domingo, 2 de janeiro de 2011

João 9:4

Domingo 2 Janeiro

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar

(João 9:4).

ENQUANTO É TEMPO…
Como o Senhor Jesus foi constante no serviço de Seu Pai celestial! “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35). Quando a Sua comunhão com o Pai findava, então começavam Suas obras públicas. Não importa onde estava, “palavras de graça… saíam da sua boca” (Lucas 4:22).

Que possamos seguir o exemplo do Mestre, lembrando que cada um de nós tem uma missão a cumprir para Deus. A fé cristã não é uma questão de sentimentalismo fantasioso, mas de ações práticas e enérgicas! Não importa o quanto suas tentativas de agradar a Deus pareçam fracas, se você as fizer com o intuito de realmente servir e glorificar o Senhor, Ele irá aceitá-las, desde que sejam as obras da fé que Ele preparou de antemão.

Você já se deu conta de que, apesar da dignidade de Cristo, e da atividade de Cristo, aparentemente Ele não obteve muito sucesso em Seu ministério público? Pensar nisso nos dá um tremendo encorajamento quando não vemos grandes resultados exteriores. O Senhor não coloca um padrão mais elevado que: “Esta fez o que podia” (Marcos 14:8).

Não se esqueça de que a noite está chegando, e nosso dia passa voando. Qual a utilidade de uma longa vida de oportunidades não aproveitadas? O que vai acontecer quando comparecermos diante do trono de julgamento de Cristo (2 Coríntios 5:10)? Será que veremos como nossos melhores momentos foram desperdiçados, nossos talentos sufocados, e como não terminamos nosso trabalho? O tempo que perdemos não pode ser recuperado. Mas podemos redimir o pouquíssimo tempo que nos resta. “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 40.31

2 de Janeiro

"...Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Isaías 40.31)

Muitos suspiram: "O ano recém começou e já me sinto tão exausto!" Na verdade, existem muitas pessoas cansadas. Mas quanto mais claramente Jesus Cristo for nosso primeiro e único alvo de vida, menos nos cansaremos em espírito. O que é que sempre nos dá um enorme impulso para andarmos decididos no caminho de Deus? O alvo! Quem não tem um alvo eterno se cansa da vida. Qual é o alvo mais elevado da sua vida? Seus negócios? Dinheiro? Família? Sucesso? E depois Cristo? Não é de admirar que você sempre sinta necessidade de repouso! Sua vontade está dividida porque está voltada para muitas coisas secundárias. Você é arrastado de um lado para outro pelas coisas passageiras. É por isso que você não consegue mais ter em mente as coisas lá do alto, as coisas eternas. Mas o que fazer? Resposta: mude a direção do seu olhar! Faça isso agora mesmo! Que seja o lema de sua vida: "Porquanto, para mim o viver é Cristo." Assim, o seu coração ficará contente e você receberá o poder que vem de Deus. Diz o Senhor: "Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 2:14-24

Josué 2:14-24

14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.
16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
17 E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
19 Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
20 Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
21 E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
23 Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
24 E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.


Josué 2:14-24
O fato de Raabe não ser apenas uma inimiga, mas também uma mulher de sórdida reputação enfatiza a extensão da graça de Deus. Como outra cananéia que se aproximou do Senhor Jesus enquanto Ele viveu neste mundo, a fé de Raabe lhe permitiu comer as “migalhas”, espiritualmente falando, que caíam da mesa dos filhos de Israel (Mateus 15:22). O modo pelo qual sua casa foi preservada nos faz lembrar da páscoa e do sangue do cordeiro nas portas. Antecipando-se ao julgamento que se abateria sobre Jericó, Raabe e sua família foram instruídas a se colocar sob a proteção do cordão escarlate. E notamos como imediatamente esse objeto foi amarrado à janela. O que Raabe nos ensina a fazer, se é que já não o fizemos, é nos postarmos sem demora sob o sangue remidor, pois o julgamento virá sobre o mundo tão repentinamente quanto veio sobre Jericó. Essa mulher proclamou sua absoluta convicção de que o Deus de Israel venceria e descansou na promessa que Ele lhe deu.

O relatório dos dois espias foi completamente diferente daquele dado pelos dez espias em Números 13. “Certamente, o SENHOR nos deu (e não dará) toda esta terra nas nossas mãos”. O versículo 24 é um cumprimento literal do que o hino cantado junto ao Mar Vermelho prenunciou quarenta anos antes (Êxodo 15:15).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 12:2

Sábado 1 Janeiro

Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano

(Êxodo 12:2)

NOVO ANO, NOVO COMEÇO
É apropriado para o primeiro dia do ano abrirmos este devocional falando sobre o começo de um novo ano. O versículo acima deveria ser o começo de uma era completamente diferente, na qual a contagem do tempo seria alterada. Mas qual evento revolucionário originou essa mudança?

Deus estabeleceu um recomeço para os israelitas. Por séculos, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram submetidos à escravidão no Egito. Agora Deus estava prestes a libertá-los e conduzi-los à terra prometida.

Da opressão à liberdade, do medo à segurança: um novo começo com Deus. Esse era um dia que realmente merecia ser lembrado. Marcava o início da história de Israel como o povo terreno de Deus.

Mas há muitos mais. No versículo 3 lemos: “Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro”. Esse era o ponto central do novo começo. Esse fato apontava para o Senhor Jesus Cristo, cuja morte sacrificial na cruz iria trazer um início ainda mais radical, não apenas para uma nação, mas para toda a humanidade que, desde então, está convidada a compartilhar dele.

Portanto, esse novo ano pode ser um ano de liberdade interior e verdadeira segurança para todos – um ano sob a benção e orientação de Deus. O Senhor não prometeu que os meses vindouros transcorreriam sem dificuldades, mas prometeu estar conosco em todas as circunstâncias que enfrentamos. Por isso em Suas mãos estamos seguros e salvos.

A promessa de Deus se aplica a todos os que desejam começar de novo sob Seu senhorio e que pertencem a Ele e à Sua nova criação pela fé no Senhor Jesus Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 10.38

1 de Janeiro

"...E quem não toma a sua cruz, e vem após mim, não é digno de mim." (Mateus 10.38)

Que sofrimentos nos trará este ano? A pessoa que mais sofreu é a que menos fala do assunto. Ela reconhece com alegria que os sofrimentos para um filho de Deus não são nada mais que a amorosa mão do Pai – Sua mão que suavemente nos liberta de todas as coisas temporais e passageiras, e que, exatamente através do sofrimento, nos deixa tomar parte em uma glória eterna e indescritível! Por isso, se neste novo ano você vier a sofrer, então levante seus olhos para Jesus, que já trilhou este caminho e através dele alcançou glória tanto maior.

Os sofrimentos e a humilhação de Jesus foram muito profundos, mas a Sua glorificação foi muito maior: "...os sofrimentos referentes a Cristo, e...as glórias que os seguiriam." A maioria dos crentes teme os sofrimentos de Cristo (2 Coríntios 1.5-7), e tenta evitá-los. Mas, se um dia você desejar entrar com alegria na gloriosa presença de Deus, decida-se hoje diante da face de Deus a seguir o "Cordeiro por onde quer que vá". Romanos 8.17 se cumprirá em sua vida: "...somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados".

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 2:1-13

Josué 2:1-13

1 E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.
7 E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
9 E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13 De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.


Josué 2:1-13
Dois assustadores obstáculos estavam no caminho do povo para Canaã. O primeiro era o Jordão, fronteira da terra. O segundo era Jericó, a fortaleza inexpugnável. Josué enviou dois espias para lá. Parece que a missão deles se limitava a essa visita à casa de Raabe, onde eles avaliariam não o poderio do inimigo, mas o operar de Deus no coração daquela mulher. Raabe tinha ouvido o que Deus fizera por Seu povo. Ela confiou nEle. Por fim, ela agiu, pois “a fé sem obras é morta”, e Tiago usou essa pobre mulher cananéia, juntamente com Abraão, como exemplos de seu ensino (2:25). Aos olhos do mundo, a atitude de traição dessa mulher é absolutamente deplorável. Mas a ação dela claramente enfatiza a distinção entre atos de fé que agradam a Deus e “boas obras” que glorificam o ser humano. Não há nada mais longe da verdade que pensar que todas as atitudes dos crentes serão sempre entendidas e apreciadas pelo mundo.

A fé de Raabe a colocou em um lugar de honra em duas listas do Novo Testamento: na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1) e na lista das testemunhas fiéis de Hebreus 11, na qual, além do dela, só consta o nome de outra mulher, Sara.

Que DEUS abençoe a todos.