quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Isaías 1:18; Apocalipse 1:5-6

Quinta-feira 31 Dezembro

Vinde, então, e argüi-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!

(Isaías 1:18; Apocalipse 1:5-6).

ÀS VÉSPERAS DO ANO NOVO
Na véspera do ano novo, muitos habitantes de Roma perpetuam um hábito bastante peculiar: jogam pela janela objetos velhos e sem uso como rádios, vasilhas, roupas. Em outras regiões, o ano novo é a oportunidade de passar uma demão de tinta na casa para esconder manchas.

Quão maravilhoso seria se pudéssemos nos livrar tão facilmente de velhos rancores, temores, e começar de novo no trabalho, nos negócios, nos relacionamentos! Nem sempre a frase “Esqueça o passado e siga em frente” é verdade. É muito fácil ter boas intenções no começo do ano. Porém você mantém essa mesma atitude durante o ano? O que faz quando surgem as primeiras dificuldades e o entusiasmo diminui?

Deus lhe oferece a possibilidade de um novo começo. Basta que você aceite a intervenção divina ao confiar em Jesus Cristo. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo” (2 Coríntios 5:17-18). É Cristo quem realiza essa transformação, porque Seu sangue nos “purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

“A ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!”

Que DEUS abençoe a todos.

Feliz 2010.

Efésios 1.15-23

Efésios 1.15-23

15 Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos,
16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;
20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando -o dentre os mortos e fazendo -o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Efésios 1:15-23

Em sua oração dirigida ao "Deus de nosso Senhor Jesus Cristo" (v. 17), o apóstolo intercede a favor dos santos, para que saibam primeiramente qual é a posição deles (v. 18) e depois qual é o poder que os introduz ali (19:20).

"A plenitude de nossa bênção vem do fato de que somos abençoados com Cristo. Antes estávamos associados ao primeiro Adão na queda, mas agora estamos associados em glória ao segundo Homem. Como tal, Ele nos faz participar de tudo o que possui, sinalizando o perfeito amor cuja conseqüência é 'a glória' (João 17:22), 'o gozo' (João 15:11), 'a paz' (João 14:27), e o amor do Pai (João 17:26). Ele não tomará possessão da herança sem os co-herdeiros... Paulo não pede que os santos participem destas coisas-pois elas já lhes pertencem-mas antes que gozem delas" (J. N. Darby) . E, notemos, são os olhos de nosso coração que devem captar essas gloriosas realidades. O amor é a verdadeira chave de nossa compreensão (Lucas 24:31). Ao despertar as nossas afeições, o Espírito nos faz contemplar a Cristo, o Homem ressurrecto revestido de poder e majestade segundo o Salmo 8. Seu corpo-a igreja-O contempla como Homem. Ele é a "Cabeça" glorificada no céu; Seu corpo é "a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas" (v. 23).

Que DEUS abençoe a todos

Efésios 1.1-14

Efésios 1.1-14

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,
2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,
9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra;
11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.


Efésios 1:1-14

A epístola aos Efésios considera o crente em sua posição celestial. O céu não é só uma futura habitação para o filho de Deus; desde agora ele possui ali a sua morada em Cristo. O chefe de família que trabalha fora de seu domicílio não confunde seu lar com a fábrica ou com o escritório. O fato de estar ausente de casa de maneira nenhuma o impede de ter ali o seu lar, no qual se acham as suas afeições, seus interesses, tudo o que ele possui. Tal é o céu para o cristão: um lugar familiar no qual se encontram tanto o seu tesouro como o seu coração (Lucas 12:34), porque ali está seu Salvador. Cristo está no céu e nós estamos em Cristo. Estes dois fatos asseguram o nosso direito de acesso aos lugares celestiais e às preciosas bênçãos que são nossas como conseqüência. Tudo o que diz respeito ao Amado igualmente diz respeito aos que são aceitos nEle (v. 6). Por isso o apóstolo desenvolve aqui a plenitude do propósito de Deus em Cristo -- fonte de toda a bênção-nessa grande passagem (vv. 3-14), que não admite nenhum corte, pois tudo está unido, tudo está ligado no pensamento de Deus. Ademais, o que Ele faz por nós é inseparável do que Ele faz por Cristo e deve contribuir finalmente "para louvor da sua glória" (v. 12), e "para louvor da glória de sua graça" (v. 6).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 9:13-31

2 Crônicas 9:13-31

13 E o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro,
14 Afora o que os negociantes e mercadores traziam; também todos os reis da Arábia, e os governadores da mesma terra traziam a Salomão ouro e prata.
15 Também fez o rei Salomão duzentos paveses de ouro batido; para cada pavês destinou seiscentos siclos de ouro batido.
16 Como também trezentos escudos de ouro batido; para cada escudo destinou trezentos siclos de ouro; e Salomão os pôs na casa do bosque do Líbano.
17 Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puro.
18 E o trono tinha seis degraus, e um estrado de ouro, que eram ligados ao trono, e encostos de ambos os lados no lugar do assento; e dois leões estavam junto aos encostos.
19 E doze leões estavam ali de ambos os lados, sobre os seis degraus; outro tal não se fez em nenhum reino.
20 Também todas as taças do rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano, de ouro puro; a prata reputava-se por nada nos dias de Salomão.
21 Porque, indo os navios do rei com os servos de Hirão, a Társis, voltavam os navios de Társis, uma vez em três anos, e traziam ouro e prata, marfim, bugios e pavões.
22 Assim excedeu o rei Salomão a todos os reis da terra, em riquezas e sabedoria.
23 E todos os reis da terra buscavam a presença de Salomão, para ouvirem a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
24 E cada um trazia o seu presente, vasos de prata, e vasos de ouro, e roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas; assim faziam de ano em ano.
25 Teve também Salomão quatro mil estrebarias para os cavalos de seus carros, e doze mil cavaleiros; e colocou-os nas cidades dos carros, e junto ao rei em Jerusalém.
26 E dominava sobre todos os reis, desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito.
27 Também o rei fez que houvesse prata em Jerusalém como pedras, e cedros em tanta abundância como as figueiras bravas que há pelas campinas.
28 E do Egito e de todas aquelas terras traziam cavalos a Salomão.
29 Os demais atos de Salomão, tanto os primeiros como os últimos, porventura não estão escritos no livro das crônicas de Natã, o profeta, e na profecia de Aías, o silonita, e nas visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?
30 E reinou Salomão em Jerusalém quarenta anos sobre todo o Israel.
31 E dormiu Salomão com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Crônicas 9:13-31
O reinado do filho de Davi termina com uma esplêndida marca de glória, riquezas, sabedoria e poder. Não apenas a rainha de Sabá, mas todos os reis da terra vieram para ouvir a sabedoria do grande Salomão, para lhe trazer presentes e, acima de tudo, para estar com ele (v. 23).

Como será então quando o Senhor Jesus vier! “Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu” (Isaías 49:7). Também está escrito: “Os teus olhos verão o rei na sua formosura” (Isaías 33:17). O cumprimento dessa palavra será a suprema bênção para Israel e para as nações. Mas Seus redimidos serão os primeiros a ver o Senhor.

Sim, nós veremos o Senhor! Isso enche o seu coração de medo ou de júbilo… ou de indiferença, caro leitor?

A história de Salomão está terminada. Mas onde estão os graves pecados apresentados no Primeiro Livro dos Reis? É realmente possível que este livro nem sequer os mencione? A maravilhosa graça de Deus encobriu todos eles a fim de nos mostrar, por meio deste rei, Aquele que é infinitamente maior que Salomão.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 9:1-12

2 Crônicas 9:1-12

1 E OUVINDO a rainha de Sabá a fama de Salomão, veio a Jerusalém, para prová-lo com questões difíceis, com um grande séquito, e com camelos carregados de especiarias; ouro em abundância e pedras preciosas; e foi a Salomão, e falou com ele de tudo o que tinha no seu coração.
2 E Salomão lhe respondeu a todas as suas questões; e não houve nada que não lhe pudesse esclarecer.
3 Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara;
4 E as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus servos, o estar dos seus criados, e as vestes deles; e os seus copeiros e as vestes deles; e a sua subida pela qual ele chegava à casa do Senhor, ela ficou como fora de si.
5 Então disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra acerca dos teus feitos e da tua sabedoria.
6 Porém não cria naquelas palavras, até que vim, e meus olhos o viram, e eis que não me disseram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujaste a fama que ouvi.
7 Bem-aventurados os teus homens, e bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e ouvem a tua sabedoria!
8 Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no seu trono como rei para o Senhor teu Deus; porque teu Deus ama a Israel, para estabelecê-lo perpetuamente; por isso te constituiu rei sobre eles para fazeres juízo e justiça.
9 E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, e especiarias em grande abundância, e pedras preciosas; e nunca houve tais especiarias, quais a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.
10 E também os servos de Hirão e os servos de Salomão, que de Ofir tinham trazido ouro, trouxeram madeira de algumins, e pedras preciosas.
11 E, da madeira de algumins, o rei fez balaústres, para a casa do Senhor, e para a casa do rei, como também harpas e saltérios para os cantores, quais nunca dantes se viram na terra de Judá.
12 E o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo quanto ela desejou, e tudo quanto lhe pediu, mais do que ela mesma trouxera ao rei. Assim voltou e foi para a sua terra, ela e os seus servos.


2 Crônicas 9:1-12
Além de seu significado profético, a visita da rainha de Sabá mostra a maneira pela qual o pecador vem ao Salvador. Aproveitamos a oportunidade para dizer uma palavra aos nossos leitores que ainda não tomaram o passo da fé em direção ao Senhor Jesus. Você já percebeu que nada do que ouviu sobre Ele se compara com o que você de fato pode vir a experimentar pessoalmente? Portanto, podemos apenas repetir as palavras de Filipe a Natanael: “Vem e vê” (compare o v. 6 com João 1:46).

E você que já conhece o Senhor Jesus, sabe qual é o mais poderoso testemunho que você pode dar acerca dEle? Demonstre que você é feliz! Muitos do que nos rodeiam anseiam pela verdadeira felicidade, embora não admitam isso. Eles podem ver que nós a possuímos? E que o segredo de tal felicidade é o nosso relacionamento pessoal com o Senhor? Nosso estilo de vida causa admiração aos outros, como causou à rainha quando ela viu os servos de Salomão? Se sempre estivermos tristes e descontentes, certamente levaremos as outras pessoas a pensar que Jesus não pode satisfazer nosso coração nem mudar nossa vida. E assim seremos obstáculos para que outros venham, vejam e creiam!

Que DEUS abençoe a todos.