quinta-feira, 15 de julho de 2010

Êxodo 39:1-21

Êxodo 39:1-21

1 FIZERAM também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o Senhor ordenara a Moisés.
2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
3 E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado.
4 Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas.
5 E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o Senhor ordenara a Moisés.
6 Também prepararam as pedras de ônix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel.
7 E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o Senhor ordenara a Moisés.
8 Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
9 Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
10 E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem;
11 E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante;
12 E a terceira ordem de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
13 E a quarta ordem de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe, engastadas em engastes de ouro.
14 Estas pedras, pois, eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
15 Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado.
16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
17 E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode na frente dele.
19 Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
20 Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
21 E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o Senhor ordenara a Moisés.


Êxodo 39:1-21
Ao descrever as indumentárias santas de Arão, o versículo 3 acrescenta um detalhe não fornecido no capítulo 28: filetes dourados tinham de ser trabalhados por entre as tramas do tecido do qual o éfode era feito. A glória divina de nosso Sumo Sacerdote brilha em todas as características de Sua santa humanidade. Vejamos exemplos disso nos evangelhos. Ele dormia recostando a cabeça sobre um travesseiro, mas, momentos depois, acalma o vento e o mar. Ele chora no túmulo em Betânia, pouco antes de ressuscitar Lázaro. Ele paga o imposto, porém com uma moeda encontrada na boca de um peixe que Ele criara. A cada momento, o ouro de Sua divindade se tornava evidente nas situações mais corriqueiras de Sua vida como homem, o Homem de Dores. Esse traço de caráter, que constitui uma das glórias de Jesus, é enfatizado pelas correntes, pelos engastes das pedras, laços e argolas de outro que uniam firmemente todos esses elementos uns aos outros. Não somos capazes de separar nem um sequer, pondo em dúvida uma única verdade concernente à abençoada pessoa de Cristo, sem de alguma maneira negá-Lo completamente. Infelizmente, a história da Igreja inclui muitos exemplos de pessoas que ousaram fazer isso sem nenhum temor. Que Deus nos permita reconhecer com o coração e a mente todas as perfeições morais, oficiais e pessoais com as quais o Senhor Jesus está investido.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário