quinta-feira, 1 de julho de 2010

Provérbio 16:18

Quinta-feira 1 Julho

Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão? (2 Reis 18:35).

Arrogância destruidora

As numerosas vitórias dos assírios aumentaram tanto a confiança deles, que os tornou um povo orgulhoso e arrogante. Eles esperavam que Jerusalém fosse se render. Os deuses das nações que conquistaram não foram capazes de proteger os servos deles da mão de Senaqueribe, rei assírio, portanto, quem era o Deus de Israel para proteger os judeus? Mas o Deus verdadeiro não aceita tal zombaria. Ele esmagou os inimigos e salvou Sua cidade. 185 mil assírios foram mortos em uma única noite.

Nossa época é marcada por uma arrogância parecida. Embora os deuses antigos tenham caído sob a sabedoria científica, o que a humanidade tem feito com o Deus da Bíblia, que Se revelou em Seu Filho, Jesus Cristo? Muitos pensam que não precisam dEle. Afinal, tudo o que conquistaram foi fruto de seus próprios esforços, e Deus não teve nada que ver com isso.

Nossa compreensão sobre os processos naturais leva os cristãos a se maravilharem com o poder e a sabedoria de Deus, o qual sustenta “todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3). No entanto, os filhos de Deus podem também ser afetados pela atitude soberba do mundo e viverem como se não precisassem da orientação do Senhor. Necessitamos do Senhor não apenas para sermos salvos, mas para vivermos uma vida frutífera e santa nessa terra. Caso contrário, a história dos assírios comprova a verdade do Provérbio 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário