terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mateus 10:32 e João 12:42-43

Terça-feira 16 Fevereiro

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus (Mateus 10:32).

Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam… porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus (João 12:42-43).

Um corajoso testemunho

O rei da Prússia, Frederico, o Grande, tinha muita estima por Von Ziethen, um de seus generais. Sempre o convidava para participar da mesa real e se sentar ao seu lado.

Porém, certo dia Von Ziethen recusou o convite do rei. O motivo? Tinha de ir a uma reunião no qual participaria da Ceia do Senhor. Pouco depois, o rei voltou a convidá-lo e lhe perguntou:

– Diga-me, Ziethen, o convite de seu Senhor foi melhor que o meu?

O rei ainda acrescentou palavras pouco recomendáveis que preferimos não repetir. Todos os convidados do rei riram. Von Ziethen se levantou e com voz firme respondeu a Frederico, o Grande: – Sua majestade sabe que estima tenho por vossa majestade e do que eu seria capaz para satisfazê-lo. Porém, existe Alguém que está acima do senhor: o Salvador do mundo. Não permitirei que zombem dEle, pois minha fé e minha esperança estão nEle.

Todos os presentes ficaram estupefatos. O rei estendeu a mão ao general e falou: – Como você é feliz, Ziethen! Admiro sua fé! Que ela não o abandone. Isso jamais voltará a acontecer.

O rei saiu da sala e convidou o general para seu gabinete de despacho. Nunca se soube o que disseram ali. Mas esse corajoso testemunho é um exemplo. Será que quando a oportunidade surge, temos sempre a coragem de declarar quem o Senhor Jesus é para nós?

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbios 4.18

16 de Fevereiro

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Provérbios 4.18)

Observei o poder da luz por ocasião de uma visita aos EUA. As luminárias públicas, na época, iam aumentando a intensidade da luz conforme a escuridão ia chegando. O processo era automático. Enquanto o sol ainda não se punha, elas quase não brilhavam. Mas quando a escuridão aumentava mais e mais sobre a cidade, a luz ficava cada vez mais forte. Nisso, veio-me em mente a nossa situação nestes tempos do fim que ficam cada vez mais escuros. Nossa vocação é ser "...a luz do mundo". Luz é poder. Se em seu coração realmente foi acesa a "luz clara do Evangelho", então justamente quando a escuridão da noite cair sobre nós, a luz brilhará com maior intensidade. Na história da Igreja, na época em que igreja e estado eram interligados, isso foi sumamente perigoso para os filhos de Deus. A igreja era uma luz artificial que iluminava os pagãos. Os homens foram cristianizados, mas não evangelizados. Porém, nós, como filhos de Deus, temos hoje em dia – mais do que qualquer outra geração da Igreja de Jesus –, a tarefa de fazer brilhar a nossa luz com intensidade cada vez maior, pois a escuridão aumenta cada vez mais.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 1.1-18

2 Timóteo 1.1-18

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus,
2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.
6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,
9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre
12 e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.
13 Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.
14 Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.
15 Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes.
16 Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;
17 antes, tendo ele chegado a Roma, me procurou solicitamente até me encontrar.
18 O Senhor lhe conceda, naquele Dia, achar misericórdia da parte do Senhor. E tu sabes, melhor do que eu, quantos serviços me prestou ele em Éfeso.


2 Timóteo 1:1-18

Esta segunda epístola, muito diferente da primeira, enfoca um tempo de ruína em que o apóstolo, prisioneiro, ao final de sua carreira, assiste à rápida decadência do testemunho pelo qual tanto havia trabalhado. Mas Deus valeu-se desses progressos do mal, já visíveis no tempo dos apóstolos, para nos dar esta carta, que mostra o caminho a seguir e os recursos da fé nos "tempos difíceis", como são os nossos hoje em dia (3:1). Tenha ânimo, escreve Paulo a seu "amado filho", não te deixes assustar! O que possuímos está fora do alcance do Inimigo; está protegido pelo poder de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este permanece um Espírito de poder, amor e conselho e "habita em nós" (v. 14; João 14:17).

"Nosso Salvador Cristo Jesus" não mudou. Sua vitória sobre a morte foi lograda para a eternidade (v. 10). Toda a fonte exterior de ajuda fracassa e a fé é levada a descansar só no Senhor (v. 12; Salmo 62:1). A fidelidade de cada um é colocada à prova não quando tudo vai bem, mas quando tudo vai mal (ver Filipenses 2:22). Na adversidade, muitos abandonaram ao apóstolo (v. 15), enquanto um devotado irmão, Onesíforo, o visitou na prisão. Este fazia parte daqueles misericordiosos a quem será concedida misericórdia (v. 18; Mateus 5:7 e 25:36b).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 6.11-21

1 Timóteo 6.11-21

11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
13 Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão,
14 que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;
18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;
19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.
20 E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam,
21 pois alguns, professando -o, se desviaram da fé. A graça seja convosco.


1 Timóteo 6:11-21

"Tu, porém, ó homem de Deus!" O homem de Deus - e cada filho de Deus - deve andar continuamente contra a corrente deste mundo. Ele foge do que o mundo ama e busca: o dinheiro e as coisas que o dinheiro obtém (v. 10). Ele segue o que agrada ao Senhor: justiça, piedade, fé, amor, constância, mansidão (v. 11). Ele aguarda a Sua aparição, tempo em que tudo será manifestado (v. 14).

O apóstolo não confunde os que são ricos (v. 17) com os que querem ficar ricos (v. 9). Mas ele projeta sobre os bens do "presente século" a luz da eternidade. O objeto de nossa confiança não são os dons, mas sim Aquele que os dá (v. 17); o verdadeiro lucro é a piedade; as verdadeiras riquezas são as boas obras (v. 18); o verdadeiro tesouro é um sólido fundamento para o futuro (v. 19). Que saibamos discernir e nos apoderar "da verdadeira vida" (v. 19)!

Foge... segue... combate... toma posse... são as exortações que encontramos em nossa leitura (vv. 11-12). No v. 20, a ordem final é particularmente solene: "E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado" (ver também o v. 14 e 2 Timóteo 1:14). Tal é a exortação final sobre a qual convidamos cada um de nossos leitores a substituir o nome de Timóteo pelo seu próprio.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 6:1-12

Gênesis 6:1-12

1 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.


Gênesis 6:1-12
Os homens se multiplicaram na terra e com eles o mal em suas duas formas: corrupção e violência (v. 11). A humanidade está de alguma forma melhor em nossa época? Tudo demonstra que não. Aliás a Escritura, que é muito mais confiável que as nossas opiniões, nos adverte que “os homens perversos... irão de mal a pior” (2 Timóteo 3:13). Hoje, como antes, a admiração pelos homens valentes e famosos (final do v. 4) pode andar de mãos dadas com a pior corrupção, quer se trate de chefes de governo, quer de campeões esportivos. Ora, é o coração do homem que Deus considera, não as suas realizações (1 Samuel 16:7). O versículo 5 nos fala da trágica conclusão dessas observações: que todo o desígnio dos seus corações é continuamente mau o dia inteiro. “O coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios”, declara o Pregador (Eclesiastes 9:3; veja também Jeremias 17:9).

Então o Senhor se arrepende de ter feito o homem. Nem é preciso dizer que Deus jamais comete enganos. Mas a perversidade do homem O obrigou a mudar de desígnio, de certa forma semelhante ao que acontece com pais que, por causa da desobediência de um filho, não podem mais lhes conceder um agrado que haviam planejado.

Por isso Deus decide fazer desaparecer da face da terra a Sua criatura, com a exceção de Noé, o único que andava com Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 5:21-32

Gênesis 5:21-32

21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
25 E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
26 E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
27 E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
29 A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
30 E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
31 E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.
32 E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.


Gênesis 5:21-32
Este capítulo contém uma estranha e notável exceção à lei da morte. Enoque vive 65 anos, depois anda com Deus trezentos anos e então Deus o toma para Si. Não nos são dados detalhes a respeito de seu andar com Deus nem sobre sua trasladação, o último passo dessa caminhada. Mas que belo resumo de uma vida!

Sabemos o que é andar com Deus, ainda que por um simples dia num único ano? Através desse andar, um andar de fé, Enoque tem lugar na lista das luminosas testemunhas do capítulo 11 de Hebreus (v. 5). Seu nome significa “instruído” e, como aquelas testemunhas, ele é instruído por Deus e contempla um futuro muito além das coisas presentes. Pela fé ele contempla o Senhor vindo para reinar com “suas santas miríades” (Judas 14) e esta visão o mantém separado dos que serão julgados naquela ocasião.

Em breve, como Enoque, todos os crentes vivos serão arrebatados da terra sem terem de passar pela morte. Isto acontecerá na vinda do Senhor Jesus para buscar os Seus (1 Tessalonicenses 4:17). Caro leitor deste devocional, você está instruído acerca desta verdade? É uma verdade bendita para os que estão prontos, mas deveras solene para os que não estão!

Consideremos que Deus não envia Seu juízo sobre o mundo sem primeiro lhe oferecer promessas de bênçãos: Noé significa “consolação e descanso”.

Que DEUS abençoe a todos.