terça-feira, 9 de novembro de 2010

João 5:24

Terça-feira 9 Novembro

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5:24).

É possível crer descrendo?

Será que um crente pode realmente afirmar: “Eu recebi o dom de Deus. Meus pecados estão perdoados, tenho a vida eterna, me tornei filho de Deus e tenho plena convicção de que estarei com Deus na glória”?

Muitos consideram superioridade, arrogância ou até ilusão declarar tal coisa. Porém, o que o Senhor Jesus disse? “Quem ouve a minha palavra, e crê… tem a vida eterna, e não entrará em condenação”. Então, de acordo com essa palavra, os que crêem podem de fato afirmar que possuem a vida eterna, mesmo na fragilidade de seu corpo natural, que irá perecer. Isso não é apenas um desejo, ou uma esperança; é realidade, pois é conseqüência da obra realizada pelo Senhor Jesus na cruz.

Os discípulos de Jesus não permitem que a opinião das outras pessoas destrua essa verdade divina dentro de seu coração. Não importa se os demais considerem isso conjectura ou engano. A segurança deles vem da fé que têm no nosso grande Deus que enviou Seu Filho, o Senhor Jesus, para ser o Salvador do mundo.

Crer em Deus é basicamente acreditar no que Jesus Cristo disse e obedecer a tais palavras. Como podemos dizer que cremos em Deus e duvidar das coisas que o Senhor falou? No entanto, é assim que a maioria vive: dizem que crêem, mas duvidam, ou seja, crêem descrendo.

Como somos gratos pelo fato do Senhor Jesus ter morrido pelos pecadores! A todos os que O recebem pela fé, Ele concede o Espírito Santo, que nos ensina e capacita a viver uma vida que agrada a Deus; vida essa com novos objetivos, novas motivações e profunda alegria jamais experimentada anteriormente.

Que DEUS abençoe a todos.

João 17.23

9 de Novembro

"...Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim." João 17.23

O quanto o nosso Senhor Jesus Cristo tem em vista a morada do Pai e do Filho por meio do Espírito Santo nos corações daqueles que O seguem nos mostra tanto a oração de Jesus em nosso favor como também Sua exigência: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Se temos o Senhor Jesus em nossa vida, somos transformados na Sua imagem, como Paulo expressa de maneira tão magistral: "Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele." Assim, o Pai e o Filho se unem totalmente, através do Espírito Santo, à pessoa que corresponde ao amor de Deus. "...a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos." Aqui o Senhor fala de ser organicamente unido com os Seus: o Pai e o Filho pelo Espírito Santo habitando nos crentes. É assim que, como renascidos, somos templo do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 4:1-13

Deuteronômio 4:1-13

1 AGORA, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá.
2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.
3 Os vossos olhos têm visto o que o Senhor fez por causa de Baal-Peor; pois a todo o homem que seguiu a Baal-Peor o Senhor teu Deus consumiu do meio de ti.
4 Porém vós, que vos achegastes ao Senhor vosso Deus, hoje todos estais vivos.
5 Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar.
6 Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida.
7 Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?
8 E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?
9 Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.
10 O dia em que estiveste perante o Senhor teu Deus em Horebe, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos;
11 E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão;
12 Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.
13 Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.


Deuteronômio 4:1-13
Um caso solitário de desobediência impediu Moisés de entrar na boa terra prometida pelo Senhor. Ele está, por isso, em posição melhor do que qualquer um para exortar o povo a obedecer aos mandamentos do Senhor, “para que entreis, e possuais a terra”, diz ele (v. 1). É como se ele lhes estivesse dizendo: “Não deixem que o que aconteceu comigo aconteça com vocês também; ouçam e cumpram os mandamentos do Senhor devidamente!”. “Porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”, insiste o homem de Deus (v. 6). Ao obedecer a vontade de Deus, colocamos a nossa de lado e damos lugar à sabedoria que é do alto e que substitui a nossa própria (Tiago 3:17). Portanto, guardar a Palavra significa também guardar “bem a tua alma” (v. 9).

A autoridade desta Palavra divina é confirmada. Moisés lembra as circunstâncias e a solenidade sobre as quais ela foi comunicada.

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela” (v. 2). Muitas pessoas que se autodenominam cristãs acrescentam às Escrituras tradições, superstições e pontos de vista humanos. Outras arrancam páginas que lhes incomodam ou que lhe são incompreensíveis. Ambas são igualmente culpadas (veja Apocalipse 22:18,19).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 14:18

Segunda-feira 8 Novembro

E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado (Lucas 14:18).

Desculpas esfarrapadas

Existe uma multidão de pessoas que sabe que precisa ser salva dos próprios pecados. Infelizmente, a maioria adia a conversão a Deus por toda a vida, e para isso dão todos os tipos de desculpas.

Um cristão certa vez visitou um jovem fazendeiro que há muito tempo protelava tomar uma decisão acerca da salvação. O fazendeiro estava sentado em um monte de palha no estábulo, descansando. O visitante foi direto ao ponto. O jovem, percebendo a intenção do visitante, exclamou: “Um estábulo não é lugar adequado para se falar sobre questões de fé. Por favor, pare!” A resposta foi imediata: “Não.

Esse é um cenário apropriado. Você não sabe que Jesus Cristo nasceu em um estábulo? Portanto, você pode nascer de novo em um estábulo também”.

O jovem estava plenamente consciente de sua culpa diante de Deus. E já não podia mais fugir da questão. E nem queria inventar mais desculpas esfarrapadas. Por fim, seguiu o conselho do cristão, se ajoelhou, confessou seus pecados para Deus e recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.

Na Bíblia existe um episódio que contrasta totalmente com o que aconteceu naquele estábulo. Quando o apóstolo Paulo falou com o governador Félix sobre o juízo vindouro, a resposta do magistrado foi: “Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei” (Atos 24:25). A “oportunidade” nunca chegou, pois Félix se recusou a ouvir a mensagem. E, no entanto, a morte chegou para aquele governador, assim como chegou e chegará para todos nós.

Que desculpas você tem dado para se recusar a ter um relacio­namento com o Filho de Deus?

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.23

8 de Novembro

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14.23

Aqui o Senhor fala do maior e mais profundo mistério: através do Espírito Santo, o Pai e o Filho fazem "morada" numa pessoa que ama a Deus. Você abre a porta do seu coração, e de repente encontra o próprio Senhor morando nele! Certamente é isso que quer dizer Provérbios 8.17: "Eu amo os que me amam; e os que de madrugada me buscam me acharão" (ERC). Esse "buscar de madrugada" nos diz que Deus quer ser o primeiro em nossa vida, que buscar o Senhor deve ter a maior prioridade em nosso coração. "Buscar de madrugada" também fala dos que buscam o Senhor de manhã cedo, na primeira hora da manhã. Imagine isso: o Deus triuno, o Pai e o Filho através do Espírito Santo querem fazer "morada" num homem mortal! Se você ama a Deus e guarda a Sua Palavra, podendo assim ser uma morada para o Senhor, a questão mais importante agora é a seguinte: o Senhor realmente mora em sua vida? O Senhor se alegra quando pode falar aos que O procuram: "Vinde e vede! Aqui eu moro!" Deus pode apontar para você e dizer que tem morada em sua vida? Ele se sente em casa em seu coração?

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 3:18-29

Deuteronômio 3:18-29

18 E no mesmo tempo vos ordenei, dizendo: O Senhor vosso Deus vos deu esta terra, para possuí-la; passai, pois, armados vós, todos os homens valentes, diante de vossos irmãos, os filhos de Israel.
19 Tão-somente vossas mulheres, e vossas crianças, e vosso gado (porque eu sei que tendes muito gado), ficarão nas vossas cidades, que já vos tenho dado.
20 Até que o Senhor dê descanso a vossos irmãos como a vós; para que eles herdem também a terra que o Senhor vosso Deus lhes há de dar além do Jordão; então voltareis cada qual à sua herança que já vos tenho dado.
21 Também dei ordem a Josué no mesmo tempo, dizendo: Os teus olhos têm visto tudo o que o Senhor vosso Deus tem feito a estes dois reis; assim fará o Senhor a todos os reinos, a que tu passarás.
22 Não os temais, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por vós.
23 Também eu pedi graça ao Senhor no mesmo tempo, dizendo:
24 Senhor Deus! já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?
25 Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
26 Porém o Senhor indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o Senhor me disse: Basta; não me fales mais deste assunto;
27 Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão.
28 Manda, pois, a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo, e o fará possuir a terra que verás.
29 Assim ficamos neste vale, defronte de Bete-Peor.


Deuteronômio 3:18-29
Algumas pessoas lamentam durante toda a vida não se terem aplicado como deviam nos anos em que freqüentaram a escola. E os pais, que nem sempre são ouvidos, advertem seus filhos que ninguém pode esforçar-se pelo outro e que estudos medíocres nos fazem correr o risco de sermos penalizados com uma carreira medíocre; todo o futuro está em jogo. Não é a mesma coisa com os cristãos? A exceção é que toda a vida deles é composta por períodos de aprendizado. Se na vida cristã terrena alguém for um aluno preguiçoso (2 Coríntios 5:9), se não enxergar muito adiante (e não só o que está perto), sua entrada na glória celestial não será ricamente abençoada (“amplamente suprida”); ele sofrerá perda eterna (2 Pedro 1:9, 11). Os filhos de Rúben e Gade nos instruem neste sentido. Foram os primeiros a tomar posse da herança deles, mas isso não quer dizer que ficaram com a melhor fração. Exatamente o contrário! É além do Jordão que estão a “boa terra” e “esta boa região montanhosa” (v. 25). Moisés sabia disto muito bem. Que contraste entre o amado líder cujo coração estava além do Jordão, mas foi impedido de entrar, e estas duas tribos e meia que poderiam ter entrado em Canaã, mas não tinham o mínimo desejo de fazê-lo! E o seu coração, caro amigo, onde está assentado? No céu com Jesus, ou na terra com suas coisas visíveis que são temporárias? (Lucas 12:34).

Que DEUS abençoe a todos.