segunda-feira, 10 de maio de 2010

João 3:1-2

Segunda-feira 10 Maio

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus (João 3:1-2).

Nicodemos (1)

“Havia entre os fariseus um homem.” Nicodemos pertencia a esse grupo de líderes religiosos em Israel. Era um homem erudito e instruído na Lei de Deus. Ele deveria ser reconhecido como uma autoridade em sua área, pois o Senhor Jesus lhe perguntou: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?” (3:10).

Ele veio se encontrar com Jesus à noite. Percebe-se que ele não desejava ser visto por seus colegas, pois estes já tinham manifestado uma rejeição declarada pelo Senhor. Jesus o recebeu sem qualquer comentário sobre esse assunto. Hoje será que podemos tirar alguma consequência prática desse encontro?

É melhor vir ao Senhor Jesus à noite, em segredo, do que jamais se encontrar com Ele! Cristo ainda está pronto para ouvir qualquer pessoa que O busque desejando falar com Ele com sinceridade. Isso deveria nos encorajar a fecharmos a porta de nosso quarto e contar ao Senhor nossas dúvidas e problemas por meio da oração.

Na conversa daquela noite (leia o contexto inteiro no capítulo 3), Nicodemos teve uma experiência completamente nova. Ele, mestre em Israel, precisou ouvir do Senhor que esse tipo de conhe­cimento não é suficiente para garantir a entrada no reino de Deus e nem o aprendizado em questões religiosas.

O Senhor lhe disse: “Necessário vos é nascer de novo” (v. 7). O nascimento natural concede vida física aos pecadores. O novo nascimento é um processo espiritual. O Espírito de Deus preenche o coração com a vida de Deus, tornando-a uma realidade para os que aceitam o Senhor Jesus como Salvador.

(continua)

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 15.2

10 de Maio

"Portanto cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação." Romanos 15.2

Aqui temos um terceiro princípio da natureza de Jesus. Repare no que é bom, veja o que é santo, o que é eterno no seu próximo e se comporte diante dele de acordo com isso. Em poucas palavras: ser apagado, anular-se a si mesmo, no bom sentido, significa estimular o outro para o bem e para um crescimento cada vez maior.

E disso resulta o quarto princípio: a disposição para carregar fardos. "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." Mas de onde surgem os problemas e as áreas de atrito no seu relacionamento com o próximo? Somente no fato de você querer receber ao invés de dar. Você espera algo de seu próximo enquanto ele espera algo de você. Você quer receber amor da parte dele, enquanto ele procura muito uma manifestação do amor de Jesus Cristo em sua vida. Pense agora em como você poderia aliviar a vida de seu próximo no seu dia-a-dia. "Imagine!", diz você, "já ando sobrecarregado com meu próprio fardo!" Então olhe para Jesus e apodere-se da natureza dEle! Desta maneira, você terá condições de ajudar a levar as cargas dos outros e ao mesmo tempo você será abençoado. Jesus deu. Ele deu sempre. Ele deu tudo. Ele deu Sua vida. Ele levou nossas cargas. Ele carregou nossos pecados. Ele carrega você até à velhice, até você ficar com cabelos bem branquinhos!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 18:10-12

Segunda-feira 10 de maio

Entre ti se não achará… nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro… nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR (Deuteronômio 18:10-12).

O PORVIR
Existe algo além do que se vê? Além do mundo material? Muitas pessoas se esforçam por afirmar que só o que é visível existe. Outros, ao contrário, procuram se comunicar com o além. Porém, nessa esfera, como distinguir entre o verdadeiro e o imaginário? Como saber se o que é dito sobre esse além é verdade ou engano; se é para o nosso bem ou para nossa desgraça?

A Bíblia dá uma resposta a todas essas perguntas. Ela nos ensina que Deus também criou um mundo espiritual, a esfera dos seres celestes, e que ele interfere no mundo natural. Também nos diz que certos seres celestes, os demônios, se rebelaram contra Deus e buscam destruir o homem. Para nos proteger deles, Deus ordena que não tenhamos nenhum tipo de contato ou relação com tais poderes espirituais. O Senhor proíbe todas as práticas ocultistas porque nos põem em contato com os demônios.

A Escritura também nos ensina que o Filho de Deus veio ao mundo para restabelecer nosso relacionamento com Ele. Atualmente, o Senhor Jesus está no além, “assentado à destra de Deus” (Colossenses 3:1), em uma posição de autoridade, tendo o domínio tanto do mundo natural quanto do espiritual. Todo relacionamento proveitoso e verdadeiro com Deus passa por Jesus, que mostrou Seu amor ao dar Sua vida por nós para que estejamos com Ele nesta vida e na eternidade.

Que DEUS abençoe a todos.