Êxodo 39:22-43
22 E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
23 E a abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta abertura tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
24 E nas bordas do manto fizeram romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
25 Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas do manto, ao redor, entre as romãs;
26 Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o Senhor ordenara a Moisés.
27 Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos.
28 E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
29 E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador, como o Senhor ordenara a Moisés.
30 Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: santidade ao Senhor.
31 E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o Senhor ordenara a Moisés.
32 Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés; assim o fizeram.
33 Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
34 E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura;
35 A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
36 A mesa com todos os seus pertences, e os pães da proposição;
37 O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
38 Também o altar de ouro, e o azeite da unção, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda;
39 O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base;
40 As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregação;
41 As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Arão o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
42 Conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.
Êxodo 39:22-43
Nos capítulos 39 e 40, uma expressão é bastante repetida: “segundo o SENHOR ordenara a Moisés”. Nada ficou a cargo da imaginação daquele que fazia a obra. E o mesmo acontece hoje em relação à adoração cristã. A Bíblia nos ensina tudo o que é necessário sabermos sobre a maneira pela qual Deus deseja ser adorado. Acrescentar algo às Suas instruções, ou substituí-las pelo que achamos mais adequado seria uma extrema desobediência, não seria? E também uma pretensão! Com que direito nós decidimos o que é aceitável para Deus? Então, observe as denominações cristãs com o seu clero, suas organizações, sua pompa e sua cerimônia! Deus “não ordenou” tais coisas, e o crente que conhece a verdade conseqüentemente não pode se associar a elas.
Contrariando todas as ordenanças do Velho Testamento, algumas das quais já vimos neste livro de Êxodo, a adoração dos “verdadeiros adoradores” ao Pai é “em espírito e em verdade” (João 4:23-24). As formas externas de uma religião carnal e suas cerimônias têm sido afastadas e substituídas pela atividade do Espírito Santo. Não há mais sombras e símbolos diante de nós em nossa adoração, mas a realidade das coisas que são eternas.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário