segunda-feira, 8 de junho de 2009

UMA VIAGEM ACIDENTADA

Segunda-feira 8 Junho

UMA VIAGEM ACIDENTADA

Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós (Atos 27:34).

O capítulo 27 de Atos apresenta um dos relatos mais interessantes e ao mesmo tempo mais instrutivos acerca da navegação na antiguidade. Acompanhado de alguns irmãos cristãos, Paulo, prisioneiro das autoridades romanas, viajava por via marítima até Roma, onde deveria ser processado.

Durante essa viagem, o barco se achou em grande perigo antes de finalmente encalhar diante de uma ilha. Estando nessa situação desesperadora, Deus prometeu ao apóstolo que não somente ele, mas também seus 275 companheiros de viagem seriam salvos. O barco, porém, seria perdido. Era uma afirmação surpreendente, se pensarmos nos frágeis meios de segurança marítima daquela época. Porém ocorreu o improvável: todos foram salvos porque Deus assim o havia anunciado.

Pouco antes de o barco encalhar, depois de catorze dias de tempestade, quando não restavam mais recursos humanos para salvação, Paulo exortou seus companheiros a comer. Eles poderiam ter pensado: Vale a pena comer agora? Nessa circunstância de desespero, no meio da tempestade, que tranqüilidade emanava de Paulo, especialmente quando agradeceu a Deus e começou a comer! Então os demais também se animaram.

Hoje, igualmente, Deus Se preocupa com os seres humanos, acima de tudo com o nosso destino eterno. O “barco da vida” do leitor está em perigo e ameaça “encalhar”? Deus quer salvá-lo do juízo que você merece por causa de seus pecados.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 1.12

8 de Junho

"...A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo." Efésios 1.12

Quando falamos que devemos ser algo para louvor da glória do Senhor, pisamos num terreno muito descuidado na Igreja de Jesus. Pensando nesse sentido, vêm ao nosso encontro as palavras que o Senhor disse no fim da Sua jornada aqui na terra: "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos." Deus, o Senhor, nos predestinou em Jesus Cristo a sermos algo para louvor da Sua glória. Por intermédio do profeta Isaías, Ele o expressa a cada um de nós pessoalmente: "Serás uma coroa de glória na mão do Senhor..." Se de fato estamos mortos com Cristo, temos condições de penetrar na ilimitada profundidade e amplitude da excelsa pessoa do Deus eterno. Nessa posição, somos deslocados para as esferas eternas do júbilo, e esse louvor e essa graça nos salva de qualquer depressão e desgosto, fortalece nossos joelhos vacilantes e dá ao Senhor a oportunidade de colocar nossos pés sobre a Rocha, que não treme nem oscila. Assim servimos para o louvor da Sua glória, pois o louvor e a gratidão são a mais alta expressão da fé.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 20.19-40

Lucas 20.19-40

19 Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam lançar-lhe as mãos, pois perceberam que, em referência a eles, dissera esta parábola; mas temiam o povo.
20 Observando -o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador.
21 Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade;
22 é lícito pagar tributo a César ou não?
23 Mas Jesus, percebendo-lhes o ardil, respondeu:
24 Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição? Prontamente disseram: De César. Então, lhes recomendou Jesus:
25 Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
26 Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados da sua resposta, calaram-se.
27 Chegando alguns dos saduceus, homens que dizem não haver ressurreição,
28 perguntaram-lhe: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém, sendo aquele casado e não deixando filhos, seu irmão deve casar com a viúva e suscitar descendência ao falecido.
29 Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos;
30 o segundo e o terceiro também desposaram a viúva;
31 igualmente os sete não tiveram filhos e morreram.
32 Por fim, morreu também a mulher.
33 Esta mulher, pois, no dia da ressurreição, de qual deles será esposa? Porque os sete a desposaram.
34 Então, lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento;
35 mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento.
36 Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
37 E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
38 Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem.
39 Então, disseram alguns dos escribas: Mestre, respondeste bem!
40 Dali por diante, não ousaram mais interrogá-lo.

Lucas 20:19-40

À traiçoeira pergunta desses "agentes secretos" o Senhor Jesus responde, como de costume, falando às suas consciências. Devemos dar a cada um o que lhe é devido, e, acima de tudo, obediência e honra a Deus (Romanos 13:7).

Quanto aos saduceus, o Senhor lhes prova a realidade da ressurreição simplesmente pela menção do título que Deus dá a Si mesmo: "O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó" (v. 37; Êxodo 3:6). Quando o Senhor falou dessa maneira a Moisés, já fazia muito tempo que esses patriarcas haviam deixado a Terra. Contudo, Ele continuou declarando ser o "Deus deles". Para Ele, portanto, suas almas ainda estavam vivas e haveriam de ressuscitar. Esses homens de fé tinham colocado o olhar nas "coisas prometidas" para além da vida presente e mostraram que as esperavam com certeza. "Por isso" - enfatiza o escritor - "Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus" (Hebreus 11:13-16).

Crentes, também nós nos dediquemos a mostrar aos que estão ao nosso derredor que temos uma esperança viva!

Os fariseus e os saduceus são típicos representantes de duas tendências religiosas que em todos os tempos estiveram presentes: de um lado, o formalismo legalista (o apego às tradições), e, do outro, o racionalismo (ou o modernismo) que lança dúvida à Palavra de Deus e às suas verdades fundamentais.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 16:14-23

1 Samuel 16:14-23

14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
15 Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
16 Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
17 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
18 Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
19 E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
20 Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
21 Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
22 Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

1 Samuel 16:14-23

O Espírito de Deus se apossou de Davi (v. 13) e se retirou do infeliz Saul, abrindo espaço para um espírito mau atormentá-lo. Deus usou isso para introduzir Davi na corte. Ele era harpista, um músico talentoso que mais tarde se tornou “o suave em salmos de Israel” (2 Samuel 23:1). E nessa ocasião um excelente testemunho é dado sobre ele (v. 18), mostrando que até na corte do rei havia pessoas que conheciam o ungido do Senhor. A passagem de Filipenses 4:22 nos relata um fato similar: havia cristãos na casa de César, o imperador romano. Assim Deus assegura que haja testemunhas em todos os lugares.

Cada detalhe mencionado no versículo 18 nos traz à memória Aquele do qual Davi é um tipo: Cristo é o verdadeiro “rebento do tronco de Jessé”. Acerca Dele está escrito: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Isaías 11:1-2). Que testemunho temos dado diante do mundo a respeito de nosso Amado?

“Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o chefe sobre o meu povo, sobre Israel”, dirá o Senhor a Davi. Ao cuidar das ovelhas de seu pai, Davi foi preparado para “alimentar” fielmente o povo de Israel (Salmo 78:70-72).



Que DEUS abençoe a todos.