quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mateus 25:1-13

Mateus 25.1-13

1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.
3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo;
4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.
6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai -o.
10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.


Mateus 25:1-13

Segundo um costume oriental, um noivo chegando de noite para o ritual de suas bodas era iluminado em seu caminho e escoltado por virgens, amigas de sua noiva (as quais hoje chamaríamos de damas de honra; Salmo 45:9,14). O Senhor usa essa comovedora ilustração para mostrar de que maneira devemos esperar por Ele, o Noivo celeste. Porém, os cristãos, em sua maioria, têm-se cansado de esperar. O sono espiritual tomou conta deles por muitos séculos. Foi necessário que, num período recente da história da Igreja, apropriadamente chamado de "o despertamento", ressoasse o grito da meia-noite: "Eis o noivo!...". O Senhor está voltando! Em decorrência disso tornou-se manifesta uma diferença: as prudentes tinham azeite em suas lâmpadas; assim, os verdadeiros crentes estão preparados para a volta do Senhor, e a luz deles - a do Espírito Santo - pode brilhar na escura noite deste mundo. Outros, como as virgens néscias, apenas dizem que O estão esperando, sem, contudo, possuir a vida que procede dEle. É um triste erro levar o tão maravilhoso título de cristão sem o ser - é uma terrível ilusão, e será um não menos terrível despertar!

Perguntemo-nos sinceramente enquanto ainda é tempo: "Há óleo em minha lâmpada?", "Estou preparado para Seu retorno?". (Na Bíblia, o óleo é uma figura do Espírito Santo - Romanos 8:9).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 24:32-51

Mateus 24.32-51

32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.
33 Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
37 Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.
38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;
41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.
42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?
46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens.
48 Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se,
49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios,
50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe

51 e castigá-lo -á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.

Mateus 24:32-51

O Senhor interrompe Sua exposição profética para exortar os Seus à vigilância e ao serviço (v. 32-44). O juízo cairá repentinamente sobre o mundo. Atingirá os incrédulos e zombadores. Alcançará igualmente os indiferentes, os indecisos e os filhos de crentes que não aceitaram a Jesus como seu Salvador pessoal. Será este último o seu caso? "Por isso estai vós apercebidos também", diz o Senhor (v. 44 - E.R.C.). E para estar preparado, devemos acolher o Senhor Jesus como Salvador pessoal. No versículo 45 é atribuído aos que nEle creram um maravilhoso serviço: o de distribuir no seu arredor o alimento, que é a Palavra (Atos 20:28; 1 Timóteo 1:12). Pois há dois requisitos: a fidelidade, para conhecer esta Palavra e não se apartar dela; e a sabedoria, para aplicá-la de acordo com as necessidades e circunstâncias. Porém, na grande cristandade também se encontram os servos maus. Eles têm exercido um duro domínio sobre as almas dos demais; têm-se embriagado com os prazeres do mundo (1 Tessalonicenses 5:7). Por quê? É que, bem no íntimo de seu coração, eles não crêem na volta do Mestre. O servo de Cristo só pode ser fiel e sábio se guardar um precioso segredo: esperar a cada dia pelo Senhor. Conforme exprime o Salmo 130: "A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã".

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 39:22-43

Êxodo 39:22-43

22 E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
23 E a abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta abertura tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
24 E nas bordas do manto fizeram romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
25 Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas do manto, ao redor, entre as romãs;
26 Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o Senhor ordenara a Moisés.
27 Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos.
28 E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
29 E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador, como o Senhor ordenara a Moisés.
30 Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: santidade ao Senhor.
31 E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o Senhor ordenara a Moisés.
32 Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim o fizeram.
33 Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
34 E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura;
35 A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
36 A mesa com todos os seus pertences, e os pães da proposição;
37 O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
38 Também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda;
39 O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base;
40 As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;
41 As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Arão o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
42 Conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.

Êxodo 39:22-43
Nos capítulos 39 e 40, uma expressão é bastante repetida: “segundo o SENHOR ordenara a Moisés”. Nada ficou a cargo da imaginação daquele que fazia a obra. E o mesmo acontece hoje em relação à adoração cristã. A Bíblia nos ensina tudo o que é necessário sabermos sobre a maneira pela qual Deus deseja ser adorado. Acrescentar algo às Suas instruções, ou substituí-las pelo que achamos mais adequado seria uma extrema desobediência, não seria? E também uma pretensão! Com que direito nós decidimos o que é aceitável para Deus? Então, observe as denominações cristãs com o seu clero, suas organizações, sua pompa e sua cerimônia! Deus “não ordenou” tais coisas, e o crente que conhece a verdade conseqüentemente não pode se associar a elas.

Contrariando todas as ordenanças do Velho Testamento, algumas das quais já vimos neste livro de Êxodo, a adoração dos “verdadeiros adoradores” ao Pai é “em espírito e em verdade” (João 4:23-24). As formas externas de uma religião carnal e suas cerimônias têm sido afastadas e substituídas pela atividade do Espírito Santo. Não há mais sombras e símbolos diante de nós em nossa adoração, mas a realidade das coisas que são eternas.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 39:1-21

Êxodo 39:1-21

1 FIZERAM também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o Senhor ordenara a Moisés.
2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
3 E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado.
4 Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas.
5 E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o Senhor ordenara a Moisés.
6 Também prepararam as pedras de ônix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel.
7 E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o Senhor ordenara a Moisés.
8 Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
9 Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
10 E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem;
11 E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante;
12 E a terceira ordem de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
13 E a quarta ordem de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe, engastadas em engastes de ouro.
14 Estas pedras, pois, eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
15 Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado.
16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
17 E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode na frente dele.
19 Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
20 Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
21 E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o Senhor ordenara a Moisés.


Êxodo 39:1-21
Ao descrever as indumentárias santas de Arão, o versículo 3 acrescenta um detalhe não fornecido no capítulo 28: filetes dourados tinham de ser trabalhados por entre as tramas do tecido do qual o éfode era feito. A glória divina de nosso Sumo Sacerdote brilha em todas as características de Sua santa humanidade. Vejamos exemplos disso nos evangelhos. Ele dormia recostando a cabeça sobre um travesseiro, mas, momentos depois, acalma o vento e o mar. Ele chora no túmulo em Betânia, pouco antes de ressuscitar Lázaro. Ele paga o imposto, porém com uma moeda encontrada na boca de um peixe que Ele criara. A cada momento, o ouro de Sua divindade se tornava evidente nas situações mais corriqueiras de Sua vida como homem, o Homem de Dores. Esse traço de caráter, que constitui uma das glórias de Jesus, é enfatizado pelas correntes, pelos engastes das pedras, laços e argolas de outro que uniam firmemente todos esses elementos uns aos outros. Não somos capazes de separar nem um sequer, pondo em dúvida uma única verdade concernente à abençoada pessoa de Cristo, sem de alguma maneira negá-Lo completamente. Infelizmente, a história da Igreja inclui muitos exemplos de pessoas que ousaram fazer isso sem nenhum temor. Que Deus nos permita reconhecer com o coração e a mente todas as perfeições morais, oficiais e pessoais com as quais o Senhor Jesus está investido.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 17:1-2

Quinta-feira 15 Julho

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz (Mateus 17:1-2).

A transfiguração

Jesus Cristo: muitos conhecem Seu nome, mas quantos realmente O conhecem? A maioria pensa que a cena no monte da transfiguração não se relaciona conosco por ser tão irreal que não pertence a este mundo.

Os três apóstolos, Pedro, Tiago e João, seguiram o Mestre até o alto do monte sem a menor idéia do que aconteceria ali. Jesus Cristo, cuja aparência exterior era bem comum, Se transfigurou diante deles. Jamais haviam visto tamanho esplendor.

O sol é usado como uma ilustração para descrever Sua face brilhante. Você já tentou olhar para o sol por algum tempo? Isso até nem é recomendável. E Suas roupas foram comparadas à luz.

Nenhuma palavra humana é suficiente para relatar com perfeição a glória da Pessoa de Jesus transfigurado. O véu que encobria a verdadeira glória do Filho de Deus por um momento foi retirado com o objetivo de fortalecer a fé dos discípulos. E anos depois, quando os cristãos tiveram de enfrentar sofrimentos e perse­guições, como o Mestre antes deles, Pedro relembrou esse episódio. Tendo sido testemunhas oculares, os três discípulos estavam mais convictos da glória vindoura relatada nas promessas do Senhor(1 Pedro 4:13; 2 Pedro 1:16-21).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 2.22-23

15 de Julho

"O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca, pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente." 1 Pedro 2.22-23

Na cruz do Calvário aconteceu a mais completa e inconcebível renúncia, cuja profundidade nunca conseguiremos sondar, pois foi quando os pecados de todas as pessoas de todos os tempos foram colocados sobre Jesus. Isso não aconteceu teórica ou simbolicamente, mas foi terrível e assustadora realidade: o castigo por todos os nossos pecados foi colocado sobre Aquele que não tinha pecado. Justamente ali vemos Aquele que ficou sem direitos, que foi injustiçado, tornando-se a perfeita justiça de Deus por nós. Que estranho mistério! Mas aqui se desenham perspectivas ainda mais gloriosas: enquanto vemos admirados as conseqüências da Sua renúncia e as bênçãos que abrangem o mundo todo, o Espírito Santo nos move a seguir o Cordeiro também nesse sentido. Entenda, se o Senhor lhe diz: "Sê tu uma bênção", isso quer dizer: assuma a natureza da renúncia de Jesus a tal ponto de estar em condições de testificar: "...como desconhecidos, e entretanto bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e contudo eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo."

Que DEUS abençoe a todos.