terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Gênesis 6:1-12

Gênesis 6:1-12

1 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
7 E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.


Gênesis 6:1-12
Os homens se multiplicaram na terra e com eles o mal em suas duas formas: corrupção e violência (v. 11). A humanidade está de alguma forma melhor em nossa época? Tudo demonstra que não. Aliás a Escritura, que é muito mais confiável que as nossas opiniões, nos adverte que “os homens perversos... irão de mal a pior” (2 Timóteo 3:13). Hoje, como antes, a admiração pelos homens valentes e famosos (final do v. 4) pode andar de mãos dadas com a pior corrupção, quer se trate de chefes de governo, quer de campeões esportivos. Ora, é o coração do homem que Deus considera, não as suas realizações (1 Samuel 16:7). O versículo 5 nos fala da trágica conclusão dessas observações: que todo o desígnio dos seus corações é continuamente mau o dia inteiro. “O coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios”, declara o Pregador (Eclesiastes 9:3; veja também Jeremias 17:9).

Então o Senhor se arrepende de ter feito o homem. Nem é preciso dizer que Deus jamais comete enganos. Mas a perversidade do homem O obrigou a mudar de desígnio, de certa forma semelhante ao que acontece com pais que, por causa da desobediência de um filho, não podem mais lhes conceder um agrado que haviam planejado.

Por isso Deus decide fazer desaparecer da face da terra a Sua criatura, com a exceção de Noé, o único que andava com Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário