2 Reis 9:16-29
16 Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão.
17 E o atalaia estava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?
18 E o cavaleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim. E o atalaia o fez saber, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porém não volta.
19 Então enviou outro cavaleiro; e, chegando este a eles, disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim.
20 E o atalaia o fez saber, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi, porque anda furiosamente.
21 Então disse Jorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de Nabote, o jizreelita.
22 E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
23 Então Jorão voltou as mãos e fugiu; e disse a Acazias: Traição há, Acazias.
24 Mas Jeú entesou o seu arco com toda a força, e feriu a Jorão entre os braços, e a flecha lhe saiu pelo coração; e ele caiu no seu carro.
25 Então Jeú disse a Bidcar, seu capitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Nabote, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavalo após seu pai, Acabe, o Senhor pôs sobre ele esta sentença, dizendo:
26 Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.
27 O que vendo Acazias, rei de Judá, fugiu pelo caminho da casa do jardim; porém Jeú o perseguiu dizendo: Feri também a este; e o feriram no carro à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu a Megido, e morreu ali.
28 E seus servos o levaram num carro a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura junto a seus pais, na cidade de Davi
29 (E no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou Acazias a reinar sobre Judá).
2 Reis 9:16-29
Jeú é um homem astuto e cheio de energia. Seu plano é logo posto em prática. Seguido por um grupo fiel, ele guia sua carruagem até Jezreel. Quando vemos essa cena, lembramos o Cavaleiro, seguido pelos exércitos celestiais saindo para cumprir o julgamento do “furor da ira do Deus Todo-Poderoso”. Seu Nome é “Palavra de Deus” e também “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”: em outras palavras, o próprio Cristo. Então o tempo da graça chegará ao fim (Apocalipse 19:11-16).
“Há paz?”, Jorão pergunta ansiosamente por meio de seus mensageiros. Diante dele está o enviado para fazer justiça. O que a Bíblia diz sobre isso? “Para os perversos… não há paz” (Isaías 57:21). Pelo contrário, “quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição” (1 Tessalonicenses 5:3). Chegou o momento do acerto de contas para o ímpio rei. A graça sempre lhe foi pregada pelo profeta Eliseu. Mas o rei permaneceu surdo. “Traição!”, ele gritou. Deveria ter dito “Retribuição!”, pois foi a mão de Deus que guiou a flecha até seu coração e fez com que seu corpo fosse jogado no campo de Nabote onde, de acordo com a infalível profecia, começaria a destruição da sanguinária casa de Acabe.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário