou uma mulher culta e na minha cabeça racional não há lugar para Deus.


Os pais, em desespero, me procuraram e pediram para eu conversar com ela.


Sabe o que ela me disse?:


- Pastor, eu aceito a sua maneira de pensar, mas o senhor não pode provar que Deus existe assim como eu existo. O senhor pode me tocar, estou aqui. Mas já tocou Deus? Já deu a mão a Ele? Por que acredita nEle?


E depois acrescentou


- Minha vida na igreja é uma etapa superada. Hoje sou livre e verdadeiramente feliz.


Havia lágrimas nos olhos daquela moça. Lágrimas que ela não aceitava, mas que estavam ali a incomodando. Não existe Deus. Não preciso de Deus. Não preciso de cristianismo. Não preciso de igreja. Mas as lágrimas insistiam em sair. Tudo é mentira, tudo é assunto de gente crédula, ingênua!


- Pastor, eu sou feliz, disse quase gritando.


- Ora, se você é feliz não precisa gritar assim. Você simplesmente é feliz e o mundo todo verá a sua alegria e perceberá que tem paz. Não haverá noites de insônia, não haverá esse vazio que incomoda, não haverá momentos de angústia nem a busca desesperada de coisas materiais. Se você é feliz, não precisa provar para ninguém que é. Pois bem, amigo, a moeda perdida simboliza todos os homens e mulheres que não aceitam nem reconhecem que estão perdidos.


A parábola da ovelha perdida simboliza outro tipo de pessoa. A ovelha sabe que está perdida, sente que está perdida e se angustia. É interessante essa experiência. Enquanto o sol brilha, ela não se sente perdida. Pelo contrário, ela até desfruta da sua liberdade, correndo de um lado para o outro. Mas quando o sol começa a se esconder, as nuvens negras a chegar e as trevas começam a envolver a Terra, então, a ovelhinha, começa a sentir medo e percebe que está perdida. A louca corrida pelos campos verdejantes agora não a satisfaz mais. Ela precisa do calor do seu pastor. Sente que está perdida e tenta encontrar o caminho de volta. Experimenta uma trilha e se machuca. Então, experimenta outra e bate a cabecinha. Em vão experimenta de tudo. Então começa a gritar em desespero. Tem consciência de seu estado de perdição, mas não conhece o caminho de volta.


A ovelha perdida simboliza as pessoas que estão perdidas, sabem que estão perdidas e se angustiam. Sabem que precisam de Deus, que precisam de uma solução para seu problema, mas não conhecem o caminho de volta.


Amigo, você pode ter largado Jesus quando o sol estava brilhando em sua vida. E infelizmente agora, as trevas começaram a chegar, o vento gelado da noite fria começou a bater em seu rosto e você passou a perceber que precisa de Jesus, mas não sabe como achá-Lo, não sabe onde encontrá-Lo, nem conhece o caminho. Você sabe que tem alguma coisa errada, mas não sabe o que é. Já experimentou de tudo: uma igreja, uma religião, outra religião, uma filosofia, outra filosofia. Alguém lhe disse:


- Você não precisa de Deus. Você precisa tirar a sua energia interna. Deus está dentro de você. Concentre-se, tire a energia da terra, do sol, da pirâmide, do cristal. Concentre-se! Coma só vegetais e coloque-se em atitude de meditação na direção do sol e receba sua energia. A solução está dentro de você.


Porém, você já fez isso, já colocou um cristal no peito, já colocou uma pirâmide no dedo, já consultou o horóscopo, os astros, já ficou olhando para o sol para ver se a energia do sol despertava sua força interior, já abraçou uma árvore enorme para ver se a energia da árvore passava para você. Enfim, já fez de tudo, mas o vazio continua; as noites continuam sendo intermináveis; a família continua se despedaçando.


Onde está a solução? Qual é o caminho? Talvez você esteja perdido e não conhece o caminho de volta. Chora em silêncio. Às vezes você pode pensar que ninguém compreende seu pranto, que ninguém conhece sua dor ou sabe a angústia que toma conta de seu coração. Isso é mentira. O seu pastor conhece e sabe de tudo: aquela lágrima que você esconde, aquela dor que bate à porta do seu coração. Nada passa por alto diante de Jesus. Ele olha para você com amor. Deixa as 99 e vem à sua procura porque a ama. Não importa sua raça ou nacionalidade, se é rico ou se é pobre, se é bom ou se é mau. O Senhor Jesus está procurando você, ou melhor, sempre o procurou.


Desde o jardim do Éden, o ser humano só anda fugindo. A voz de Deus ecoou: Adão, onde estás?


E desde aquele dia Ele está chamando: Filho, onde está você? Maria, Rosa, João. Onde está você? Não, Jesus não se esqueceu de você. Ele está interessado em seus problemas. Ele quer encontrá-lo, mas você tem que se deixar encontrar, tem que parar de correr de um lado para outro e dizer:


- Senhor, estou aqui. Estou cansado, não tenho mais forças. Nada deu certo. Tudo falhou, Senhor. Quero ser encontrado por Ti. Aqui estou.


ORAÇÃO


Pai querido, tenha compaixão de todos nós. Muitos são os que estão perdidos sem saber para aonde ir. Neste momento, há muita gente que não conhece o caminho de volta para casa. Outros conhecem o caminho, e no entanto, a vida os têm deixado confusos. Agora, olha para estas pessoas, estenda a Tua mão salvadora, segura esses braços e leva-nos a todos pelos caminhos da vida de vitória em vitória ao Teu lado. Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Jó 42:5-6

Terça-feira 20 Outubro

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza (Jó 42:5-6).

VOCÊ JÁ LEU O LIVRO DE JÓ?
O livro de Jó é um dos 66 livros da Bíblia e faz parte dos chamados livros poéticos ou de sabedoria. Neles se encontram representados os pensamentos e sentimentos de cada ser humano, por isso podemos nos identificar com a mensagem que contêm e extrair uma infinidade de ensinamentos.

Jó foi um homem que sofreu muito. Embora a Palavra registre que era perfeito, reto, temente a Deus e que se afastava do mal, sobre ele caíram terríveis provas: a perda de todos os bens, a morte de todos os filhos, uma doença incurável e o desprezo dos que o conheciam. Como Deus pode permitir que um homem piedoso sofra tanto? É injustiça? Jó perguntou a Deus e quis contender com Ele. Seus amigos lhe disseram que estava sendo castigado por causa de pecados ocultos e que ele deveria colocar em prática as lições que havia ensinado aos outros. Porém, o sábio Deus se interessava por Jó, assim como se interessa por cada um de nós. Ele emprega diferentes meios para nos educar e o sofrimento é um deles. Por meio do livro de Jó, Deus convida a todos a reconhecer que todos estão nas mãos de um Deus que conhece tudo e ama Suas criaturas. Quer nos mostrar que por nós mesmos somos incapazes de adquirir a verdadeira justiça. Essa só pode ser obtida pela incondicional graça de Deus.

Jó tinha uma opinião muito elevada sobre si mesmo, por isso Deus teve de mostrar-lhe que isso era pecado de soberba. Jó aprendeu a lição e se humilhou. Então Deus o curou, lhe restituiu a alegria, a paz, outros dez filhos e o dobro dos bens.

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.18

20 de Outubro

"Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres." João 21.18

O Senhor anuncia a Pedro:"Tu conduziste a ti mesmo, mas virá o dia em que serás conduzido para onde não queres". Eu gostaria de adiantar que sempre devemos ter certeza de que é o Senhor quem nos conduz. Somos conduzidos por Ele mesmo sem perceber. Nesse sentido, temos várias promessas na Bíblia. Vejamos apenas o Salmo 32.8: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." Mesmo assim muitos crentes são enganados, ao invés de serem pessoas dirigidas pelo Senhor. Qual é o motivo de você não enxergar o caminho certo? Não será a sua própria vontade que obscurece a sua visão, trazendo grande angústia? Volte-se hoje para Jesus, e diga: "Toma conta de mim totalmente, ó Senhor!" Aí Ele o conduzirá para onde você não iria por sua própria natureza – para o Calvário –, porém, por amor do Seu nome, através de caminho reto. Pois o Senhor prometeu que vai nos conduzir, e sob Suas vistas nos dar conselho!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 6.15-23

Romanos 6.15-23
15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!
16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?
17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 6:15-23

Não há nada que o homem valorize mais do que a sua liberdade. Contudo, ela é uma completa ilusão. Alguém escreveu: "A livre vontade não é mais que uma escravidão ao diabo". Contudo, o homem somente percebe isso após a conversão. "Todo o que comete pecado é escravo do pecado...", ensinava o Senhor Jesus. Mas Ele acrescentou: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:34, 36). Somos livres... mas não para fazer nossa vontade: isso seria colocar-nos debaixo da mesma escravidão! Basta-nos já termos feito "naquele tempo" (v. 21) a vontade do homem pecador, e saber que a conseqüência desse trabalho para Satanás, o impostor, requereu um trágico salário: a morte, que Cristo suportou em nosso lugar (v. 23). Não! Se somos livres, é para servir a Deus e obedecer-Lhe de coração (v. 17; 2 Coríntios 10:5).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 9:16-29

2 Reis 9:16-29

16 Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão.
17 E o atalaia estava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?
18 E o cavaleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim. E o atalaia o fez saber, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porém não volta.
19 Então enviou outro cavaleiro; e, chegando este a eles, disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim.
20 E o atalaia o fez saber, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi, porque anda furiosamente.
21 Então disse Jorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de Nabote, o jizreelita.
22 E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
23 Então Jorão voltou as mãos e fugiu; e disse a Acazias: Traição há, Acazias.
24 Mas Jeú entesou o seu arco com toda a força, e feriu a Jorão entre os braços, e a flecha lhe saiu pelo coração; e ele caiu no seu carro.
25 Então Jeú disse a Bidcar, seu capitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Nabote, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavalo após seu pai, Acabe, o Senhor pôs sobre ele esta sentença, dizendo:
26 Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.
27 O que vendo Acazias, rei de Judá, fugiu pelo caminho da casa do jardim; porém Jeú o perseguiu dizendo: Feri também a este; e o feriram no carro à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu a Megido, e morreu ali.
28 E seus servos o levaram num carro a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura junto a seus pais, na cidade de Davi
29 (E no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou Acazias a reinar sobre Judá).

2 Reis 9:16-29
Jeú é um homem astuto e cheio de energia. Seu plano é logo posto em prática. Seguido por um grupo fiel, ele guia sua carruagem até Jezreel. Quando vemos essa cena, lembramos o Cavaleiro, seguido pelos exércitos celestiais saindo para cumprir o julgamento do “furor da ira do Deus Todo-Poderoso”. Seu Nome é “Palavra de Deus” e também “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”: em outras palavras, o próprio Cristo. Então o tempo da graça chegará ao fim (Apocalipse 19:11-16).

“Há paz?”, Jorão pergunta ansiosamente por meio de seus mensageiros. Diante dele está o enviado para fazer justiça. O que a Bíblia diz sobre isso? “Para os perversos… não há paz” (Isaías 57:21). Pelo contrário, “quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição” (1 Tessalonicenses 5:3). Chegou o momento do acerto de contas para o ímpio rei. A graça sempre lhe foi pregada pelo profeta Eliseu. Mas o rei permaneceu surdo. “Traição!”, ele gritou. Deveria ter dito “Retribuição!”, pois foi a mão de Deus que guiou a flecha até seu coração e fez com que seu corpo fosse jogado no campo de Nabote onde, de acordo com a infalível profecia, começaria a destruição da sanguinária casa de Acabe.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 15:4 a 10