domingo, 25 de outubro de 2009

Lucas 24:5-6

Domingo 25 Outubro

Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou (Lucas 24:5-6).

O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO
A ressurreição do Senhor Jesus é parte do fundamento da fé cristã. Os evangelhos apresentam o relato histórico desse fato. O livro de Atos dá testemunho desse acontecimento; nas epístolas encontramos o significado e as conseqüências dela.

O significado da ressurreição de Cristo está enfatizado em Romanos 4:25: “O qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação”. Cristo morreu na cruz em nosso lugar. Ali Deus O castigou por meus pecados e pelos seus também, querido leitor. Mas somente a partir da ressurreição sabemos que Deus aceitou o sacrifício de nosso Substituto. A ressurreição nos confere a plena segurança da nossa fé e da salvação.

Deus foi infinitamente glorificado pela obra de Seu Filho e, como demonstração de Sua aprovação, O ressuscitou. Em virtude disso, sabemos que o sacrifício de Cristo foi aceito. Com toda tranqüilidade podemos descansar nessa certeza. Ela também é a base de nossa confiança em Deus e em Sua Palavra.

Nossa esperança no porvir está igualmente ligada à ressurreição, porque o Cristo ressurreto é chamado de “as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20). Por assim dizer, Ele é o primeiro fruto de uma colheita que abrange todos os redimidos que morreram e que ainda morrerão. Eles ressuscitarão com um corpo glorificado quando o Senhor vier para arrebatar os Seus. Até lá, vivamos de maneira que O agrade e honre “o bom nome que sobre vós foi invocado” (Tiago 2:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 13.8

25 de Outubro

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre." Hebreus 13.8

Esta passagem bíblica irrefutável tem um conteúdo impressionante. Ela testifica que Jesus Cristo, que derramou Seu sangue em nosso favor na cruz do Calvário para perdão dos nossos pecados, nunca muda. Ontem, hoje e em toda a eternidade Ele é o mesmo que sempre foi, também no que diz respeito ao Seu ilimitado poder sobre o pecado, a morte e o diabo. Nossas aflições e temores vêm porque não conseguimos vencer os poderes das trevas ao nosso redor. Por isso somos frustrados, confusos, acanhados e tímidos. Os filhos de Deus de fato não têm que lutar contra "o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Mas sempre deveríamos ter consciência de que o mais forte está do nosso lado: Jesus Cristo! Ele é hoje como sempre foi em todos os tempos – muito maior do que qualquer poder que possa nos oprimir – e assim também Ele será em toda a eternidade. A grandeza de Jesus é tão absoluta que nada, a não ser Deus, o Pai, O supera. Para aquele que crê, portanto, não existe poder algum que o possa oprimir que Jesus já não tenha há muito derrotado pela Sua obra consumada na cruz do Calvário!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.22-30

Romanos 8.22-30
22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.


Romanos 8:22-30

Neste mundo, manchado pelo pecado, reinam a injustiça, o sofrimento e o medo. O homem tem subjugado toda a criação, ultimamente inclusive o cosmos, para servir à sua vaidade e à sua corrupção (vv. 20-21). Os suspiros de todos os oprimidos sobem até o grande Juiz (Lamentações 3:34-46). Nós também suspiramos em nosso "corpo de humilhação" (Filipenses 3:21). Sentimos o peso do pecado que nos cerca e, além disso, temos de julgar a nós mesmos continuamente (v. 13). Nossa fraqueza é grande: não sabemos como orar nem o que pedir. Outra função do Espírito Santo é interceder por nós em uma linguagem que só Deus entende (v. 27). Não sabemos o que realmente é bom para nós, mas o versículo 28 assegura que tudo o que nos acontece tem sido preparado por Deus e faz parte de "Seu propósito", do qual Cristo é o centro. Porque foi para dar a Seu Filho companheiros na glória que Deus de antemão conheceu, predestinou, chamou, justificou e glorificou a esses seres, anteriormente miseráveis e perdidos, e a quem agora Ele está preparando para o destino celestial (v. 29). Que sublime cadeia de planos divinos que liga a eternidade passada com a eternidade futura e dá sentido ao tempo presente!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 12:1-16

2 Reis 12:1-16

1 NO ano sétimo de Jeú começou a reinar Joás, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.
2 E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.
3 Tão-somente os altos não foram tirados; porque ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
4 E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à casa do Senhor, a saber, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a casa do Senhor,
5 Os sacerdotes o recebam, cada um dos seus conhecidos; e eles mesmos reparem as fendas da casa, toda a fenda que se achar nela.
6 Sucedeu, porém, que, no ano vinte e três do rei Joás, os sacerdotes ainda não tinham reparado as fendas da casa.
7 Então o rei Joás chamou o sacerdote Joiada e os mais sacerdotes, e lhes disse: Por que não reparais as fendas da casa? Agora, pois, não tomeis mais dinheiro de vossos conhecidos, mas entregai-o para o reparo das fendas da casa.
8 E consentiram os sacerdotes em não tomarem mais dinheiro do povo, e em não repararem as fendas da casa.
9 Porém o sacerdote Joiada tomou uma arca e fez um buraco na tampa; e a pôs ao pé do altar, à mão direita dos que entravam na casa do Senhor; e os sacerdotes que guardavam a entrada da porta punham ali todo o dinheiro que se trazia à casa do Senhor.
10 Sucedeu que, vendo eles que já havia muito dinheiro na arca, o escrivão do rei subia com o sumo sacerdote, e contavam e ensacavam o dinheiro que se achava na casa do Senhor.
11 E o dinheiro, depois de pesado, davam nas mãos dos que faziam a obra, que tinham a seu cargo a casa do Senhor e eles o distribuíam aos carpinteiros e aos edificadores que reparavam a casa do Senhor.
12 Como também aos pedreiros e aos cabouqueiros; e para se comprar madeira e pedras de cantaria para repararem as fendas da casa do Senhor, e para tudo quanto era necessário para reparar a casa.
13 Todavia, do dinheiro que se trazia à casa do Senhor não se faziam nem taças de prata, nem garfos, nem bacias, nem trombetas, nem vaso algum de ouro ou vaso de prata para a casa do Senhor.
14 Porque o davam aos que faziam a obra, e reparavam com ele a casa do Senhor.
15 Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade.
16 Mas o dinheiro do sacrifício por delitos, e o dinheiro por sacrifício de pecados, não se trazia à casa do Senhor; porque era para os sacerdotes.


2 Reis 12:1-16
A morte de Joiada se tornou um ponto crítico no longo reinado de Joás. O segundo livro de Crônicas nos conta sobre o triste fim da vida desse rei. Mas aqui, até o versículo 16, vemos o período áureo de seu reinado. Uma coisa somente parecia encher o coração do rei: a restauração da casa do Senhor. Após os dias de Salomão, o templo havia entrado em decadência. Mas Joás, tendo crescido com os sacerdotes nas câmaras anexas ao santuário, cultivava um profundo interesse por esse edifício desde sua mais tenra infância. E ao mesmo tempo teve a oportunidade de observar cada violação cometida contra o templo! E vocês, jovens, criados entre as verdades concernentes à Assembléia: ela tem lugar em nosso coração? Sem dúvida você também conhece algumas das “brechas” da Assembléia: desacordos, falta de compromisso, falta de zelo, mundanismo… Será que não é um belo e desejável serviço se tornar como Joás, um “reparador de brechas” (Isaías 58:12)? Um jovem pode aprender a fazer isso (Efésios 4:2, 3)!

Que DEUS abençoe a todos.