domingo, 3 de janeiro de 2010

2 Crônicas 12:1-16

2 Crônicas 12:1-16

1 SUCEDEU que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e com ele todo o Israel.
2 E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o Senhor)
3 Com mil e duzentos carros e com sessenta mil cavaleiros; e era inumerável o povo que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes.
4 E tomou as cidades fortificadas, que Judá tinha; e chegou até Jerusalém.
5 Então veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá que se ajuntaram em Jerusalém por causa de Sisaque, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me deixastes a mim, por isso também eu vos deixei na mão de Sisaque.
6 Então se humilharam os príncipes de Israel, e o rei, e disseram: O Senhor é justo.
7 Vendo, pois, o Senhor que se humilhavam, veio a palavra do Senhor a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruirei; antes em breve lhes darei algum socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por mão de Sisaque.
8 Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra.
9 Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e tomou os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei; levou tudo; também tomou os escudos de ouro, que Salomão fizera.
10 E fez o rei Roboão em lugar deles escudos de cobre, e os entregou na mão dos chefes da guarda, que guardavam a porta da casa do rei.
11 E todas as vezes que o rei entrava na casa do Senhor, vinham os da guarda, e os levavam; depois tornavam a pô-los na câmara da guarda.
12 E humilhando-se ele, a ira do Senhor se desviou dele, para que não o destruísse de todo; porque em Judá ainda havia boas coisas.
13 Fortificou-se, pois, o rei Roboão em Jerusalém, e reinou; porque Roboão era da idade de quarenta e um anos, quando começou a reinar; e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolheu, dentre todas as tribos de Israel, para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.
14 E fez o que era mau; porquanto não preparou o seu coração para buscar ao Senhor.
15 Os atos, pois, de Roboão, assim os primeiros, como os últimos, porventura não estão escritos nos livros de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente, na relação das genealogias? E houve guerras entre Roboão e Jeroboão em todos os seus dias.
16 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas12:1-16
Três breves anos! Foi o quanto durou a fidelidade de Roboão e do povo. Agora, como no tempo dos juízes, Deus lhes fala suscitando inimigos contra eles. A ofensiva do faraó Sisaque permitiu que o rei e o povo comparassem o que é servir ao Senhor com a servidão ao rei do Egito (v. 8). Note bem: enquanto o Senhor enriquece os Seus servos, o Inimigo despoja aqueles a quem reduz à escravidão.

A palavra do profeta Semaías humilhou o coração dos príncipes e também do rei de Israel. Ela os obrigou a admitir: “O SENHOR é justo”. Reconhecer a justiça divina, mesmo quando ela nos atinge, é sempre um bom sinal (Lucas 23:41). Possibilita que Deus Se revele não apenas como Deus justo, mas como Deus misericordioso e Salvador. Veja como Ele enfatiza em graça as “boas coisas” que Ele ainda podia ver no reino de Judá. Apesar de tudo, Roboão fez “o que era mal” (v. 14). Esse mal tinha raízes antigas, pois a mãe dele, uma amonita, havia casado com Salomão antes da morte de Davi (9:30; 12:13).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário