domingo, 3 de janeiro de 2010

Efésios 3.1-12

Efésios 3.1-12

1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios,
2 se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros;
3 pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente;
4 pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo,
5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito,
6 a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;
7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.
8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo
9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.

Efésios 3:1-12

Este capítulo constitui um parêntese, para dar mais luz ao mistério - agora revelado - o qual é o tema da passagem (vv. 3, 9), o mistério de Cristo e da Igreja. Se a sabedoria divina pode ser contemplada na criação (Salmo 104:24; Provérbios 3:19), quanto mais brilha nos imutáveis conselhos de Deus no tocante à glória e ao eterno gozo de Seu Filho amado! Essa "multiforme sabedoria" se manifestou de modo soberano e inteiramente novo por meio da Igreja. Os anjos a admiram; os gentios, até então sem esperança, recebem essa boa nova (v. 8). A Paulo, mediante um chamado especial, foi dada esta revelação, cuja magnitude o diminui a seus próprios olhos (v. 8). Ele foi encarregado da tarefa de tornar conhecidas a todas as riquezas da graça (1:7; 2:7) e da glória divina (1:18; 3:16). A promessa do Salmo 84, v. 11, "O Senhor dá graça e glória", foi cumprida na cruz. Esses dons, maravilhosos e gratuitos, são nossos de agora em diante. Quem de nós, quando criança, não sonhou em descobrir um tesouro? Não existe tesouro maior que essas "insondáveis riquezas de Cristo". Que Ele mesmo nos conceda fé necessária para estimá-las acima de tudo e para nos apoderarmos delas.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2.11-22

Efésios 2.11-22

11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.
17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;
18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito.
19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Efésios 2:11-22

Em comparação com o povo judeu, a condição das nações gentias era particularmente miserável. Elas não tinham nenhum direito às promessas feitas pelo Senhor a Abraão e a seus descendentes (Romanos 9:4). E nós fazíamos parte desses estrangeiros. Sim, recordemos (v. 11) aquele triste tempo em que estávamos sem Cristo e, conseqüentemente, sem esperança e sem Deus no mundo. Assim, tudo o que possuímos agora nEle nos parecerá muito mais precioso. Temos mais que um mero pacto com Deus: o dom imerecido da paz (Romanos 5:1), garantido pela presença do Senhor Jesus no céu. "Porque ele é a nossa paz" (v. 14). É Ele também que a fez (v. 15, final) e pagou por ela todo o preço. Finalmente, é Ele quem a evangelizou (v. 17). Não queria conceder a nenhum outro o privilégio de anunciá-la a Seus queridos discípulos na tarde de Sua ressurreição: Paz seja convosco!, disse-lhes (João 20:21; Isaías 52:7); e logo acrescenta: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio". Nós, que temos ouvido e crido nas boas novas do Evangelho, somos responsáveis de torná-las conhecidas a outros.

O final do capítulo nos mostra a igreja de Deus como um edifício em construção (ver Atos 2:47), fundado sobre Cristo, a principal pedra angular, para ser aqui na Terra "habitação de Deus no Espírito".

Que DEUS abençoe a todos

2 Crônicas 12:1-16

2 Crônicas 12:1-16

1 SUCEDEU que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e com ele todo o Israel.
2 E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o Senhor)
3 Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes.
4 E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém.
5 Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque.
6 Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O Senhor é justo.
7 Vendo, pois, o Senhor que se humilhavam, veio a palavra do Senhor a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por mão de Sisaque.
8 Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra.
9 Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera.
10 E fez o rei Roboão em lugar deles escudos de cobre, e os entregou na mão dos chefes da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.
11 E todas as vezes que o rei entrava na casa do Senhor, vinham os da guarda, e os levavam; depois tornavam a pô-los na câmara da guarda.
12 E humilhando-se ele, a ira do Senhor se desviou dele, para que não o destruísse de todo; porque em Judá ainda havia boas coisas.
13 Fortificou-se, pois, o rei Roboão em Jerusalém, e reinou; porque Roboão era da idade de quarenta e um anos, quando começou a reinar; e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolheu, dentre todas as tribos de Israel, para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
14 E fez o que era mau; porquanto não preparou o seu coração para buscar ao Senhor.
15 Os atos, pois, de Roboão, assim os primeiros, como os últimos, porventura não estão escritos nos livros de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente, na relação das genealogias? E houve guerras entre Roboão e Jeroboão em todos os seus dias.
16 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas12:1-16
Três breves anos! Foi o quanto durou a fidelidade de Roboão e do povo. Agora, como no tempo dos juízes, Deus lhes fala suscitando inimigos contra eles. A ofensiva do faraó Sisaque permitiu que o rei e o povo comparassem o que é servir ao Senhor com a servidão ao rei do Egito (v. 8). Note bem: enquanto o Senhor enriquece os Seus servos, o Inimigo despoja aqueles a quem reduz à escravidão.

A palavra do profeta Semaías humilhou o coração dos príncipes e também do rei de Israel. Ela os obrigou a admitir: “O SENHOR é justo”. Reconhecer a justiça divina, mesmo quando ela nos atinge, é sempre um bom sinal (Lucas 23:41). Possibilita que Deus Se revele não apenas como Deus justo, mas como Deus misericordioso e Salvador. Veja como Ele enfatiza em graça as “boas coisas” que Ele ainda podia ver no reino de Judá. Apesar de tudo, Roboão fez “o que era mal” (v. 14). Esse mal tinha raízes antigas, pois a mãe dele, uma amonita, havia casado com Salomão antes da morte de Davi (9:30; 12:13).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 11:1-23

2 Crônicas 11:1-23

1 VINDO, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu, da casa de Judá e Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros na guerra, para pelejarem contra Israel, e para restituírem o reino a Roboão.
2 Porém a palavra do Senhor veio a Semaías, homem de Deus, dizendo:
3 Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, em Judá e Benjamim, dizendo:
4 Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos; volte cada um à sua casa; porque de mim proveio isto. E ouviram as palavras do Senhor, e desistiram de ir contra Jeroboão.
5 E Roboão habitou em Jerusalém; e para defesa, edificou cidades em Judá.
6 Edificou, pois, a Belém, a Etã, e a Tecoa,
7 E a Bete-Zur, a Socó, a Adulão,
8 E a Gate, a Maressa, a Zife,
9 E a Adoraim, a Laquis, e a Azeca,
10 E a Zorá, a Aijalom, e a Hebrom, que estavam em Judá e em Benjamim; cidades fortes.
11 E fortificou estas fortalezas e pôs nelas capitães, e armazéns de víveres, de azeite, e de vinho.
12 E pôs em cada cidade paveses e lanças; fortificou-as grandemente; e Judá e Benjamim pertenceram-lhe.
13 Também os sacerdotes e os levitas, que havia em todo o Israel, se reuniram a ele de todos os seus termos.
14 Porque os levitas deixaram os seus arrabaldes, e a sua possessão, e vieram a Judá e a Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os lançaram fora para que não ministrassem ao Senhor.
15 E ele constituiu para si sacerdotes, para os altos, para os demônios, e para os bezerros, que fizera.
16 Depois desses também, de todas as tribos de Israel, os que deram o seu coração a buscarem ao Senhor Deus de Israel, vieram a Jerusalém, para oferecerem sacrifícios ao Senhor Deus de seus pais.
17 Assim fortaleceram o reino de Judá e corroboraram a Roboão, filho de Salomão, por três anos; porque três anos andaram no caminho de Davi e Salomão.
18 E Roboão tomou para si, por mulher, a Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi; e Abiail, filha de Eliabe, filho de Jessé.
19 A qual lhe deu filhos: Jeús, Samarias e Zaã.
20 E depois dela tomou a Maaca, filha de Absalão; esta lhe deu Abias, Atai, Ziza e Selomite.
21 E amava Roboão mais a Maaca, filha de Absalão, do que a todas as suas outras mulheres e concubinas; porque ele tinha tomado dezoito mulheres, e sessenta concubinas; e gerou vinte e oito filhos, e sessenta filhas.
22 E Roboão designou Abias, filho de Maaca, para ser chefe e líder entre os seus irmãos, porque queria fazê-lo rei.
23 E usou de prudência, e de todos os seus filhos, alguns espalhou por todas as terras de Judá, e Benjamim, por todas as cidades fortes; e deu-lhes víveres em abundância; e lhes procurou muitas mulheres.

2 Crônicas 11:1-23
A divisão de Israel em dois reinos era um julgamento de Deus. Portanto, era perda de tempo preparar 180 mil guerreiros para tentar reverter a situação. Roboão, advertido pelo homem de Deus, desistiu da idéia. E usou essas forças para construir cidades de defesa a fim de assegurar proteção e suprimento de alimentos para seu, agora, pequeno reino.

Jeroboão, por sua vez, não se mostrou menos ativo, mas infelizmente também optou pelo caminho errado! Temendo perder sua influência ao permitir que seus servos fossem a Jerusalém para as festas, ele estabeleceu uma forma idólatra de adoração nacional, abominável aos olhos de Deus. Então os sacerdotes e levitas das dez tribos mostraram o amor que tinham pelo Senhor e Seus mandamentos. Deixando a terra maculada, estabeleceram-se em Judá, preferindo abrir mão de todas as posses a permanecer associados ao pecado. Quantos cristãos tiveram, e ainda têm, de fazer o mesmo por fidelidade ao Senhor.

Encorajados pelo exemplo dos levitas, outros súditos fiéis pertencentes às dez tribos, provavelmente sem abandonar suas cidades, iam a Jerusalém oferecer sacrifícios em obediência à Palavra.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 1:10-13

Domingo 3 Janeiro

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e… vi… um semelhante ao Filho do homem (Apocalipse 1:10-13).

“No dia do Senhor”

O apóstolo João, já bem idoso, estava no exílio, só na ilha de Patmos. Ele havia renunciado muitas coisas por amor ao Senhor Jesus, mas tinha uma alegria especial: cada nova semana trazia um dia que pertencia ao Senhor. Era o dia do Senhor, o domingo, que inicia a semana.

Nesse dia ele O viu “no Espírito”: o Senhor ocupou todos os pensamentos de João. Ele lhe deu uma mensagem para sete igrejas. Mas antes de dizer o que deveria ser escrito, o Senhor Se apresentou ao apóstolo. João viu “um semelhante ao Filho do homem”, Jesus Cristo, no papel de Juiz. Ele jamais O tinha visto assim antes, e ficou profundamente impressionado. “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto” (v. 17).

Como você costuma passar seus domingos? O domingo é realmente o dia do Senhor para você, onde Ele recebe nossa adoração, quando ouvimos o que Ele tem a nos dizer por meio de Sua Palavra? Será que Lhe damos a oportunidade de encher nossos pensamentos? No domingo, por ser um dia de descanso, temos mais tempo para desfrutar do nosso amado Senhor Jesus. Só não podemos esquecer que o Senhor é Senhor do domingo, do sábado, da segun­da-feira… enfim, de todos os dias e de todas as horas. “Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19). Por isso, Ele tem de ter a primazia em nossa vida diária.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 40.31

3 de Janeiro

"...Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." (Isaías 40.31)

Muitos suspiram: "O ano recém começou e já me sinto tão exausto!" Na verdade, existem muitas pessoas cansadas. Mas quanto mais claramente Jesus Cristo for nosso primeiro e único alvo de vida, menos nos cansaremos em espírito. O que é que sempre nos dá um enorme impulso para andarmos decididos no caminho de Deus? O alvo! Quem não tem um alvo eterno se cansa da vida. Qual é o alvo mais elevado da sua vida? Seus negócios? Dinheiro? Família? Sucesso? E depois Cristo? Não é de admirar que você sempre sinta necessidade de repouso! Sua vontade está dividida porque está voltada para muitas coisas secundárias. Você é arrastado de um lado para outro pelas coisas passageiras. É por isso que você não consegue mais ter em mente as coisas lá do alto, as coisas eternas. Mas o que fazer? Resposta: mude a direção do seu olhar! Faça isso agora mesmo! Que seja o lema de sua vida: "Porquanto, para mim o viver é Cristo." Assim, o seu coração ficará contente e você receberá o poder que vem de Deus. Diz o Senhor: "Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro."

Que DEUS abençoe a todos.