quinta-feira, 1 de julho de 2010

Provérbio 16:18

Quinta-feira 1 Julho

Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão? (2 Reis 18:35).

Arrogância destruidora

As numerosas vitórias dos assírios aumentaram tanto a confiança deles, que os tornou um povo orgulhoso e arrogante. Eles esperavam que Jerusalém fosse se render. Os deuses das nações que conquistaram não foram capazes de proteger os servos deles da mão de Senaqueribe, rei assírio, portanto, quem era o Deus de Israel para proteger os judeus? Mas o Deus verdadeiro não aceita tal zombaria. Ele esmagou os inimigos e salvou Sua cidade. 185 mil assírios foram mortos em uma única noite.

Nossa época é marcada por uma arrogância parecida. Embora os deuses antigos tenham caído sob a sabedoria científica, o que a humanidade tem feito com o Deus da Bíblia, que Se revelou em Seu Filho, Jesus Cristo? Muitos pensam que não precisam dEle. Afinal, tudo o que conquistaram foi fruto de seus próprios esforços, e Deus não teve nada que ver com isso.

Nossa compreensão sobre os processos naturais leva os cristãos a se maravilharem com o poder e a sabedoria de Deus, o qual sustenta “todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3). No entanto, os filhos de Deus podem também ser afetados pela atitude soberba do mundo e viverem como se não precisassem da orientação do Senhor. Necessitamos do Senhor não apenas para sermos salvos, mas para vivermos uma vida frutífera e santa nessa terra. Caso contrário, a história dos assírios comprova a verdade do Provérbio 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 2.19-20

1 de Julho

"Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!" 1 Tessalonicenses 2.19-20

A coroa da exultação consiste nas almas que ganhamos para Jesus Cristo. Você é um ganhador de almas? Jesus disse outrora para "homens de pesca": "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Você pode pescar numa conversa pessoal. Pode ganhar almas orando. Você tem um coração ardente pelos perdidos? Na sua igreja pessoas chegam a Jesus? Se em oração você pedir concretamente ao Senhor, com certeza Ele também lhe dará almas. Será maravilhoso receber a coroa da exultação.

No Novo Testamento, o Senhor nos prometeu cinco coroas diferentes. Estas coroas são para os vencedores, para aqueles que consagraram sua vida totalmente a Jesus. Mas, para consegui-las você não precisa atingir cinco alvos diferentes, pois em Apocalipse 19.11-12 está escrito: "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça há muitos diademas (coroas); tem um nome escrito que ninguém conhece senão ele mesmo." Todas estas coroas maravilhosas estão numa única Pessoa: Jesus Cristo!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 18:15-35

Mateus 18.15-35

15 Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.
16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.
17 E, se ele não os atender, dize -o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera -o como gentio e publicano.
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
19 Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes -á concedida por meu Pai, que está nos céus.
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.
24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.
26 Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
27 E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou -o embora e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando -o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
30 Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
31 Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.
32 Então, o seu senhor, chamando -o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;
33 não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.
35 Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.


Mateus 18:15-35

Jesus explica como as questões entre os irmãos devem ser resolvidas (v. 15-17). E podemos relacionar isso com Seu maravilhoso ensino sobre o perdão (Efésios 4:32; Colossenses 3:13). Todavia, esta também é uma oportunidade para voltar ao assunto da Igreja, dando-nos essa promessa de vital importância: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (v. 20). Desta presença procede tudo de que até a menor reunião dos crentes congregados no nome do Senhor Jesus necessita. Poderia faltar a bênção quando Ele, que é a fonte de todas as bênçãos, está ali, no meio dos que se reúnem em Seu nome? Aqui, essa promessa está conectada à autoridade conferida à Igreja (ligar e desligar) e à oração de dois ou três irmãos que pedirem qualquer coisa com a certeza de que lhes será concedido. Porém, quantos cristãos se esquecem da importância das reuniões de oração!

A parábola do servo que devia dez mil talentos (uma quantia enorme) nos faz recordar a dívida incalculável que Deus nos perdoou em Cristo (Esdras 9:6). Que são, em comparação a ela, as pequenas injustiças que temos de suportar? O divino perdão, do qual temos sido objetos, torna-nos responsável por praticar a misericórdia em todas as situações.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 33:1-11

Êxodo 33:1-11

1 DISSE mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
2 E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
3 A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
4 E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
5 Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
7 E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8 E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
9 E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.


Êxodo 33:1-11
Moisés, agitado pela ira, destruiu o bezerro de ouro e ordenou o castigo. Ele então informou ao povo que Deus não subiria com eles. Moisés então faz algo completamente inesperado: arma para si uma tenda fora do arraial, bem longe do povo. Será que deixou de amar aquele povo? Ao contrário, ele havia dado a maior e mais tocante prova de seu amor ao pedir que ele próprio fosse, em lugar do povo, riscado do livro do Senhor. Não: sua motivação é bem diferente. Por causa do pecado cometido, a coluna de nuvem não podia mais descer no acampamento. Assim, com o objetivo de recuperar essa preciosa coluna, uma figura de Cristo, é que Moisés e outros saíram do arraial de Israel.

Fazendo referência a esta passagem, Hebreus 13:13 nos ajuda a entender o apelo: “Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério”. Queridos amigos, é de suma importância que vocês entendam que, em obediência a essa determinação, é que muitos crentes têm separado a si mesmos das religiões convencionais e das igrejas cristãs constituídas, para buscar só e simplesmente a presença do Senhor Jesus (Mateus 18:20). Veja Josué! Embora jovem, ele compreende que a felicidade consistia em nunca estar longe da presença de Deus. Isso é uma figura de incessante comunhão e também do gozo que nos espera no lugar onde o Senhor prometeu Sua presença!

Que DEUS abençoe a todos.